domingo, 19 de junho de 2011

>>> PIONEIRA

Chineses: Chana foi a primeira a chegar ao Brasil e completa 3 anos de atividades no país
A Chana foi a primeira montadora a abrir as portas do mercado brasileiro para os carros chineses. A marca desembarcou por aqui em 2006 e sua primeira aparição em público aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, no mesmo ano, quando apresentou a sua linha de utilitários, composta por microvans e microcomerciais leves (ULC). As vendas de seus modelos, no entanto, só começariam em julho de 2007.


Representada no Brasil pelo importador Districar, a marca pertence à Changan Automobile, a maior fabricante de utilitários leves da China. Em julho próximo, a empresa deve lançar por aqui a van média Star, nas versões de passageiros e furgão. No segundo semestre, deve ampliar a sua gama de modelos, passando a atuar no segmento de carros de passeio, com a chegada dos subcompactos Benni e Mini Benni, e dos compactos Aslvin, nas versões hatch e sedã. Em 2012, prevê o lançamento de um utilitário esportivo compacto.


Hoje, a Chana conta com uma rede de 44 revendas e deve inaugurar mais outras 15 até o fim deste ano, totalizando 59 pontos de venda. Em 2009, a empresa comercializou 1.260 veículos, número que subiu para 3.914 no ano passado. Com esse volume de vendas, a marca passou a avaliar a instalação de uma fábrica no Brasil - a previsão é de que a planta seja construída em 2013.

* Redação/Carsale.

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