Produção do Bongo K2500 no Uruguai completa um anoA Kia Motors Uruguay Corporation S.A., uma empresa da holding Gandini Participações e Representações, que também controla a Kia Motors do Brasil, completou – na última sexta-feira, 12/8 – um ano de produção do Bongo K2500, cuja planta demandou investimentos iniciais da ordem de US$ 25 milhões, para uma capacidade nominal de 12.000 unidades/ano em dois turnos de trabalho.
No primeiro ano, a Kia Motors Uruguay produziu 5.000 unidades, média mensal de 416 caminhões leves Bongo, destinados aos mercados brasileiro e uruguaio, já com o cumprimento do Programa de Integração Progressiva do Mercosul. A partir de julho último porém, a produção média mensal subiu para 700 unidades, que significam 32 veículos por dia ou ainda 4 veículos por hora.
“Iniciamos nossas operações industriais, em agosto de 2010, com quatro fornecedores brasileiros e seis uruguaios e argentinos, além de cerca de 80 funcionários. Já na virada do ano, passamos a ter 17 empresas fornecedoras, sendo sete do Brasil, cinco do Uruguai e cinco da Argentina. E, neste momento, contamos com cerca de 180 funcionários dedicados ao nosso projeto”, explica João Pessoa, Diretor de Desenvolvimento Industrial da Kia Motors Brasil e Uruguay.
O modelo K2500 é equipado com motor turbo Diesel intercooler, de 4 cilindros em linha com 8 válvulas e comando no cabeçote. Tem sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e gera 94 cv de potência e torque de 22,4 kgm. Sua transmissão manual de 5 marchasestá dimensionada para que o veículo tenha uma condução agradável, sem grande esforço.
Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simples, tração 4x2, rodeiro simples, sem caçamba e motor turbo Diesel intercooler está sendo produzido no Uruguai. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importação.
* Press Release/Kia Motors do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário