Suzuki Jimny: Mais um nissei chega ao mercado
A Suzuki lançou o seu primeiro carro produzido no Brasil, o Jimny, um jipe compacto que não tem concorrentes no mercado nacional, pelas medidas reduzidas de carroceria e motorização de baixa cilindrada. O motor, que obteve o selo A do Inmetro, é 1.3 16V, construído todo de alumínio e cabeçote com acionamento por corrente. O comando de válvulas é variável (VVT) e as correias auxiliares têm durabilidade de 150 mil quilômetros, além de velas de ignição especiais e tubulação de descarga de aço inox.
A carroceria tem três anos de garantia contra corrosão. A tração 4x4 com reduzida para o off-road tem moderno sistema de roda livre pneumática, com caixa de transferência sincronizada e eficiente gerenciamento eletrônico. É possível alterar a tração do 2WD para o 4WD com o veículo em movimento, até uma velocidade de 100km/h, mas para a reduzida 4WD-L somente com o carro parado, e por meio de teclas instaladas no centro do console central, que tem aviso luminoso no quadro de instrumentos da opção selecionada. As suspensões são independentes trilink com eixo rígido que têm excelentes cursos de extensão e compressão.
O modelo 2013 tem a frente com maior volume, scoop falso no capô e novos desenhos dos para-choques com soluções de emergência, para-lamas e grade dianteira. Há cinto de segurança de três pontos retráteis e apoios de cabeça ajustáveis para todos os quatro ocupantes, mas ABS e airbag somente a partir de outubro. Todas as versões têm ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e é equipado com rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e bluetooth. É comercializado em quatro versões: 4ALL (R$ 54.990), 4Work somente para frotista (R$ 55.990), 4Sport (R$ 61.999) e 4Sun (R$ 58.990). Nenhuma das versões tem ABS nem airbag.
* Redação/Jornal Estado de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário