quarta-feira, 24 de junho de 2020

>>> EMPRESA PIONEIRA



Primeiro veículo elétrico da Skoda foi um caminhão de cerveja em 1939


Fundada em 1895, a Skoda é uma das mais antigas montadoras de automóveis do mundo e, desde seus primeiros anos, vem experimentando eletricidade e outros combustíveis alternativos.


Seu primeiro híbrido gasolina/elétrico ganhou vida em 1908, quando os fundadores Vaclav Laurin e Vaclav Klement procuraram Frantisek Krizik, o homem que projetou o sistema de bondes de Praga, na República Tcheca, que funciona até hoje.

1908


Krizik pegou um protótipo L&K tipo E e construiu um sistema único que usava um motor a gasolina e um motor elétrico. Lembre-se, isso foi há mais de um século, então a tecnologia da bateria que permitia que a energia fosse armazenada ainda não havia sido inventada, mas, apesar da construção rudimentar, deu aos engenheiros um importante salto à frente.

Trinta anos depois, em 1938, próximo da Segunda Guerra Mundial, as importações de petróleo estavam ameaçadas e a Skoda precisava encontrar uma maneira de manter o fluxo de suprimentos. Assim, eles construíram um caminhão de cerveja elétrico que poderia entregar o produto da fábrica em Pilsen aos bares e restaurantes da cidade. Tinha um banco de baterias recarregáveis ​​de chumbo-ácido montadas no chassi e podia transportar até 6,614 libras (3 toneladas) de cerveja. O caminhão entregou cerveja por muitos anos, de acordo com registros da fábrica.

1919

Um caminhão movido a carvão foi desenvolvido em 1919, com um grande queimador de madeira na parte traseira, provando que a tecnologia funcionava, mas, como era considerada muito complexa para a produção, foi abandonada até o final da década de 1930 e o início da década de 1940, quando a Skoda revisitou a tecnologia.

Os engenheiros da empresa conseguiram incorporar um gerador de gás de madeira que poderia converter madeira e carvão vegetal em gás utilizável para alimentar o motor de combustão interna. Vários protótipos rápidos foram feitos em 1942, e eles tinham conversores de gás de madeira integrados montados no pára-choque dianteiro, cercados por guarnições falsas para fazer com que se misturassem.

1942

Os empreendimentos da Skoda em veículos elétricos continuaram nos anos 90. Em 1992, uma versão elétrica do modelo Favorit foi construída. Foi apelidado de Eltra 151 e foi amplamente financiado por uma comissão de um importador suíço, que planejava vendê-lo em toda a Europa. Tinha um banco de 14 baterias de chumbo-ácido de 6 Ah de 190 Ah que alimentavam o motor elétrico de 21 HP (21 PS / 15 kW) e mantinham a transmissão regular do modelo, exceto a quinta marcha. Tinha um alcance de condução de 64 a 97 km e podia atingir uma velocidade máxima de 80 km/h. A recarga pode ser feita usando um plugue doméstico padrão.

O Eltra 151 foi seguido por uma versão de coleta encomendada pela mesma empresa suíça e vendida em todo o mundo, incluindo a Califórnia. Nove desses carros foram trazidos de volta à República Tcheca pelo serviço postal e foram usados ​​em locais diferentes por alguns anos.

Skoda Enyaq iV

Os fortes laços da Skoda com o mundo elétrico dos carros continuarão no próximo ano, com o Enyaq iV . O SUV de emissão zero é quase tão grande quanto o Kodiaq de médio porte e será lançado em quatro versões, três com tração traseira e o modelo 302 HP RS AWD, que contará com dois motores elétricos e uma bateria de 82 kWh. O modelo de longo alcance é esperado com um alcance de até 310 milhas (500 km) com uma única carga.

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