Caminhão de bombeiro elétrico da Rosenbauer parece personagem de filme de ficção
Ouvir as palavras ''elétrico'' e ''fogo'' na mesma frase pode inadvertidamente disparar alguns alarmes, mas no caso do Rosenbauer Panther 6×6 Electric, essa reação não poderia estar mais longe da verdade. Este novo caminhão de combate a incêndio da Áustria é construído especificamente para operações aeroportuárias, combinando um trem de força totalmente elétrico com desempenho que não apenas visa superar seus equivalentes a diesel, mas faz isso ao mesmo tempo em que fornece zero emissões locais.
O Panther Electric é categorizado como um ARFF (Aircraft Rescue and Firefighting Vehicle), servindo como o irmão EV do Panther 6×6 movido a diesel e uma evolução direta de um conceito de 2022. Visualmente, as diferenças são sutis, mas significativas: o modelo EV recebe um conjunto distinto de LEDs que afirmam melhorar a visibilidade em condições de pouca luz.
Apesar de seu trem de força elétrico, as credenciais de combate a incêndio do Panther permanecem inalteradas. Ele carrega o mesmo sistema de extinção robusto de seu equivalente com motor de combustão interna (ICE), incluindo a bomba, sistema de dosagem de espuma e torre. Seus tanques ostentam uma capacidade de até 12.000 litros de água e 1.450 litros de espuma.
A verdadeira revolução, no entanto, está por baixo. O Panther 6×6 Electric apresenta quatro motores elétricos com uma potência combinada de 980 cavalos, que salta para impressionantes 1.200 cavalos quando o modo boost é acionado. De acordo com a Rosenbauer, a aceleração de 0 a 80 km/h pode ser concluída em 19,7 segundos, deixando o Panther 6×6 movido a diesel para trás.
Para um veículo com esse propósito que pesa até 40-42,5 toneladas quando carregado, tal aceleração é genuinamente impressionante. Em aceleração máxima, o veículo pode atingir uma velocidade total de 120 km/h.
A bateria tem capacidade de 256 kWh e fornece “energia suficiente para o trajeto de dois a três minutos até o local da operação, a descarga de todo o agente extintor e a viagem de volta de acordo com os requisitos”.
Durante os testes, os protótipos supostamente completaram “viagens múltiplas” com uma única carga, embora a empresa tenha evitado se comprometer com números de alcance específicos. Dado o caso de uso restrito do Panther — rajadas curtas de atividade de alta intensidade em vez de cruzeiros de longa distância — essa omissão é compreensível, embora deixe espaço para ceticismo.
O Panther suporta carregamento rápido de 300 kW, permitindo que ele vá de zero a 100 por cento em 45 minutos. De acordo com a empresa, mais de 90% das tarefas diárias do Panther podem ser tratadas puramente com energia elétrica. Para os 10% restantes, há um gerador a diesel “Energy Backup System”, garantindo o uso contínuo da bomba de alto desempenho em emergências.
O Rosenbauer Panther 6×6 Electric já está disponível para encomenda, embora o preço ainda não tenha sido divulgado. As primeiras unidades pré-série devem ser entregues até o final de 2025. Veículos eletrificados como este desempenham um papel crucial em ajudar a indústria da aviação e os operadores de aeroportos a progredirem em direção às suas metas de descarbonização.
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