sexta-feira, 29 de agosto de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> VEÍCULO HISTÓRICO


Daimler Truck restaura a réplica do primeiro veículo comercial da marca

É uma visão familiar no saguão do Daimler Truck Campus, a sede da fabricante de caminhões e ônibus em Leinfelden-Echterdingen: o primeiro caminhão já construído; ou, mais precisamente, uma réplica altamente detalhada daquele veículo histórico. Com o início das férias de verão em Baden-Württemberg, a popular exposição, que celebra seu 130º aniversário no próximo ano, está dando uma pausa durante o verão.


O caminhão, considerado um marco técnico na história do automóvel, será reformado na Escola Philipp-Matthäus-Hahn em Nürtingen nas próximas semanas. O veículo artesanal será restaurado para funcionar sob a orientação de instrutores experientes e como parte da qualificação adicional em carros clássicos e modernos por aprendizes automotivos especialmente treinados. O projeto, portanto, combina tradição automotiva, treinamento moderno e intercâmbio intergeracional dentro do ofício de uma forma única.


Na Escola Philipp Matthäus Hahn em Nürtingen, uma das principais escolas de carros clássicos e modernos da região de Stuttgart, a autenticidade é primordial. Os especialistas querem garantir que o veículo comemorativo não só seja preservado em um museu, mas também possa voltar a circular com suas próprias rodas.


O retorno a Leinfelden-Echterdingen está previsto para o final de agosto de 2025, bem a tempo da apresentação planejada no Spitzkraut Classics no outono. Lá, esta peça especial da história tecnológica não só estará em exposição, como também poderá ser vivenciada em movimento.

* Press Release/Daimler Truck.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

>>> PROPAGANDA

 

1993 Toyota Corolla Wagon

***

>>> FORD TRANSIT - 60 ANOS


Ford Transit: 60 anos como parceiro comercial de confiança da Europa

A data é 9 de agosto de 1965, e a primeira van Ford Transit está saindo da linha de produção na fábrica da Ford em Langley, Reino Unido. Na época, poucos poderiam prever o impacto que essa nova van teria nas empresas e economias nas décadas seguintes.


Em 2025, quando a Transit celebra 60 anos de produção contínua, a empresa e as vans que ela inspirou estão no centro do crescimento econômico em toda a Europa. Do padeiro ou apicultor local, passando pelos serviços nacionais de entrega de encomendas e entrega expressa, a Transit continua sendo uma parceira de confiança.


“Nos últimos 60 anos, 'Transit' se tornou sinônimo de realização de tarefas”, disse Hans Schep, gerente geral da Ford Pro na Europa. “Às vezes com grande visibilidade, outras vezes trabalhando arduamente fora de vista – há seis décadas, a Transit impulsiona os negócios e serviços que mantêm o nosso mundo em movimento.”


Numa demonstração verdadeiramente impressionante de apelo duradouro, mais de 13 milhões de Ford Transit foram produzidos nas últimas seis décadas. Este feito notável equivale a uma nova van saindo da linha de produção a cada dois minutos e meio, sem parar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Enquanto os fãs da Transit ao redor do mundo comemoram o 60º aniversário do veículo icônico — e começam a contagem regressiva para o emocionante Transit Festival em Essex, Reino Unido, em 20 de setembro — vamos mergulhar em números mais surpreendentes que lançam luz sobre o legado da van que definiu a indústria da Ford.

Trânsito em Números

A Transit é a van mais vendida do mundo.

10.100.000 é o número de vans Transit produzidas na Europa e na Turquia desde 1965. Globalmente, mais de 13.000.000 de Transits foram produzidas.

Quase 1 em cada 5 vans vendidas na Europa em 2024 nos segmentos de 1 tonelada e 2 toneladas era uma Ford Transit ou Transit Custom. 1

Uma nova van Transit foi comprada em média a cada 2 minutos em toda a Europa em 2024. 1

Há mais de 1.300 variações do Transit de 2 toneladas disponíveis para encomenda, incluindo diferentes estilos de carroceria, comprimentos, alturas, motores e níveis de acabamento — e isso antes de escolher uma cor ou outras opções.

A Transit Mk1 oferecia cargas úteis de até 35 cwt – aproximadamente 1.700 kg. A van Transit atual oferece cargas úteis de mais de 2.400 kg.

A maior van L4 H3 Transit pode transportar quase 236.000 bolas de pingue-pongue em seu espaço de carga de 15,1 m 3 .2

2.000 PS é a potência do Ford SuperVan 4.2 elétrico.

A opção de alcance aprimorado do E-Transit aumenta a autonomia de direção para até 402 km – um aumento de 28 por cento em comparação com a bateria padrão. 3

52 por cento é o crescimento nas vendas anuais de Transit e Transit Custom na Europa entre 2014 e 2024. 1

Quatro vezes mais Transits foram produzidos na Europa e na Turquia em 2024, em comparação ao primeiro ano completo de produção do Transit em 1966.

217 parceiros do Ford Pro Converter em 18 mercados europeus garantem que os requisitos específicos dos clientes para veículos personalizados possam ser atendidos.

A Transit ou Transit Custom é a van mais vendida no Reino Unido há 59 anos.

* Press Release/Ford Motor Company.

>>> BETONEIRA 10X4


Mercedes-Benz Atego 3330 é o primeiro caminhão betoneira 10x4 do Brasil

Em mais uma iniciativa pioneira, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu, em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, um protótipo do caminhão Atego 3330 10x4 betoneira com capacidade para 10 metros cúbicos de concreto. Trata-se da primeira betoneira 10x4 do mercado nacional, versão inédita que recebe um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único no País.


Esse protótipo do Atego 3330 10x4 estava exposto no estande da Liebherr no Concrete Show 2025, o maior evento da cadeia construtiva do concreto da América Latina, realizado de 19 a 21 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. Após ser apresentado no evento, esta betoneira será utilizada em testes operacionais pela Engemix.

“O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. É um orgulho imenso apresentar esse protótipo inédito no Brasil. Ter o cliente no centro das nossas atenções e ouvir suas necessidades são valores enraizados na nossa história que, dia após dia, nos encorajam a idealizar novos projetos ambiciosos como este. Afinal, temos um compromisso claro com a inovação e soluções focadas na operação dos nossos clientes”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Mais uma vez, saímos na frente ao desenvolver uma solução inédita, com a parceria da Hiero e da Liebherr – grandes empresas que acreditam no poder da Mercedes-Benz em oferecer, há quase 70 anos no País, o que há de mais sofisticado ao mercado”.

“O Atego 3330 betoneira 10x4 oferece muitos benefícios para os clientes. A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto, por exemplo, resulta em mais produtividade, e consequentemente maior rentabilidade”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, como todo membro da família Atego, esse caminhão se destaca pela robustez, força e resistência nas operações severas da construção, caracterizadas por pisos irregulares. A parceria com a Hiero permitiu construir um caminhão com alta capacidade de carga, mas também com ótima manobrabilidade e dirigibilidade.”

Os engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram a solução 10x4 a partir do Atego 3330 8x4, modelo de série no portfólio da marca. O 5º eixo rodado duplo esterçável, único do País, foi produzido pela Hiero, fabricante de implementos rodoviários. Cerca de 90% das peças deste 5º eixo são da Mercedes-Benz e o restante da Hiero. Já o balão da betoneira foi fornecido pela Liebherr, uma das maiores fabricantes de máquinas de construção do mundo.

“Nessa iniciativa de pioneirismo e inovação é muito importante exaltar todos os profissionais da Engenharia da Mercedes-Benz e da Hiero envolvidos no projeto, assim como os parceiros da Liebherr que atuaram no fornecimento da betoneira”, diz Jefferson Ferrarez. “Esse belo trabalho de equipe é um case de sucesso na busca por soluções que atendam cada demanda dos nossos clientes com qualidade, eficiência e confiabilidade”.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1941 Dodge WC 1/2-ton

***

>>> SUZUKI EVERY J LIMITED


Suzuki dá uma repaginada na minivan Every e apresenta edição limitada

Fãs de kei vans, comemorem, pois a Suzuki acaba de revelar uma edição especial da Every. A J Limited adiciona detalhes inspirados em crossovers e adesivos bacanas ao modelo baseado em veículos utilitários, além de um motor turbo e uma opção de tração nas quatro rodas.


A atual sexta geração do Suzuki Every existe desde 2015, mas continua popular no mercado japonês. A nova versão é baseada na versão topo de linha Join Turbo e se beneficia de uma série de atualizações externas que destacam seu lado aventureiro.


Os para-choques dianteiro e traseiro ganham acabamento em preto brilhante, que lembra o acabamento plástico sem pintura encontrado em veículos off-road retrô. O mesmo tratamento foi aplicado aos retrovisores, maçanetas e colunas. Outro destaque são os conjuntos de faróis escurecidos, que vêm de fábrica com tecnologia LED.




A Every J Limited também ganha calotas em tom bronze sobre suas minúsculas rodas de aço. Por fim, um conjunto de decalques adorna a carroceria, disponível nas cores Ivy Green Metallic, Tool Orange, Denim Blue Metallic e Moss Gray Metallic.


A pequena van mede 3.395 mm de comprimento, o que a torna 237 mm mais curta que um Fiat 500. Ainda assim, tem um interior espaçoso para acampamentos no interior do Japão.


Entre os equipamentos de série, podemos destacar o ar-condicionado automático e as portas deslizantes elétricas em ambos os lados, enquanto os compradores podem aprimorar ainda mais a praticidade com acessórios opcionais, como bagageiro de teto, barras de bagagem nas laterais e um suporte de rede no forro do teto acima do porta-malas. Além disso, há um display de infoentretenimento opcional de 7 polegadas com conectividade Bluetooth, câmera de ré, porta USB e antena GPS.


A edição especial está disponível exclusivamente com um motor central turbo de 658 cc e três cilindros, que gera 63 cv (74 kW / 64 cv) e 95 Nm de torque. Este motor é acoplado a uma caixa de câmbio CVT, que envia a potência para as rodas traseiras (2WD) ou para as quatro rodas (4WD).


O Every J Limited está disponível para encomenda no Japão , onde custa ¥ 1.835.900 (US$ 12.500) para a versão 2WD ou ¥ 1.989.900 (US$ 13.500) para a 4WD. Os opcionais incluem o pacote de tecnologia mencionado anteriormente, que adiciona ¥ 52.800 (US$ 360) ao preço.


A Every não é a única van na linha japonesa da Suzuki, já que conta com a companhia das mais modernas Spacia, Wagon R e Hustler. Alternativas robustas incluem a Spacia Gear e a Hustler Tough Wild , enquanto os fãs de caminhonetes kei apreciarão a Super Carry X Limited .

***

terça-feira, 26 de agosto de 2025

>>> JEEP COMMANDER 2026


Novo Jeep® Commander 2026 chega com muito design, alto nível de tecnologia, capacidade off-road e performance

Destaque entre os SUVs de sete lugares desde o lançamento, o Commander também oferece 5 anos de garantia, assim como toda a gama nacional Jeep Referência na categoria de SUVs grandes no país, o Jeep® Commander é o modelo que tem a melhor proposta para os clientes entre design, performance, tecnologia e alto nível de conforto e sofisticação, capacidade 4x4 e preço. Ele foi o primeiro modelo da Jeep totalmente desenvolvido e produzido em nosso país e faz parte do legado da marca no território nacional.


Líder entre os SUVs de sete lugares desde o seu lançamento, em 2021, o Commander já vendeu mais de 70 mil unidades no país. E para celebrar essa jornada de sucesso e conquistas, principalmente no ano em que a Jeep celebra 10 anos de produção no país, o Novo Jeep Commander recebe importantes mudanças para seguir na vanguarda do segmento.

Com design renovado, ainda mais recursos de tecnologia e segurança de última geração, o modelo evoluiu para atender às expectativas dos consumidores mais exigentes, sem abrir mão de entregar altas doses de refinamento e um DNA aventureiro que só a Jeep é capaz de oferecer. Além disso, o Commander traz uma redução de preços em todas as versões para reforçar a competitividade na categoria.


A maior mudança no design do Jeep Commander desde o lançamento inclui um exclusivo conjunto óptico com faróis com assinatura em LED redesenhados, além de novas grades frontais, destacando as tradicionais sete fendas da Jeep. O modelo também ganhou novo para-choque dianteiro, deixando o Commander ainda mais imponente, enquanto a nova lanterna traseira com iluminação em LED contínua dá um toque a mais de sofisticação ao SUV. O visual é complementado, ainda, por novas rodas exclusivas em todas as versões, tornando carro ainda mais esportivo.


No interior, as versões Overland e Blackhawk ganharam câmera 360°, que amplia a segurança e a praticidade em manobras, além de ser uma ótima ferramenta off-road para visualizar e superar obstáculos nas trilhas. Já o novo câmbio rotary shifter, que substitui a alavanca tradicional por um comando giratório, equipa as versões Overland turbodiesel e a Blackhawk Hurricane, aumentando o nível de conforto para o motorista. O Commander também conta com banco do motorista com ajuste elétrico, que garante conforto e ergonomia, reforçando o padrão premium do modelo e o alto nível de todo o acabamento interno. O Novo Commander oferece 7 lugares em todas as versões, com a Limited trazendo novos detalhes em cinza no seu interior e a Blackhawk e Overland adicionando novos detalhes no acabamento, ainda mais sofisticado em todas as versões.


“Em um ano muito especial para a Jeep no Brasil, em que completamos 10 anos de produção, trazer todas essas novidades ao Commander só demonstra o nosso compromisso com o mercado e nossos clientes. Conseguimos agregar ainda mais valor a um veículo que já era referência em sofisticação, performance e conforto entre os SUVs grandes.” comentou Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. “O Commander é um veículo único, diferenciado de todos os seus concorrentes por tudo que traz e por sua competitividade dentro do segmento. Tenho certeza de que o Novo Commander será um sucesso, assim como toda a gama da Jeep no Brasil”, completou Hugo.


Todas as versões do Commander seguem equipadas com tecnologia de direção autônoma ADAS de nível 2, que garante mais segurança aos ocupantes do carro. O pacote, o mais completo e avançado oferecido no Brasil, inclui alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis, piloto automático adaptativo e detecção de mãos fora do volante.


O Commander também é equipado com quadro de instrumentos digital de 10,25”, com alta definição e personalização completa das informações exibidas. O modelo conta, ainda, com central multimídia de 10,1” com Alexa integrada, exclusivo entre os concorrentes, permitindo que o condutor consulte diversas funções do veículo por meio de comando de voz. O modelo também oferece Wi-Fi Hotspot gratuito por 12 meses. Além disso, nas versões a partir da Limited, o SUV segue equipado com o sistema Adventure Intelligence Plus, que permite, entre diversas funções, o monitoramento em tempo real do veículo, ampliando a experiência do usuário com a marca.


O Jeep Commander é o SUV mais versátil da categoria, com diferentes motorizações que atendem aos desejos de cada consumidor. Com o motor Hurricane 2.0T, entrega 272 CV de potência e 400 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em impressionantes 7 segundos. Para quem prefere a opção diesel, o motor Multijet 2.2 turbodiesel entrega 200 CV de potência e 450 Nm de torque.


Ambos os motores estão associados a um câmbio automático de nove marchas e a Tração 4x4 Jeep Active Drive Low com seletor de terrenos para um desempenho incomparável e a máxima capacidade off-road, incluindo o controle de descida em rampas (HDC) e as Off-Road Pages no painel de instrumentos. Na versão Blackhawk, toda a condução também é facilitada pelas Performance Pages, que indicam a pressão da turbina, G-force, potência e torque.


Já o consagrado motor T270 turboflex oferece 176 CV de potência e 270 Nm de torque associado a um câmbio automático de 6 velocidades e tração 4x2 e o Jeep Traction Control+, sistema de controle de tração que atua em situações em que o veículo se encontra com uma das rodas em baixa aderência com o solo, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo, pelo diferencial, o torque para outra roda em contato com o piso.


Assim como toda a gama nacional Jeep, o Commander oferece 5 anos de garantia e assistência 24h em todo território nacional, reforçando a força e a capilaridade no Brasil, um importante diferencial competitivo da marca em nosso país.


O modelo que já é completo desde sua versão de entrada oferece uma lista de acessórios que podem deixá-lo com visual ainda mais único. Ao todo são mais de 40 acessórios disponíveis, como por exemplo Engate Reboque Integrado ao para-choque Traseiro, Estribos Laterais e Jogo de Tapetes com Bordas Elevadas que reforçam ainda mais a capacidade off-road do modelo, um diferencial entre seus concorrentes. O modelo conta também com Projetor de Logo, Protetor de Soleira Iluminado e Rebatimento do Retrovisor (Tilt Down) que reforçam os pilares de tecnologia e design do veículo. As revisões seguem o modelo da Jeep de 12 mil km ou 1 ano para os motores T270 e Hurricane, e de 20 mil km ou 1 ano para o Multijet 2.2 turbodiesel. O plano de revisões a preço fixo também segue para o Novo Jeep Commander.

* Press Release/Grupo Stellantis.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


 2026 Volvo FH16 780 XXL 

***

>>> MARCOPOLO AUDACE 1050


Marcopolo lança novo ônibus Audace 1050 no continente africano

A Marcopolo lança para o mercado africano o novo ônibus rodoviário Audace 1050. O modelo incorpora as inovações e tecnologias desenvolvidas pela fabricante e adotadas nos mais recentes lançamentos globais para maior eficiência, segurança e conforto, proporcionando para operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, seguro, confortável, econômico e eficiente.


“O mercado africano vem, a cada ano, ganhando novos segmentos para atender aos mais diferentes públicos e necessidades. A Marcopolo, como líder de mercado, lançou recentemente o Paradiso G8 1350 para o segmento rodoviário luxo e, agora em 2025, introduz o Audace 1050 como uma nova opção para o segmento rodoviário semiluxo, que já contava o Andare FL”, destaca Renan Pesente, gerente-geral da Marcopolo África do Sul.

O Audace 1050 é um modelo versátil e que, devido ao seu alto grau de personalização, pode ser utilizado em diversas aplicações, como transporte intermunicipal, turismo e serviços de traslado, entre outros. Tem capacidade para transportar até 75 passageiros, na configuração de poltronas 3×2. Destaca-se pelas linhas modernas, arrojadas e limpas que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados a maior conforto térmico-acústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção. O modelo possui estrutura galvanizada, projetada para suportar fortes impactos, garantindo máxima segurança ao motorista e passageiros em colisões frontais, laterais, traseiras e em casos de capotamento. O teto e saias laterais em alumínio, e revestimentos dianteiro e traseiro em fibra de vidro garantem alta resistência à corrosão e prolongam a sua vida útil.

Externamente, o Audace 1050 possui conjunto ótico dianteiro com novo design dos faróis de longa visibilidade e LED, para maior segurança, que oferece ótima visibilidade noturna e diurna. O novo para-brisa dianteiro, mais amplo, e espelhos retrovisores externos elétricos, antiembaçantes e com três lentes ampliam significativamente o campo de visão do motorista, garantindo melhor visibilidade e segurança para o condutor e passageiros.


Na traseira, o visual limpo e arrojado está presente nas lanternas envolventes, no novo vigia traseiro, com delimitadora e break light integrados, e no para-choque inteiriço sem ponteiras, que proporciona manutenção facilitada, com menores custo e tempo de reparo. Para melhor dirigibilidade e segurança, possui quatro sensores de estacionamento posicionados no para-choque traseiro.

Internamente, o Audace 1050 ganhou novo e avançado isolamento acústico e medidas antirruído, que proporcionam o mais alto nível de conforto para motorista e passageiros, novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos, com melhor ergonomia, segurança e dirigibilidade. O modelo recebeu ainda novo assento para o motorista, mais ergonômico, e defroster, com sistema de desembaçamento mais eficiente, que incorpora refrigeração, ventilação e aquecimento. Oferece ainda, como opcional, poltrona do segundo motorista e camarote (compartimento para descanso do motorista) com ventilador e botão de solicitação de parada

No salão de passageiros, o modelo oferece duas opções de configuração 2×2, para 60 passageiros, e 3×2, para até 75 lugares, com poltronas com design ergonômico e apoios de cabeça em espuma viscoelástica, que se adaptam ao formato do corpo do passageiro, proporcionam conforto superior em viagens de longa distância. Ganhou novo sistema de refrigeração com sistema de ar-condicionado Spheros CC355 136.500 BTUs, mais potente e que proporciona temperatura interna homogênea em todo o ambiente, cintos de segurança de três pontos e porta-focos com luzes individuais de leitura, três monitores de vídeo de 15 polegadas no salão interno. Possui ainda sanitário na parte traseira do veículo e, como opcionais, geladeira e sistema interno de iluminação do ambiente duplo em LED.

O Audace 1050 será comercializado com comprimento total de 15.000mm, largura de 2.600mm e altura de 3.710mm. Na concepção do novo modelo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu um novo bagageiro, com interior maximizado que proporciona capacidade de bagagem superior a 11 m³, a maior do mercado, oferecendo amplo espaço para os pertences dos passageiros.

* Press Releases/Marcopolo S.A.

>>> RENAULT KARDIAN 2026


Kardian chega à linha 2026 com mais tecnologia, segurança, design e conectividade

A Renault apresenta a linha 2026 do Kardian. Agora, o SUV compacto mais premiado do segmento traz inéditas tecnologias de Digital Life e segurança humanizada, uma nova versão Iconic, cores externas renovadas e novos acabamentos internos, além de conectividade com o novo ecossistema My Renault.


O Kardian foi o primeiro veículo produzido no país com a nova identidade visual da Renault, e inaugurou uma nova fase da marca, conquistando dez premiações da imprensa especializada.

“O Kardian superou as 50 mil unidades produzidas em seu primeiro ano de mercado e chega em sua linha 2026 ainda mais completo, seguro e conectado com seus clientes, inovando em um competitivo segmento do mercado”, explica Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil.


Com a linha 2026, o Kardian passa a ser oferecido nas versões Authentic, Evolution, Techno e Iconic, todas equipadas com o motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o câmbio automático de dupla embreagem úmida. A versão Evolution também é oferecida com transmissão manual de seis velocidades.

Uma das grandes novidades do Kardian está em seu interior, com um novo quadro de instrumentos de 10” e alta resolução (na versão Iconic), além do sistema openR link, de 10”, disponível de série nas versões Techno e Iconic e como opcional na Evolution.


O novo sistema traz navegabilidade similar à de um smartphone, tanto em agilidade como em intuitividade, trazendo modernidade e sofisticação ao Kardian, com telas de alta qualidade que entregam uma atmosfera premium no primeiro contato.

Além disso, o usuário pode personalizar os widgets com toques prolongados e deslizes, escolhendo quais informações deseja exibir. O novo sistema traz ainda mais memória e resolução de tela e uma área visível maior, permitindo uma operação mais fluída e rápida.


O OpenR link traz espelhamento Wireless com Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz, além de ser possível conectar ao mesmo tempo um segundo dispositivo via bluetooth para reprodução de músicas. 

A experiência sonora, por sua vez é elevada com tecnologias avançadas encontradas apenas em sistemas de áudio premium. O Kardian é equipado com seis alto falantes (dois boomers e dois tweeters na dianteira e dois coaxiais na parte traseira), nas versões Techno e Iconic, especialmente desenvolvidos para a cabine do modelo e quatro alto-falantes na versão Evolution.

A nova central também permite o acesso às configurações do veículo, ajustes de operação dos ADAS e a escolha entre três tons do sistema Ambient Lighting, composto dos LEDS nas portas e luzes do quadro de instrumentos e multimídia.



O openR link também permite o acesso ao sistema Multiview com quatro câmeras, que passam a trazer guias dinâmicas nas quatro imagens (dianteira, traseira e laterais) e função auto zoom, que realiza um rebatimento digital da câmera para baixo, tornando as manobras de estacionamento ainda mais precisas.

O quadro de instrumentos de 10” em LED, disponível na versão Iconic, traz uma interface totalmente nova e moderna, com diferentes modos de visualização que permite uma customização do layout de acordo com o gosto do condutor. São três modos de visualização: Classic, com destaque para o conta-giros e velocímetro digital em formato circular, Minimal, com um layout minimalista e elegante, e ADAS, com destaque para a visualização e operação dos sistemas avançados de segurança.

Esse novo quadro de instrumentos também traz “widgets” que podem ser configurados com informações de áudio e telefone, Eco Monitor, alertas do veículo, hodômetro e consumo de combustível.


Completamente integrado à central openR link, traz funções inéditas para o Kardian, como uma sofisticada e fluída sequência de boas-vindas sonora e visual nas duas telas. Outra função disponível, tanto na tela de 10” da versão Iconic, como na tela de 7” das demais versões, graças à integração dos sistemas, é a visualização do trajeto do GPS nos sistemas Apple CarPlay (usando o Apple Maps) e Android Auto (usando o Waze ou Google Maps).

My Renault: um inédito ecossistema de soluções conectadas

O Kardian 2026 inaugura uma nova era de soluções conectadas com o My Renault. O novo ecossistema busca trazer tranquilidade, segurança e praticidade. Disponível como uma opção nas versões Techno e Iconic a tecnologia abre uma gama de serviços adicionais para o cliente Renault, como monitoramento do veículo tanto contra intrusos como em caso de furto ou roubo, manutenção conectada, além de dashboard, dentre outros serviços.

Desenvolvido pelo time de engenheiros da Renault do Brasil, o sistema de rastreamento do veículo permite o monitoramento do veículo em caso de furto ou roubo. O serviço pode ser acionado pelo cliente e o monitoramento é feito pela Renault, que acompanha o processo e dá suporte às autoridades policiais na recuperação do veículo.

Esse sistema também permite a indicação da localização do veículo pelo APP, bem como identifica a presença de estranhos no carro, caso o alarme perimétrico seja acionado.

Outra importante função é a Manutenção Conectada, que emite alertas programados, no caso de revisões regulares por quilometragem ou tempo e proativos, quando o sistema detecta alguma anormalidade no veículo, recomendando ao cliente a visita à um concessionário da marca. São três níveis de alertas: os informativos, os de recomendação de contato com o concessionário e os que requerem uma imobilização imediata do veículo.

O sistema permite ainda a atualização remota de sistemas “over the air” sem a necessidade de visita à um concessionário. Como, por exemplo, para atualizar a central multimídia com uma versão mais recente do sistema.

O My Renault também permite o acesso, pelo smartphone, dos manuais do veículo, com funções interativas para sanar as dúvidas do consumidor. O pacote de conectividade é um opcional nas versões Techno e Iconic. E suas funções podem ser acessadas pelo cliente sem custo por um período de três anos.

Tecnologia humanizada

Reforçando o compromisso da Renault com a segurança, o Kardian passa a oferecer na linha 2026 os principais itens de segurança e assistência à condução em todas as versões, como o Sistema de Frenagem Autônoma (AEB) e o Controle Adaptativo de Velocidade (ACC), que passam a ser de série nas versões Iconic e Techno e opcional na Evolution.

A arquitetura eletroeletrônica da Renault Group Modular Platform permite ao Kardian oferecer avançados dispositivos de assistência ao motorista. Na linha 2026, a Renault aprimorou a segurança do condutor agregando ao já completo pacote de segurança, que possui 13 tecnologias avançadas de assistência ao motorista (ADAS), duas novas funcionalidades: o Farol Alto Inteligente (AHL), enquanto o sistema de frenagem automática de emergência, já presente no modelo, passa a identificar também pedestres e ciclistas.

As novas tecnologias aplicadas ao Kardian são possíveis graças à uma evolução da arquitetura eletroeletrônica, com a adoção de uma câmera monocular no para-brisas, em substituição ao sistema de radar antes presente no para-choque dianteiro. Essa câmera, posicionada na parte superior do para-brisa, permite a leitura do trajeto à frente e a operação de diversos dispositivos de segurança avançada.

A segurança passiva também é destaque no Kardian graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina, que é item de série em todas as versões do Kardian.

Na segurança ativa, destaque ainda para o controle eletrônico de estabilidade (ESP) de última geração que entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.

Nova versão Iconic e inéditas cores externas e internas

O Kardian foi o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade de marca, com o logo “Nouvel R”. E, em sua linha 2026, traz mudanças na gama, com a chegada da versão Iconic em substituição da Première Edition, que marcou o lançamento do modelo.

O SUV também introduz uma nova cor, a azul Iron e passa a ter a opção de teto biton em prata Étoile quando pintado nas cores cinza Cassiopée e preto Nacré. Com isso, a linha é ofertada em cinco cores e duas opções de teto biton – preto e prata, opcionais na versão Techno e de série na versão Iconic.


Com uma silhueta robusta e compacta ao mesmo tempo, o Kardian mistura linhas esculpidas e formas arredondadas com os elementos característicos dos SUVs como barras de teto, capô horizontal esculpido e para-choque reforçados pelos protetores.

A funcionalidade das barras de teto é destaque: montadas no sentido longitudinal, podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético, podendo suportar até 80 quilos de carga.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian possui bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, fazendo dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

A generosa distância entre eixos (2,60 m), a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade.

Com design moderno e elegante, o interior do Kardian alia conforto e praticidade. A nova versão Iconic traz uma opção inédita de acabamento dos bancos em material têxtil refinado na cor marrom, com pespontos claros, que se estende para as laterais de porta e painel, criando um ambiente bem sofisticado.

O console mais alto tem capacidade de seis litros para a armazenagem de objetos, integrando apoio de braço e quatro entradas USB do tipo C (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) disponíveis já na versão Techno. Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, presente nas versões Techno e Iconic.

A alavanca de marchas é do tipo “e-shifter” (sem acionamento mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. Outro importante elemento do design interno é o freio de estacionamento eletrônico disponível a partir da versão Techno. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço para os porta-copos, que é removível, aumentando a capacidade do console.

Motor e câmbio

O motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.


O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm.

Produzido no Paraná pela Horse, empresa do Renault Group que desenvolve motores de baixas emissões, híbridos e de combustão interna, esse propulsor se beneficia do histórico de robustez e confiabilidade do motor turbo 1.3 flex que tem mais de 1,6 milhão de unidades produzidas. Apenas para o desenvolvimento flex do motor turbo 1.0 foram mais de 13 mil horas para a calibração, além de testes de emissões e durabilidade.

O eficiente propulsor do Kardian traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

A construção moderna e o novo motor turbo flex foram desenvolvidos para o perfil de uso do brasileiro, beneficiando ao máximo o prazer de dirigir com baixo nível de emissões e máxima eficiência.

Além da economia de combustível graças também ao sistema Start & Stop, a combinação com o câmbio automático com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) proporciona um prazer de dirigir ainda maior, com baixo consumo e emissões de CO2 reduzidos.

A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.

Assim como vários modelos europeus da marca, o Kardian associa um motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm a um câmbio com dupla embreagem úmida (EDC, Efficient Dual Clutch). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta (“paddle-shifts”), localizado atrás do volante.

Além disso, este câmbio traz a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio fez a sua estreia mundial com o Kardian.

O câmbio EDC oferece o melhor compromisso entre prazer ao dirigir em uma caixa de câmbio automática e eficiência de combustível próxima à transmissão manual, especialmente com tecnologia confiável de embreagem úmida.

O funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida.

Para maior conforto em congestionamento e durante manobras de estacionamento, por exemplo, basta soltar o pedal do freio gradativamente que o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.

O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático. A dupla embreagem reduz o atrito indesejado e melhora a eficiência de transmissão de movimento do motor para as rodas. Ele apresenta uma unidade de controle eletrônico e atuadores elétricos para otimizar a e economia de energia. As regras de mudança são otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo de combustível e as emissões de CO2.

O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport e Eco), tanto no modo automático como no manual com os “paddle-shifts”.


O Kardian possui ainda a versão Evolution com transmissão manual de seis velocidades. A caixa JX22 foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo e melhor conforto acústico, principalmente em estrada. Essa caixa de transmissão adota ainda um volante que filtra as vibrações do motor.

* Press Release/Renault do Brasil.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> SPRINTER & MOTORHOME


Mercedes-Benz comemora os 30 anos do Sprinter na indústria de motorhomes

Desde 1995, a Mercedes-Benz Sprinter se tornou uma história de sucesso na indústria de motorhomes. No ano passado, um em cada dez Sprinters foi vendido para a indústria global de motorhomes. Para celebrar esse marco de 30 anos de sucesso, a marca com a estrela contará com um convidado ilustre no Caravan Salon 2025, em Düsseldorf, que irá ocorrer entre os dias 29 de agosto a 7 de setembro.


Em exposição: a primeira geração do Sprinter de 1995, convertida em motorhome, bem como o Sprinter atual na variante com cabeçote de tração – na Europa, mais de 50% de todos os motorhomes baseados no Sprinter são equipados com motor a combustão, segundos dados compilados pela própria marca em 2024. Novos modelos baseados na configuração equipado com o motor tradicional serão apresentados na feira pela Carthago, Frankia, HIP Campers, Laika, Malibu e Niesmann+Bischoff, entre outras.


A Sprinter também é homenageada fora do Caravan Salon: por ocasião do seu aniversário, a fábrica da Mercedes-Benz Vans em Düsseldorf oferece visitas gratuitas à fábrica aos interessados. Solicitações de reserva podem ser enviadas para werksbesichtigung65@mercedes-benz.com. A fábrica de Düsseldorf, uma das maiores empregadoras industriais e empresas de treinamento da região, com cerca de 5.500 funcionários, é uma das três fábricas da Sprinter no mundo.

“Há 30 anos, a Sprinter tem consistentemente estabelecido padrões. Com suas diversas variantes, ela se estabeleceu desde o início como a escolha preferida de diversos setores – incluindo o de motorhomes. Temos o prazer de celebrar este sucesso e as parcerias que o tornaram possível no Caravan Salon Düsseldorf“, diz Sagree Sardien, Diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Vans

Três décadas de Sprinter, três décadas de parcerias fortes

O primeiro Sprinter chegou ao mercado em 1995. Ele impressionou com sua versatilidade já permitindo sua conversão em diferentes tipos de motorhomes – de camper vans a motorhomes totalmente integrados. O primeiro Sprinter estava disponível como um chassis cabine, caminhão plataforma ou basculante. Além disso, vans de painel e combis com tetos planos ou altos foram oferecidos. As distâncias entre eixos variaram de 3.000 a 4.025 milímetros.

Em 2006, a Mercedes-Benz introduziu a segunda geração do Sprinter, apresentando atualizações como o teto super alto e um quarto comprimento de carroceria. Um grande salto foi alcançado em relação às melhorias de segurança tornando as viagens mais relaxantes, especialmente para motoristas de motorhome inexperientes. Isso incluía, entre outros, o programa eletrônico de estabilidade ESP e faróis bi-xenon com luzes de curva estáticas. Em 2013, o Crosswind Assist foi introduzido. Os primeiros fabricantes de motorhomes que confiaram no Sprinter incluíram Carthago, Dethleffs, Eura Mobil, Frankia, Hymer, Rapido, Westfalia e Wochner.

A terceira e atual geração do Sprinter estreou em 2018 e recebeu diversas atualizações desde então, conquistando ainda mais fabricantes de motorhomes – mais recentemente, Laika e Niesmann+Bischoff, entre outros. Essas melhorias não só reforçaram a segurança do veículo com novos sistemas de assistência, como o DISTRONIC, como também aumentaram sua versatilidade mais uma vez. O Sprinter agora está disponível como uma variante com cabeçote de tração.

Em termos de construção, o motor a combustão oferece aos fabricantes de motorhomes um grau particularmente alto de liberdade no design da área de estar. A gama de tipos de propulsão também foi expandida: além do motor diesel OM654 com tração traseira e integral, o Sprinter agora está disponível com tração dianteira.

Em 2021, o sistema de tração integral foi ainda mais desenvolvido para distribuir o torque de tração de forma totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação. Outro destaque: um ganho em conforto graças a uma aparência mais próxima da de um carro de passeio, com, entre outros, o inovador sistema multimídia MBUX com tela sensível ao toque e controle por voz ou o volante multifuncional.

Além disso, a van grande agora oferece recursos de conforto de fábrica, projetados especificamente para o uso em motorhomes, como o Modo de Hibernação. Os extras digitais também atendem às demandas do setor, como o sistema de navegação para reboques e veículos de grande porte.

O futuro da Sprinter é a Arquitetura de Vans Mercedes-Benz. Todas as novas vans Mercedes-Benz serão baseadas na Arquitetura de Vans Mercedes-Benz modular, flexível e escalável. Além dos modelos totalmente elétricos da Arquitetura de Vans Elétricas (VAN.EA), a segunda variante da Arquitetura de Vans, a Arquitetura de Vans a Combustão (VAN.CA), apresentará vans com motor de combustão de última geração. Com isso, a Mercedes-Benz planeja fortalecer ainda mais sua posição de liderança no setor.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

>>> GALERIA #0135

 

Volkswagen Bus Deluxe Samba (1967)


















***