segunda-feira, 31 de março de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


1º Encontro de Lendas Scania na concessionária Cotrasa

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>>> ISUZU DRAGON MAX


Isuzu apresenta na Tailândia o conceito Dragon Max restomod

Amantes de caminhonetes clássicas, tomem nota: a Isuzu apresentou um conceito de inspiração retrô que prova que o charme old-school ainda tem um lugar no mundo automobilístico moderno. E eles fizeram isso com estilo — revivendo um favorito dos fãs do final dos anos 80 com um toque que é mais do que apenas superficial.


Chama-se Dragon Max e é um restomod de aparência afiada baseado na picape média TFR 1988 da marca. Este conceito único combina estilo atualizado com um novo motor turbodiesel e um interior totalmente modernizado, dando à antiga plataforma uma segunda vida.


O Dragão era o apelido local para o Isuzu TFR na Tailândia, um modelo que tinha muitas faces nos mercados globais. Dependendo do lugar onde era comercializada, esta picape pode ter sido identificada como Faster, Rodeo, Pickup, Invader ou até mesmo Honda Ippon. Ela também fez aparições sob as placas de identificação Opel, Vauxhall, Holden e Chevrolet. Originalmente lançada em 1988, esta geração permaneceu até 2002, quando foi eventualmente substituída pela primeira geração do Isuzu D-Max.




O Dragon Max mantém a carroceria TFR original quase intacta, mas atualiza o visual com alguns toques importantes. Novos faróis de LED e lanternas traseiras com acabamento fumê dão a ele um visual atualizado, enquanto uma grade sutilmente iluminada e uma pintura fosca o puxam firmemente para 2025. Um spoiler traseiro adiciona um toque esportivo, e rodas pretas de 17 polegadas combinadas com suspensão revisada trazem tudo para o território lowrider.


A Isuzu também não economizou em materiais. A maioria dos plásticos internos foi trocada por Alcantara, com acabamento em carbono e inserções de couro nos bancos para aumentar a sensação premium. Como o conceito é baseado na versão de cabine estendida (Space Cab) da picape, há um pouco de espaço atrás dos bancos dianteiros, além de uma caçamba de tamanho razoável na parte traseira.


As atualizações mais significativas são mecânicas. No coração do Dragon Max está o motor turbodiesel MaxForce de 2,2 litros da Isuzu, a mesma unidade moderna recentemente introduzida nos atuais modelos D-Max e MU-X .


De acordo com a Isuzu, o motor foi ajustado para produzir 217 cv (162 kW / 220 PS) e 550 Nm (406 lb-ft) de torque. Isso é um salto de 57 PS e 150 Nm sobre a especificação padrão, e mais que o dobro da TFR original. A potência é enviada para as rodas traseiras por meio de uma moderna transmissão automática de oito velocidades, o que parece certo para uma picape que é parte máquina do tempo, parte vitrine de tecnologia.


O Dragon Max foi revelado no Bangkok International Motor Show (BIMS), onde atraiu bastante atenção dos frequentadores do evento.

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>>> MAIOR CAPACIDADE


eVito furgão disponível com bateria de 90 kWh

A Mercedes-Benz amplia a linha de monovolumes eVito, com a chegada de uma versão com uma capacidade de bateria utilizável de 90 kW·h. Até agora, o modelo furgão do eVito estava disponível com uma capacidade de bateria de 60 kW·h em combinação com o motor elétrico com potência máxima de 85 kW (115 cv) apto para atender às necessidades de clientes comerciais que fazem, por exemplo, trajetos curtos em áreas urbanas.


Para atrair uma gama ainda maior de usuários no setor comercial, a van Mercedes‑Benz eVito agora está disponível com a bateria utilizável de 90 kW·h oferece alcances significativamente maiores de até 480 km (WLTP). Ela pode ser combinada com dois motores elétricos: com potência máxima de 85 kW·h (115 cv) ou com o motor elétrico mais potente – disponibilizado no eVito Tourer – com potência máxima de até 150 kW·h (203 cv), que, oferece um torque máximo de 37,2 m·kgf.

As dimensões dos dois comprimentos disponíveis permanecem inalteradas em 5.140 mm na variante longa (A2) e 5.390 mm na variante extra longa (A3). Graças ao armazenamento da bateria na parte inferior da carroceria, o interior está totalmente disponível e oferece até 6,6 m 3 de volume de carga – especialmente no transporte de mercadorias, um pré-requisito importante para muitos setores. As variantes de furgão também incluem o carregador de bordo CA refrigerado a água (OBL) com uma capacidade de carga de no máximo 11 kW.


Portanto, ele está preparado para carregamento CA (CA), por exemplo, no local comercial, pátios da empresa ou estações de carregamento públicas. O carregamento ocorre por meio do soquete de carregamento CCS no para-choque dianteiro esquerdo. O carregamento rápido usando corrente contínua (CC) também é possível por meio dele. Isso significa que o eVito com a nova variante de bateria agora pode ser carregado opcionalmente de 10-80% SoC em uma estação de carregamento rápido CC com até 110 kW em aproximadamente 40 minutos.


Semelhante ao eVito Tourer, a van eVito já vem de série com muitos recursos atraentes, por exemplo, o sistema multimídia MBUX, com tela central de 10,25 polegadas e tela colorida de 5,5 polegadas no painel de instrumentos, KEYLESS Start e freio de partida elétrico. Vários sistemas de segurança e assistência, como ATTENTION ASSIST, Headlamp Assist incluindo sensor de chuva, controle de cruzeiro, Active Brake Assist com função de tráfego cruzado, Blind Spot Assist, Active Lane Keeping Assist, Intelligent Speed ​​Assist e câmera de ré também estão incluídos de série.


A van eVito de bateria de 90 kW·h tem preço sugerido de 46.007,93 EUR (incl. 19% IVA), na Alemanha (R$ 284 em conversão direta).

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

sexta-feira, 28 de março de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> JEEP GLADIATOR BIG BEAR


Jeep celebra o estado da Califórnia com a série especial Big Bear da picape Gladiator

O Jeep Gladiator prometeu sacudir o segmento de caminhonetes de médio porte, mas foi uma decepção, pois a empresa vendeu apenas 42.123 unidades nos Estados Unidos no ano passado. Isso empalidece em comparação com as 192.813 picapes Tacoma que a Toyota conseguiu vender.


Não é uma boa exibição, mas a Jeep está revidando com a nova Big Bear Edition. Projetado exclusivamente para a Califórnia, o modelo é baseado no Gladiator Sport S e presta homenagem à Big Bear Lake Recreation Area.


Como esta é apenas uma edição especial, as mudanças são bastante limitadas e incluem decalques do capô ''Big Bear'', bem como emblemas da porta traseira. Eles são unidos por trilhos de proteção contra pedras, um hardtop na cor da carroceria e rodas pretas de 17 polegadas envoltas em pneus de lama de 32 polegadas.


Embora os Gladiators não sejam conhecidos por serem luxuosos, a Big Bear Edition vem bem equipada com um volante aquecido, bem como bancos dianteiros aquecidos envoltos em couro preto McKinley. Eles são acompanhados por um sistema de infoentretenimento de 12,3 polegadas, um sistema de áudio de oito alto-falantes e um abridor de porta de garagem universal. Outros destaques incluem um sistema de controle climático automático e um display de cluster de 7 polegadas.


A potência vem de um motor V6 de 3,6 litros produzindo 285 cv (213 kW / 289 PS) e 260 lb-ft (352 Nm) de torque. Ele é conectado a uma transmissão automática de oito velocidades e um sistema de tração nas quatro rodas padrão.

A produção é limitada a 5.000 unidades e o Jeep Gladiator Big Bear Edition 2025 já está disponível nas concessionárias da Califórnia. No entanto, não é barato, pois o preço começa em US$ 46.090.

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>>> DAF XB PREMIADO


Série DAF XB é eleita 'Melhor Caminhão' no Fleet News Awards

A Nova Geração DAF XB foi eleita como 'Melhor Caminhão' na categoria de distribuição leve no Fleet News Awards 2025, em Londres. É o oitavo ano consecutivo em que a DAF Trucks recebe reconhecimento no prestigiado Fleet News Awards.



A série New Generation DAF XB foi projetada para distribuição urbana e regional, oferecendo opções de chassis de 7,5 a 19 toneladas. As cabines Day, Extended Day e Sleeper Cabs oferecem conforto líder na categoria. A série é equipada com motores a diesel PACCAR PX-5 e PX-7 eficientes (170 a 310 cv) e também inclui versões totalmente elétricas (120 ou 190 kW) para operações com emissão zero. Essa combinação de flexibilidade de chassi, variedade de cabine e conjuntos de força avançados torna o DAF XB uma solução de destaque para diversas necessidades de transporte.

Os juízes do Fleet News Awards elogiaram o DAF XB por seu desempenho excepcional na categoria altamente competitiva de 7,5 toneladas. Seus comentários destacaram a melhor carga útil da categoria e sua excelente manobrabilidade, tornando-o a escolha ideal para operações de frotas urbanas. "Tudo o que você deseja em um caminhão de frota nesta categoria é atendido pelo DAF XB", disseram os juízes. "Além disso, o caminhão premiado é apoiado pela excelente rede de revendedores DAF e serviços abrangentes de pós-venda."

* Press Release/DAF Trucks.

quinta-feira, 27 de março de 2025

>>> PROPAGANDA

 

2001 Citroën Berlingo

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>>> NOVO TIGUAN NO MÉXICO


Volkswagen lança novo Tiguan no México com 1.4 turbo e pode vir ao Brasil

Recentemente, a Volkswagen introduziu no mercado mexicano a nova geração do seu SUV médio Tiguan, que foi apresentado ao mercado dos EUA ainda no fim de 2024. Caso não tenha visto, o novo modelo será o equivalente da marca para o Tayron, que nasceu com missão de sucessor globalmente o Tiguan Allspace, mais longo que as versões tradicionais e podendo ter até 7 lugares.


Se até agora o SUV de nova geração só havia aparecido em releases oficiais da marca alemã em sua versão topo de linha, o configurador oficial da Volkswagen para o mercado mexicano mostra que o utilitário deverá manter um velho conhecido dos brasileiros: o motor 1.4 TSI que equipa boa parte da linha vendida no mercado nacional pela Volkswagen, desde Virtus até o médio Taos.


Por lá, o Tiguan será oferecido em três configurações: Trendline, Comfortline e R-Line, todas com este motor. Como o nosso Tiguan é importado do México, é muito provável que o mercado brasileiro receba a nova geração com uma estratégia similar. Na de entrada, o visual será mais simples, com rodas de liga-leve de 17", bancos em tecido, lanternas traseiras com elementos em vermelho (nas mais completas são escurecidos) além da ausência de grade iluminada, também presente em outros carros da marca, como Taos e Nivus.


No interior, a versão de entrada também abre mão de algumas conveniências como retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, central multimídia menor que as demais configurações (de 12,9'') e luz ambiente.


A intermediária Comfortline já traz teto-solar panorâmico, sistema de câmera 360º, faróis com assistente de luz dinâmico e luz ambiente no interior. No exterior, as rodas são de liga-leve de 18", enquanto os para-choques e outros frisos trazem detalhes cromados.

A versão topo de linha do novo VW Tiguan é a R-line, que traz para-choque dianteiro e traseiro com visual mais esportivo, além de rodas maiores, de 20". Os compradores também podem optar pelo sistema de som Harmon Kardon de 12 alto-falantes, enquanto a multimídia possui 15". Nesta versão, há ainda ar-condicionado digital com 3 zonas e assentos dianteiros com função massagem.


Os preços no México para o Volkswagen Tiguan partem de 599.990 pesos (R$ 170,6 mil) na versão Trendline, 677.990 pesos (R$ 192,8 mil) na Comfortline e 773.990 pesos (R$ 220,1) na R-Line. O VW Tiguan no Brasil ainda está uma geração atrás do oferecido na América do Norte e é oferecido na versão única Allspace R-Line com motor 2.0 turbo de 186 cv.

Comparado ao Allspace, o novo Tiguan cresceu e agora está 32 mm mais longo e 5 mm mais alto. Na prática, são 4.551 mm de comprimento e 1.640 mm de altura, sendo mantidos o entre-eixos de 2.681 mm e a largura de 1.839 mm. Por sua vez, o porta-malas aumentou 33 litros e agora acomoda até 648 litros. O coeficiente de arrasto é de 0,28, contra 0,33 do SUV anterior.


Já o Tiguan Allspace, que naturalmente sempre foi alongado, mede 4.701 mm de comprimento, 1.674 mm de altura e 1.839 mm de largura. O entre-eixos tem ao todo 2.787 mm, enquanto o porta-malas acomoda até 710 litros. Outra diferença importante é a capacidade para acomodar até 7 ocupantes (inexistente no Tiguan 2025 europeu).

Novo Tiguan no Brasil

A Volkswagen faz mistério, mas não tem muito para onde correr. Como a produção é mexicana, e lá atualmente só é produzida a nova geração do SUV no lugar do Allspace, em algum momento deste ano a terceira geração do utilitário esportivo também desembarcará por aqui. Fica a dúvida se a marca aproveitará e utilizará o motor do Golf GTI com a tração integral como na Europa, pois vale lembrar, foi exatamente essa configuração que fez a fama do modelo por aqui.

A oferta do motor 1.4 no portfólio do Tiguan mexicano também abre a possibilidade do SUV voltar a oferecer a motorização em nosso mercado. Vale lembrar que durante a primeira geração e nos primeiros anos do Allspace, o modelo era oferecido com o motor menor. Somente após a chegada do Taos e o realinhamento das versões do utilitário esportivo é que ele passou a ser oferecido somente com o 2.0 TSI.

* Thomas Tironi/Motor 1.

quarta-feira, 26 de março de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1936 Opel Blitz Panel Van

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>>> RENOVAÇÃO DE FROTA


Grupo Protege promove plano de renovação de frota e adquire 60 carros-fortes VWCO

Renovando sua frota com foco em segurança, sustentabilidade e ergonomia, o Grupo Protege anunciou a compra de 60 novos carros-fortes VWCO. Os veículos, compostos por modelos 11.180 CE Euro VI, contam com investimento de mais de R$ 30 milhões e já estão em fase de implementação, com entrega de todas as unidades prevista até junho. A parceria entre as mercas reaquece o mercado de transporte de valores e incorpora novas tecnologias no segmento.


A entrega simbólica dos veículos aconteceu na presença de Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege; e Sergio Pugliese, diretor de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “A VWCO é consolidada como a primeira e única marca a desenvolver veículos Euro VI voltados ao mercado de transporte de valores no país. Com tecnologia embarcada de sobra, nossos chassis vêm com configurações adequadas para a blindagem e a segurança que a operação exige, unindo robustez, desempenho elevado e atendimento a todas as exigências operacionais”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.


A parceria entre as marcas se iniciou em 2010, quando foi realizado o desenvolvimento em conjunto das primeiras unidades de chassis específicos para o segmento de transporte de valores. Desde então, o Grupo Protege adquiriu mais de 1.500 carros-fortes da VWCO, reforçando a confiança e a solidez desta parceria. "A renovação e ampliação da frota de carros-fortes estão alinhadas com nossa estratégia de equipar os veículos com novas tecnologias de segurança. Essa nova frota conta com um motor mais potente alinhado com maior capacidade de carga visando os reforços de segurança, além de possuir layout desenhado para melhorar a ergonomia da equipe alinhado com segurança e reduções de emissões de poluentes”, enfatiza Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege.

Sobre o Grupo Protege

Fundado em 1971, com cerca de 12 mil colaboradores e presente em todas as regiões do país, o Grupo Protege tem atuação diversificada que engloba logística, processamento e custódia de valores, serviços aeroportuários, segurança patrimonial e eletrônica, além de formação de profissionais e terceirização de mão de obra para as atividades relacionadas à segurança. O Grupo Protege é formado por cinco empresas: Protege, Protege Segurança Eletrônica, Provig, Proair e Protege Serviços Especiais.

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

Com um portfólio completo de soluções para o transporte de cargas e de passageiros, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras da América Latina e integra o Grupo TRATON. O Brasil cedia o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca VWCO, com expertise em mercados emergentes para veículos sob medida, de acordo com as demandas específicas de seus clientes.

VW 11.180 CE


O VW 11.180 CE foi desenvolvido especialmente para o transporte de valores, com suspensão reforçada, configuração ergonômica do cockpit reposicionado e recuado junto de volante, alavanca de câmbio e pedais adaptados para a aplicação específica. Seu sistema eletrônico de controle ativo de estabilidade, combinado com ABS e o auxiliar de partida em rampa, entrega muito mais segurança operacional. O novo conjunto de motor e pós-tratamento é capaz de tratar mais de 98% dos poluentes e, consequentemente, reduzir o teor de emissões em poluentes, resultando em economia de combustível. O vocacional, além da alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, é reconhecido por sua força e tecnologia embarcada. Outro destaque vai para a nova identidade visual destacada nas lanternas e nos faróis em LED com luz de circulação diurna DRL.

* Press Release/Grupo VWCO.

terça-feira, 25 de março de 2025

>>> ARTICULADO ELÉTRICO NO MÉXICO


Ônibus elétrico articulado Volvo 7800 é lançado no México

A Volvo Buses lançou o Volvo 7800 Electric no México, marcando o primeiro ônibus elétrico articulado e biarticulado a ser fabricado no país. A introdução deste ônibus deverá contribuir para a evolução dos sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) no México, aumentando a eficiência e reduzindo as emissões. Os modelos são construídos na plataforma global de eletromobilidade BZR da Volvo Buses.


O Volvo 7800 Electric foi projetado para aumentar a capacidade de passageiros e, ao mesmo tempo, dar suporte a metas de sustentabilidade. O modelo biarticulado, medindo 25,6 metros de comprimento, tem capacidade para até 300 passageiros, enquanto a versão articulada pode acomodar até 191 passageiros. Ambos os modelos apresentam capacidade de carga de 250 kWh.

Rafael Kisel, presidente do Volvo Group México, disse: "Estamos acelerando a transformação para soluções de transporte sustentáveis ​​e eficientes para melhorar ainda mais o sistema de transporte público nas cidades mexicanas. Isso não só terá um efeito positivo para os operadores e passageiros, mas também melhorará a qualidade de vida dos cidadãos nas cidades."


O Volvo 7800 Electric será entregue com um contrato de manutenção, bem como acesso a peças de reposição e manutenção oportuna. Ele também incorporará os mais recentes sistemas de segurança ativa da Volvo Buses, projetados para aumentar a proteção de pedestres e ciclistas. Além disso, o modelo contará com um sistema de conectividade e circularidade especialmente adaptado para o mercado mexicano.

A Volvo Buses posicionou o Volvo 7800 Electric como um passo fundamental na transição do México para a eletromobilidade. Os ônibus serão fabricados na fábrica da Volvo no México, com as primeiras entregas previstas para 2026.

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segunda-feira, 24 de março de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

2025 Audi A6 Avant

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>>> PREÇOS E PACOTES


Mitsubishi divulga preços e pacotes para o Outlander 2025 nos EUA

Apesar de ser revelado no final de 2024, a Mitsubishi anunciou somente agora os preços e os pacotes completos para o mercado norte-americano do novo Mitsubishi Outlander 2025, o SUV carro-chefe da marca. Graças a uma atualização de meio de ciclo focada em refinamento elevado e aprimoramento da experiência do motorista e do passageiro, o premiado Outlander entra em 2025 com atualizações na dirigibilidade, estilo interno e externo e um sistema de entretenimento automotivo líder do setor desenvolvido pelos especialistas em áudio da YAMAHA®.


Por dentro, o novo Outlander foi reprojetado especificamente para a integração dos sistemas de áudio YAMAHA® para levar a experiência interior a novos níveis. Material de isolamento acústico adicional estrategicamente posicionado atinge uma redução de mais de 0,5 dB no ruído da estrada e quase 6 dB no isolamento acústico geral em comparação com o modelo 2024. Para 2025, o uso de aço para o capô e para-lamas dianteiros melhora as características de amortecimento NVH (ruído, vibração, aspereza) do veículo.


As melhorias dinâmicas do Outlander 2025 incluem um sistema de direção hidráulica mais preciso e reajustado, além de molas, amortecedores e barras estabilizadoras recalibrados, proporcionando melhor manuseio, maior dirigibilidade e mais confiança ao volante.


Além disso, a atualização inclui um console central redesenhado com uma área mais funcional para carregamento sem fio de celulares, apoios de braço maiores e mais espaço de armazenamento, bem como controles e porta-copos revisados. Novos materiais ainda mais premium incluem um interior de couro semianilina totalmente novo em Brick Brown e um novo interior de couro sintético cinza claro com inserções semelhantes a camurça. E, pela primeira vez, assentos ventilados estão disponíveis.


Por fora, o Outlander 2025 apresenta novos designs de rodas de liga leve de 18” e 20”; uma grade frontal e para-choque atualizados; lanternas traseiras revisadas, full-LED, com acabamento fumê; e uma nova e elegante tonalidade de pintura tri-coat. A grade superior frontal remodelada é mais suave e mais integrada do que antes, permitindo que o capô estilo concha — um recurso normalmente encontrado em veículos de luxo — e a inscrição "Outlander" disponível no capô se destaquem mais claramente. A grade revisada agora é fixada na grade principal/para-choque, em vez de ser levantada com o capô.


A nova pintura Moonstone Gray Metallic traz um brilho azul forte ao cinza sólido, combinando a interferência da luz do azul com a luz refletida do alumínio. Três camadas externas separadas de cor oferecem uma mistura impressionante de cor, profundidade e distinção. Enquanto isso, as luzes traseiras revisadas incorporam a abordagem de design Grand Horizon, expressando novamente estabilidade por meio do design em forma de T. A iluminação LED enfatiza a largura, harmonizando com o horizonte. Para 2025, a lente é tratada com um acabamento fumê, proporcionando uma aparência rica, profunda e quase tridimensional às lentes.


Do modelo ES de entrada com tração dianteira, com seu preço de varejo sugerido pelo fabricante de US$ 29.645 (aproximadamente R$ 170.000,00), passando pelos modelos SE e SEL, até o topo de linha SEL Platinum Edition com o exclusivo sistema de tração nas quatro rodas Super All-Wheel Control (S-AWC) da Mitsubishi Motors de US$ 43.145 (aproximadamente R$ 246.000,00), o valor continua sendo uma marca registrada da Mitsubishi Motors entre a concorrência.


Cada Outlander 2025 inclui como padrão: três fileiras de assentos para até sete passageiros, iluminação LED completa por dentro e por fora, espelho retrovisor sem moldura com escurecimento automático, tela de navegação de 12,3" com informações de trânsito HD, áudio YAMAHA® com Apple® CarPlay sem fio e Android Auto TM2 , portas de alimentação USB-C, controle climático automático multizona e um conjunto completo de recursos de alerta e segurança ao motorista. Todos os modelos são equipados com um motor de quatro cilindros de 2,5 litros emparelhado com uma transmissão de velocidade constante (CVT) com modo esportivo de oito velocidades.


Todos os veículos Mitsubishi 2025 nos EUA contam com garantia de 10 anos/100000 milhas para o motor; 7 anos/100.000 milhas para corrosão e programa de assistência na estrada de 5 anos/quilometragem ilimitada.

* Press Release/Mitsubishi Motors North America.

>>> FIM DE UMA ERA


Kenworth anuncia o fim dos modelos icônicos W900, T800 e C500

A Kenworth anunciou que encerrará a produção em 2026 de seus caminhões Classe 8 de cabine de 1,9 metros, que incluem o W900 (modelos W900L e W900B), o T800W (capô largo) e o C500. A decisão se deve à evolução dos regulamentos de emissões e restrições de componentes à medida que a indústria avança com tecnologias e produtos novos, mais eficientes e melhor integrados. Uma chamada final para pedidos de caminhões será anunciada no final de 2025.


"Sabemos que esses modelos são parte integrante da nossa história aqui na Kenworth, o que torna essa decisão difícil, mas necessária, à medida que entramos na próxima era do transporte rodoviário", disse Kevin Haygood, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth. "À medida que fazemos a transição para produtos futuros, continuamos comprometidos em honrar o espírito desses caminhões icônicos, oferecendo inovação, eficiência e o mesmo nível de habilidade em que nossos clientes e motoristas confiam há gerações."

Série W900: Um clássico atemporal

O W900 é um dos caminhões mais icônicos da história dos caminhões da América do Norte, conhecido por seu capô longo clássico, design convencional, durabilidade robusta e conforto e estilo focados no motorista. Desde a introdução do W900 em 1963, ele rapidamente se tornou o favorito entre operadores proprietários e motoristas de frotas. A versatilidade e a plataforma personalizável do W900 o tornaram uma escolha confiável para aplicações de longo curso, transporte pesado, extração de madeira, despejo e outras aplicações vocacionais e rodoviárias. Desde o início do W900, a Kenworth incorporou avanços em tecnologia, estilo e desempenho em quatro iterações que se mostraram essenciais para diferentes trabalhos, mantendo a aparência icônica. O W900A forneceu resfriamento aprimorado para operação ideal do motor, o W900B estreou com uma atualização de cabine e inovações de resfriamento adicionais, o W900S foi projetado para aplicações específicas de concreto pré-misturado e o W900L trouxe uma variação de capô longo para desempenho e aparência.


“O W900 é realmente histórico, pois ajudou a moldar a cultura e a tradição dos caminhões norte-americanos como a conhecemos hoje”, disse Haygood. “Frequentemente visto em feiras de caminhões, apresentado em filmes e na TV, e exibido em outros eventos, é um caminhão icônico que é estimado por seu estilo clássico por nossos clientes e aficionados por caminhões. Embora a produção desses caminhões esteja chegando ao fim, estamos ansiosos para vê-los em nossas estradas e em feiras de caminhões por muitos anos.”

T800: Um cavalo de batalha vocacional

Desde sua introdução em 1986, o T800 estabeleceu um alto padrão para caminhões vocacionais ao misturar durabilidade, desempenho e versatilidade no local de trabalho.


O T800W continua sendo o favorito entre os operadores em aplicações de transporte pesado e off-road e é construído para acomodar motores grandes com maior capacidade de resfriamento e componentes robustos. A resistência comprovada do T800W o tornou ideal para transporte pesado especializado, trabalho em campos petrolíferos, extração de madeira e outros trabalhos exigentes.

C500: Para os terrenos mais acidentados

Produzido pela primeira vez em 1972, o C500 é um dos caminhões vocacionais mais resistentes e robustos já construídos. Ele foi projetado especificamente para aplicações de transporte pesado extremo, campos petrolíferos, extração de madeira, mineração e off-road, onde a capacidade de peso, durabilidade, potência e confiabilidade são essenciais. Ao contrário dos modelos mais populares da Kenworth, como o W900 ou o T800, o C500 é um cavalo de batalha especialmente desenvolvido para lidar com as condições mais adversas do mundo, oferecendo uma classificação de peso bruto combinado de até um milhão de libras em aplicações especiais de transporte pesado e operando em locais e condições onde nenhum outro caminhão disponível comercialmente pode.


Para garantir uma transição tranquila, a Kenworth está fornecendo suporte e orientação abrangentes para revendedores e clientes. O W990 e o T880 da Kenworth estão bem posicionados para continuar a tradição de excelência da Kenworth, oferecendo o melhor conforto, eficiência e confiabilidade do motorista da categoria. O mais recente T880S da Kenworth, com o capô de desempenho recém-projetado, oferece motores de alta potência e maior capacidade de resfriamento. O capô de desempenho T880S é compatível com motores de grande cilindrada, incluindo o Cummins X15, classificado até 605 cv e 2.050 lb.-ft. de torque, tornando-o uma opção viável para aplicações T800W.

* Press Release/Kenworth Truck Company.

sexta-feira, 14 de março de 2025

>>> LINK DA SEMANA


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>>> BMW FURGÃO?


BMW 320d foi transformado em furgão para transportar peças de automóveis com estilo

O BMW M3 Touring é para aqueles que querem praticidade sem sacrificar o desempenho — essencialmente, é a resposta para qualquer um que precise de um M3, mas tenha um cachorro, uma moto e filhos. Mas e se você quiser ainda mais utilidade com um o M3? Entra Wayde Evans, um construtor do Reino Unido que pegou um E91 3-Series Touring movido a diesel e o transformou em algo que mistura funcionalidade de cavalo de batalha com vibrações de carro esportivo.


O resultado é uma pequena van estilo M3 que você não sabia que precisava. Considerada a única E91 desse tipo existente, esta criação é cortesia da Mohawk Customs, uma loja sediada no Reino Unido administrada pelo próprio Evans.


Conhecido por suas construções não convencionais, incluindo um carro de rali Ford Ka montado em suportes Audi S3 (sim, é sério), Evans decidiu adotar uma abordagem menos extrema e mais prática para seu último projeto. Desta vez, ele precisava de um veículo para transportar peças pela sua oficina.


O ponto de partida para esta construção foi um BMW 320d Touring pré-facelift, que Evans comprou como sucata depois que seu antigo dono desistiu de consertá-lo. Depois de desmontá-lo para vender as peças, Evans desenvolveu uma queda pela perua surrada e decidiu trazê-la de volta à vida e de volta à estrada.

Claro, fazer o carro funcionar não foi fácil, mas com um pouco de esforço, Evans restaurou o 320d e deu a ele uma nova vida. Eventualmente, porém, ele pensou: "Por que não transformar essa coisa em uma van com um toque inspirado no M3?" Afinal, a BMW já havia se envolvido em estranhos derivados do M3. Mas uma van M3? Agora isso era um desafio.


Enquanto a maioria das pessoas simplesmente dobraria os bancos traseiros no 320d Touring, Wayde queria algo mais especial para seu cavalo de batalha. O primeiro passo? Remover as portas traseiras e maçanetas, e então cobrir o vidro traseiro com painéis. Isso efetivamente transformou o BMW em um pequeno furgão de três portas, mantendo a área de carga perfeitamente fora de vista.

Para adicionar um toque de esportividade, Wayde pegou um kit de carroceria larga originalmente projetado para o E92 M3. Ele fez os ajustes necessários para garantir que a carroceria larga se encaixasse em sua perua, integrando-a perfeitamente à carroceria do E91. As extensões do para-lama foram combinadas com um para-choque réplica do M3 e um capô personalizado com aberturas integradas e a protuberância característica no centro.


Para os faróis modificados, Wayde misturou peças de modelos da Série 3 pré e pós-facelift , adicionando projetores bi-xenon duplos a cada unidade. Na traseira, ele integrou as últimas lanternas traseiras em uma porta traseira personalizada. Incapaz de encontrar uma réplica do para-choque traseiro do M3, Wayde foi criativo, construindo uma peça sob medida com um difusor de reposição e um padrão de grade inspirado no Mini. Quanto ao escapamento, ele adotou um sistema de tubo reto e tubos de escape duplos.

O veículo tem acabamento em um verde-limão marcante, contrastando fortemente com o teto preto e o interior de couro preto. Um conjunto mais antigo de rodas de liga leve BMW M e uma suspensão significativamente rebaixada, deu a ele a postura perfeita para um M3 ''impostor''.


Embora uma troca de V8 fosse tentadora, a van mantém o turbodiesel original de quatro cilindros e 2,0 litros do 320d. No entanto, ele foi ajustado para produzir cerca de 247 cv (184 kW / 250 cv), graças a um turbocompressor atualizado e uma central remapeada. De acordo com o proprietário, isso é potência mais do que suficiente para um veículo comercial, e o baixo consumo de combustível do motor a diesel o torna razoavelmente barato de operar graças à sua eficiência.

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