Para trabalhar ou curtir a vida com a família! Em sua pré-estreia no 64º Salão do Automóvel de Frankfurt, a Renault está apresentando o seu novo carro-conceito FRENDZY.
A Renault está apresentando um veículo com dupla personalidade. Hoje em dia, a vida profissional e a vida pessoal estão intimamente ligadas e o condutor transita o tempo todo entre um universo e outro. O FRENDZY chegou para fazer o papel de colega facilitador. “O FRENDZY é uma superferramenta, que reflete uma forte tendência: a necessidade de ser flexível e multifuncional. Eficaz e moderno para o trabalho, esportivo e aconchegante com a família.” – Axel Breun - Diretor do Design de Carros-Conceito e Show Cars.
Do Lado De Fora
Do lado do passageiro, em vez de coluna central, uma porta “clássica” e uma porta lateral deslizante, com uma grande tela de 37 polegadas integrada – é o universo do trabalho. Do lado do motorista, também não há coluna central, mas sim duas portas envidraçadas antagonistas: é o universo da família. Nestes dois universos, garantia de facilidade de carga e acesso ao veículo!
Como explica Deyan Denkov, Designer de Exteriores, “desenvolver uma carroceria assimétrica era o meio mais lógico de expressar a dupla utilização do veículo. Desde o início, eu queria me libertar do design tradicional dos veículos utilitários e, desta forma, mostrar que estes veículos podem ser mais emocionais, dinâmicos e atraentes. Eu me inspirei em diversas fontes, como a dos aviões de formatos inusitados, como o Airbus Beluga e o Antonov 224”.
Durante a semana, o FRENDZY é um veículo adaptado às necessidades profissionais, com uma grande tela do lado de fora, que pode divulgar mensagens com informações úteis (“entrega em 5 minutos”, em modo ou nível de carga elétrica...) ou publicitárias, tanto com o veículo parado como em movimento. Durante o fim de semana, o carro se transforma em veículo para a família, com um banco do passageiro confortável e seu grande banco traseiro. As crianças podem tanto assistir a um filme como jogar com o tablet tátil, que desliza para fora do encosto do motorista. Elas também podem desenhar em uma “lousa”, integrada na porta deslizante.
Assim, o condutor adapta o seu veículo às suas necessidades: no modo “trabalho”, os retrovisores são verticais e a iluminação interna é verde; no modo “família”, os retrovisores giram para a posição horizontal, e o interior recebe efeitos de luz na cor laranja. Do lado de fora, os faróis dianteiros e traseiros piscam em cores diferentes para lembrar o modo de utilização.
Líder em veículos utilitários na Europa há 13 anos, a Renault mostra novamente com o FRENDZY a funcionalidade, modularidade e multifuncionalidade que já são características do Kangoo, Trafic e Master.
Do Lado De Dentro
O lado do motorista tem um cockpit criado como uma “bancada” futurista, feita de metal líquido. Para dar movimento a esta arquitetura orgânica e lisa, luzes verdes emergem do painel de bordo. Elas dão informações no modo “trabalho” e remetem à cor externa do veículo.
No modo “família”, uma atmosfera mais aconchegante: as luzes verdes se tornam laranja, revisitando um aspecto do carro-conceito R-Space, dedicado à família.
A atmosfera de “cabana” e a simplicidade funcional do camping se destacam, por isso a utilização evidente da madeira. Símbolo tanto de calor, como de durabilidade e atemporalidade, ela serve de ligação entre os dois modos. Os bancos em couro trançado e os acessórios portáteis também são uma alusão ao camping.
Do ponto de vista prático, um teto em tecido se adapta ao formato dos objetos volumosos, ímãs permitem fixar a carga no piso e sistemas de organização modular facilitam a vida do profissional. O banco traseiro inteiriço é integrado ao assoalho, enquanto que o banco do passageiro desliza para frente para liberar espaço. Sua praticidade e modularidade fazem do FRENDZY um veículo perfeitamente adaptado às atividades profissionais do pequeno empresário.
Elétrico
Assim como o DeZir, apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 2010, o FRENDZY é um veículo elétrico, equipado com o grupo motopropulsor do Kangoo Z.E., enquanto que a tomada de carregamento, localizada sob o losango na frente do veículo, é idêntica à do ZOE Preview.
Mas a grande novidade do FRENDZY em matéria de veículo elétrico é o trabalho em relação aos ruídos, conduzido de forma aprofundada com o Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica / Música (IRCAM). Como os veículos elétricos são silenciosos, um dos desafios com os quais a Renault se deparou é a personalização sonora destes veículos, principalmente por razões de segurança em baixa velocidade.
Enquanto que a Renault e o IRCAM iniciaram sua parceria com o DeZir através de um sistema de som esportivo, expressando o prazer de dirigir no espírito do veículo, o universo sonoro do FRENDZY tem o objetivo de personalizar o lado “escritório móvel” deste carro-conceito.
A dualidade do FRENDZY levou a Renault e o IRCAM a elaborar uma grande diversidade de sons. Assim, foram desenvolvidos ambientes sonoros para que, tanto do lado de dentro como do lado de fora do carro, todos possam reconhecer a identidade sonora única de utilização do veículo, seja ela profissional ou pessoal.
* Press Release/Renault do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário