quarta-feira, 22 de outubro de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

Volkswagen Touareg R-Line Final Edition

***

terça-feira, 21 de outubro de 2025

>>> FIM DE UMA ERA


Fim de uma era: esta é a última perua Volvo V90 da história

Aconteceu. Depois de idas e vindas, a Volvo confirmou oficialmente o fim da V90, sua maior perua e uma das últimas representantes de um segmento que um dia definiu a marca. A última unidade saiu da linha de montagem de Torslanda, na Suécia, e será incorporada à Volvo Heritage Collection, o acervo histórico da empresa.


A V90 encerra um ciclo iniciado há mais de meio século, quando as peruas da marca se tornaram referência em espaço, segurança e funcionalidade. As peruas da Volvo ficaram marcadas na história pelo design inicialmente quadrado, pela segurança acima da média e por uma robustez. Elas acompanharam gerações inteiras, do 245 ao V70, e ajudaram a consolidar a imagem da marca no mundo. Hoje, esse formato perde espaço diante do avanço dos SUVs, que dominaram o mercado global.

Depois de um alarme falso em fevereiro, a notícia agora é definitiva. A V90 deixará de ser produzida no fim deste mês, sem planos de sucessora direta. A marca, controlada pelo grupo chinês Geely, estuda abandonar por completo o formato das carrocerias longas, à medida que o público migra cada vez mais para os utilitários esportivos.

Em entrevista à Autocar, o CEO Jim Rowan confirmou que a última unidade seria montada em setembro e reconheceu que a V60 deve seguir o mesmo caminho no futuro. Por ora, a irmã menor continuará em produção, mas apenas por tempo limitado. Ao ser questionado se as peruas ainda têm espaço na linha da marca, Rowan foi direto:


Enquanto a V90 se despede, o sedã S90 permanece em linha, embora restrito a poucos mercados. O modelo passou por atualização recente e seguirá sendo vendido na China e em outras partes da Ásia. No restante do mundo, será substituído pelo ES90, liftback elétrico de cinco portas que assume a função de sedã principal da marca.

A Volvo também resgatou o nome XC70, antes usado por uma perua aventureira. Agora, ele batiza um SUV híbrido voltado ao mercado chinês. Questionado sobre o espaço deixado pela V90, Rowan sugeriu que o XC60 pode atrair o público que antes optava por uma station wagon.


O fim da V90 simboliza a mudança de prioridades dentro da marca e no mercado global. As peruas perdem força, enquanto rivais como Audi, BMW e Mercedes-Benz ainda mantêm modelos do tipo em linha, especialmente na Europa. Por lá, ainda existe um público fiel às carrocerias longas e de perfil mais baixo, principalmente em versões mais esportivas, como a Audi RS6 Avant e a BMW M5 Touring.

Os SUVs também tem suas vantagens práticas, como acesso facilitado e porta-malas mais alto, mas as peruas sempre foram mais leves, eficientes e estáveis. Mesmo assim, a preferência pelos altinhos se consolidou e empurrou as wagons para o passado.


Por mais triste que seja ver a V90 partir, a culpa não recai diretamente sobre a Volvo. Se a perua grande tivesse continuado a apresentar fortes vendas, ela teria sobrevivido na linha. Mas não foi o que aconteceu. De acordo com a empresa, o fim do modelo está "de acordo" com o "plano de ciclo global", que agora favorece crossovers e SUVs.

* Adrian Padeanu/Motor 1.

>>> CARAMELO EDITION


Chevrolet lança edição única do Tracker na cor Caramelo em parceria com a Netflix

A Chevrolet, em parceria com a Netflix, lançou uma ativação inédita inspirada no cachorro caramelo, símbolo cultural e afetivo do Brasil. O projeto resultou na criação de um único exemplar do Tracker Caramelo Edition, pintado em uma cor inédita escolhida a partir de milhares de fotos de cães enviadas por tutores de todo o país. O veículo exclusivo será leiloado, e o valor arrecadado será integralmente destinado ao Instituto Caramelo, organização dedicada ao resgate e cuidado de animais abandonados.


A definição da cor envolveu o público de forma colaborativa. Entre 1º e 10 de outubro, fãs foram convidados a enviar imagens de seus cães por WhatsApp. As fotos formaram uma paleta coletiva de tons, que serviu de base para chegar ao “tom mais caramelo do Brasil”. Todo esse processo foi reunido em uma landing page especial, que exibe as fotos recebidas, explica a iniciativa e conecta o público ao leilão beneficente.

Além da participação popular, a campanha também desdobra conteúdos digitais em parceria com o ator Rafael Vitti, protagonista do filme da Netflix, que destaca funcionalidades do sistema OnStar voltadas ao cuidado com pets, como comandos remotos, assistência emergencial e o recurso Bom Samaritano. Criadores de conteúdo e perfis de pets conhecidos, como Leo Bagarolo (tutor das cachorrinhas Madalena e Biquinha) e a caramelo Mel (@melzoca_caramelo), ampliam a mensagem com vídeos bem-humorados e afetivos.


“Ao lado do cachorro caramelo, que simboliza a afetividade e a diversidade do Brasil, a Chevrolet reafirma seu papel como marca conectada à cultura nacional e que, há 100 anos, transforma engajamento em impacto positivo para a sociedade”, destaca Guilherme Arruda, diretor sênior de Marketing GM América do Sul.

Criada pela WMcCANN, em parceria com a Netflix, a iniciativa reforça o compromisso da Chevrolet em celebrar a cultura brasileira por meio de projetos que combinam inovação, emoção e impacto social.

“O Tracker Caramelo é um tributo à brasilidade e à empatia que o caramelo representa. Colocar essa homenagem em movimento é a maneira da Chevrolet reafirmar seu compromisso com os temas que importam para o brasileiro”, destaca Dani Ribeiro, CCO da WMcCANN.


O cachorro caramelo já fazia parte da comunicação recente da Chevrolet. Na campanha do Novo Tracker, “Evoluímos onde mais importa”, o personagem foi o companheiro da protagonista em uma narrativa que destacou os recursos de segurança do veículo e o papel do OnStar no resgate de pets. Agora, com o Tracker Caramelo, a marca transforma essa relação emocional em um projeto de engajamento e impacto social.

* Press Release/GM do Brasil.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA



Toyota Hilux com 2,5 milhões de km rodados que nunca teve o motor aberto...

***

>>> NOVO DAF 10X4


DAF expande gama com chassis 10x4 de fábrica

A DAF Trucks está expandindo sua linha de produtos na Europa com um chassi 10x4 projetado para aplicações pesadas, especialmente na construção civil. A DAF já oferece uma ampla gama de chassis 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. A adição do chassi 10x4, de fábrica para aplicações de construção pesada, enriquece ainda mais a gama. Alta carga útil, excelente manobrabilidade.


O impressionante chassi de cinco eixos é equipado com dois eixos dianteiros com molas de lâmina de 8 ou 9 toneladas e um tridem de 34 toneladas com suspensão a ar. O tridem consiste em um tandem de dupla tração (disponível com redução simples ou no cubo) e um eixo de arrasto elevável com direção hidráulica. Esta configuração combina alta capacidade de carga útil com excelente manobrabilidade.

Os eixos dianteiros duplos e suas respectivas cargas por eixo permitem a instalação de guindastes de alta capacidade diretamente atrás da cabine. O eixo traseiro direcional do tridem foi projetado para uma carga estática de 26 toneladas, crucial para tarefas como carga e descarga de contêineres pesados ​​com ganchos, quando todo o peso pode repousar temporariamente quase que exclusivamente no último eixo.

O novo chassi é oferecido com sistemas de transmissão equipados com os eficientes motores PACCAR MX-11 e MX-13 e a transmissão automatizada TraXon. As potências variam de 300 cv (220 kW) a 530 cv (390 kW).

O novo caminhão de 5 eixos está disponível nas versões XD e XF. O design ergonômico de ambas as cabines é ideal para o uso pretendido do chassi FAF. O painel inclinado, as linhas de cintura ultrabaixas das janelas e a janela de visualização opcional da calçada proporcionam excelente visibilidade direta ao redor da cabine. As câmeras digitais do Sistema de Visão Digital DAF, o DAF Corner View e a câmera de ré oferecem visibilidade indireta incomparável das áreas à frente, ao lado e atrás do caminhão.

O novo chassi 10x4 FAF já está disponível para encomenda na rede DAF de mais de 1.100 revendedores oficiais em território europeu.

* Press Release/DAF Trucks.

>>> VOLKSWAGEN TAOS 2026


Novo Taos chega com mais personalidade, segurança e o DNA puro da VW

O Volkswagen Taos, um dos modelos pioneiros no segmento de SUVs médios no Brasil, chega em sua versão para 2026, agora mais seguro, conectado e refinado.


Agora, com produção na planta de Puebla, no México, o membro da família SUVW foi apresentado em sua nova roupagem durante o Vendas Experience, evento da Volkswagen para todas as concessionárias do Brasil para discutir sobre a marca, os produtos e o que vem por aí.

Com história de pioneirismo e pedigree de um Volkswagen puro, o Novo Taos se tornou referência quando o assunto é dirigibilidade, segurança e conforto. Para 2026, a personalidade evolui, com a continuidade no vanguardismo do modelo.

A assinatura de design é o destaque. Encontrar o Novo Taos nas ruas será tarefa fácil: primeiro modelo no mercado nacional a receber o logo iluminado na traseira. Acompanhado do light strip que conecta as novas lanternas traseiras, o emblema da VW acende em vermelho, criando uma linha inédita de iluminação.


Na dianteira, os faróis IQ. Light seguem como item de série, agora com uma apresentação diferente, em formato de “X” no canhão principal em LED dos faróis. O light strip contorna a dianteira – exclusivo para versão Highline -, acompanhando os novos para-choques com abertura para entrada de ar maior, seguindo os traços de design de seus colegas de portfólio Tera, Nivus e T‑Cross.

A cartela de cores cresceu com duas novas opções: Azul Pacífico e Cinza Glacial, e ambas aceitam a combinação com teto em preto na versão Highline. O Cinza Platinum, Branco Puro, Preto Mystic e Prata Pyrit completam a paleta.

Carregando toda essa personalidade, o motor 250 TSI seguem fazendo um excelente papel. Com 150 cv de potência, 25,5 kgfm de torque e aliado ao novo câmbio de oito velocidades, o Taos se mantém com melhor consumo e aceleração 0-100 km/h da categoria, além do menor espaço de frenagem graças ao conjunto de freios a disco nas quatro rodas – essas que são de 19 polegadas para versão Highline e opção inédita de 18 polegadas para a versão Comfortline.

Na categoria de SUVs médios, espaço interno é palavra-chave para atender as principais funções de modelos desse segmento: viajar com a família e carregar todas as bagagens.

O Taos sempre foi referência nesse assunto, e isso segue como você conhece. São 498 litros de porta-malas, maior espaço para os passageiros no banco traseiro, tanto de joelhos como cotovelos. Para o motorista e carona, os bancos têm excelente posição para dirigir e conforto de sobra para longas viagens.


O que muda é como você sente tudo isso. Os bancos, painel e portas recebem novo revestimento premium, com costuras em contraste, Ambient Light com 10 opções de cores e a nova construção do painel. O novo VW Play Connect de 10,1 polegadas agora é flutuante, acompanhando o ar-condicionado digital de duas zonas e o carregador de celular por indução. O volante retoma os botões físicos, a pedido dos clientes da marca, mantendo todas as interações de conectividade e segurança na ponta dos dedos.

Ativando pelos botões no lado esquerdo do volante ou pela ponta da alavanca de seta, o painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas abre a lista de todas os sistemas ativos de segurança disponíveis para o Taos: o inédito Travel Assist se junta ao Lane Assist, Blind Spot Monitoring, ACC com função Stop & Go e a frenagem autônoma de emergência com a função Multicollision Brake, que evita um segundo impacto em caso de acidente.

Além dos sistemas ativos, a cabine conta com seis airbags de série e, - graças a conectividade do VW Play Connect -, também é possível ter acesso as mais de 15 funções do app Meu VW, aumentando a segurança quando você está no carro e quando está longe dele também.

Em breve, o Novo Taos estará disponível em todas a rede de concessionárias da Volkswagen no Brasil.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> BRUBAKER BOX


Conheça a van Brubaker Box, sensação nos anos 70

Não há muitos carros novos realmente estranhos à venda hoje em dia. Décadas atrás, os fabricantes de kit alavancavam as vendas de plataformas da Volkswagen para garantir que praticamente qualquer segmento do mercado fosse atendido. Aqueles que queriam curtir viagens de carro com clima de carpete felpudo e estilo californiano, com um formato diferente da Kombi, tiveram essa opção por um breve período. Uma delas era a van esportiva Automecca.


Mais conhecida como Brubaker Box, em homenagem ao seu criador, Curtis Brubaker, este lounge sobre rodas era construído sobre um chassi de Fusca. Brubaker montou originalmente apenas três unidades antes de sua empresa fechar, mas a Automecca, posteriormente, comprou os direitos e comercializou o design como uma Van Esportiva.


Considerando que muitos consideravam o Porsche Cayenne um sacrilégio e incapaz de fazer jus ao nome da marca, não é de se admirar que a "Van Esportiva" nunca tenha vingado. Dito isso, existe um nicho de mercado para exemplares originais hoje em dia. No total, houve apenas cerca de duas dúzias de exemplares completos da Brubaker Box, o que as torna extremamente raras.


Este exemplar, evidentemente, passou três décadas guardado em uma garagem em Indiana antes de ser restaurado em 2021. O vendedor supervisionou uma reforma documentada que incluiu uma nova pintura em vermelho vivo, revestimento cerâmico e um motor boxer de quatro cilindros 1.6 refrigerado a ar, com carburador EMPI e cabeçotes de aço inoxidável. Não se sabe quanta potência esta van esportiva produz, mas ela envia a potência necessária para as rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio automática de quatro velocidades.


O exterior parece algo que Elon Musk teria projetado na época. É angular, surpreendentemente pequeno no geral, mas muito espaçoso. Há apenas seis peças de vidro no total, a maioria delas à frente da linha central, então os pontos cegos nesta van devem ser desafiadores. Pranchas de surfe ficam no teto, e um para-choque dianteiro com textura de madeira completa este design ousado.


Dentro da cabine, a van se destaca de uma forma genuinamente charmosa. O estofamento vermelho acolchoado está por toda parte, inclusive no banco traseiro envolvente. Na frente, um toca-fitas Brother Aquatron VX-33 de 8 canais original está pronto para tocar, caso o próximo proprietário tenha o hardware necessário.

***

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

>>> GALERIA #0137

 

Honda Element EX 4WD (2003)















***

>>> FORD TRANSIT NO GUINNESS


Ford Transit conquista recorde com maior desfile de vans do mundo

Como parte da comemoração de 60 anos da Transit, a Ford convidou proprietários da van a participar de um desfile no seu centro técnico em Dunton, no Reino Unido. No total, 201 Transits se juntaram ao comboio, que foi registrado oficialmente no Guinness World Records como o maior desfile de vans do mundo.


Desde Transits de primeira geração a gasolina até modelos mais recentes, incluindo a elétrica E-Transit e a híbrida plug-in Transit Custom, participaram do desfile que reuniu clientes, proprietários de negócios, concessionárias, parceiros modificadores, mídia, funcionários da Ford e fãs.

O certificado do recorde foi entregue à Ford por Carl Saville, jurado e árbitro do Guinness World Records, durante o Transit Festival, evento que celebrou a rica história da van.


“No Guinness World Records documentamos fatos incríveis de todo o mundo e o recorde de 'maior desfile de vans' é um ótimo exemplo disso, especialmente porque celebra a icônica van Ford Transit – o veículo apropriado para deter este título”, disse Saville.


Para Lisa Brankin, presidente e diretora geral da Ford da Grã-Bretanha e Irlanda, o comboio de Transits demonstrou a enorme variedade de serviços possibilitados pela van mais vendida do mundo. “Essa conquista é um testemunho da versatilidade e da paixão inspirada pela Transit, que tem sido a referência da indústria há seis décadas.”

Cada um dos motoristas que participou do desfile também recebeu um certificado personalizado para registrar a sua participação no evento. Um deles foi o presidente do Transit Van Club, Peter Lee, que deu uma contribuição importante para a conquista do recorde.

“Há 60 anos a Transit está presente na vida de milhões de vidas, apoiando negócios e comunidades, e cada uma dessas pessoas faz parte da história desta van icônica", disse Lee. “A Transit faz parte da minha vida desde que me lembro e estar envolvido nesta quebra de recorde é algo muito especial. É um dia que não vou esquecer tão cedo.”

Depois da concentração em Dunton, o comboio percorreu 46 quilômetros até o Transit Festival no Chelmsford City Racecourse, onde mais de 2.500 fãs se reuniram para participar de várias atividades, incluindo jogos e atividades práticas, como workshops para ajudar pequenos empresários a otimizar a produtividade dos seus veículos e usar as mídias sociais para expandir seus negócios.


Lançada em agosto de 1965, a Transit já soma mais de 13 milhões de unidades produzidas globalmente e é a van mais vendida no Reino Unido há 59 anos.

* Press Release/Ford Motor Company.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2016 Renault Talisman Wagon

***

terça-feira, 30 de setembro de 2025

>>> DAIMLER NA BUSWORLD 2025


Daimler Buses revela destaques de suas marcas na Busworld Europa 2025

Estreia mundial do ônibus intermunicipal elétrico Mercedes-Benz eIntouro, nova geração de baterias NMC4 para o Mercedes-Benz eCitaro, uma série de inovações ligadas a temas de eletromobilidade, segurança e sustentabilidade, além de novos serviços de pós-venda da Omniplus – na Busworld Europa 2025, em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 4 e 9 de outubro de 2025, a Daimler Buses irá demonstrar sua força inovadora e reforçar sua liderança, tanto na transição para a eletromobilidade, quanto no desenvolvimento do transporte seguro e sustentável com ônibus urbanos e rodoviários na Europa e no mundo inteiro.


A Daimler Buses exibirá um total de oito ônibus inovadores das marcas Mercedes-Benz e Setra no estande 503, no Pavilhão 5. Outros três veículos Mercedes-Benz estarão disponíveis na área externa, sendo que dois deles estarão disponíveis para test-drive.

Mercedes-Benz eIntouro: mobilidade elétrica para rotas intermunicipais e de turismo

Com o novo Mercedes-Benz eIntouro, a Daimler Buses apresenta ao público seu primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico. O eIntouro é baseado no conhecido modelo Intouro movido a diesel. No entanto, agora conta com um sistema de propulsão elétrico com baterias LFP e motor central.


Com isso, a Daimler Buses passa a oferecer mobilidade elétrica para rotas interurbanas, transporte escolar, serviços de traslados e excursões, além de viagens de curtas distâncias. Estão disponíveis duas versões de comprimento: o eIntouro de 12,18 metros e o eIntouro M de 13,09 metros.

Pela primeira vez em um ônibus europeu, o eIntouro permite atualizações de software via OTA (over the air), ou seja, remotamente, sem necessidade de visita à oficina.

Mercedes-Benz eCitaro com bateria NMC4

Outro marco no desenvolvimento da eletromobilidade na Daimler Buses é a introdução da quarta e mais recente geração de baterias, a NMC4. Ela será utilizada nos modelos Mercedes-Benz eCitaro, eCitaro G, eCitaro K e eCitaro Fuel Cell a partir de 2026. Por isso, a Daimler Buses está exibindo um eCitaro equipado com baterias NMC4 na Busworld Europa 2025.


A nova geração de baterias NMC4 combina alta densidade energética, que permite autonomias maiores, com uma vida útil muito longa. Essa durabilidade estendida é alcançada não apenas por meio de carregamento suave com potência máxima de 150 kW, como também por meio de recargas rápidas regulares com capacidade de até 300 kW.

Setra na Busworld: ônibus premium de entrada baixa e rodoviários

Uma amostra representativa da atual linha de ônibus intermunicipais e rodoviários será apresentada pela marca Setra no estande da Daimler Buses na Busworld. A atual MultiClass será representada pelo Setra S 515 LE, um ônibus intermunicipal de entrada baixa. O modelo S 515 HD, ônibus rodoviário High Deck, representa a ComfortClass, enquanto o S 516 HDH High Deck, super rodoviário com acabamento exclusivo, será exibido na versão TopClass no evento. Já o S 531 DT Double Deck, ônibus de dois andares TopClass, destaca-se pela alta capacidade de passageiros e ampla variedade de aplicações.

Novidade: serviço de recondicionamento e substituição de baterias de alta voltagem

Na Busworld, a Daimler Buses lançará novos serviços para prolongar a vida útil dos ônibus elétricos. A Companhia oferece agora o recondicionamento das baterias destes veículos. Além disso, a partir de 2026, a fabricante ampliará sua oferta com a substituição por baterias da nova geração, que oferecem maior autonomia. Com tais iniciativas, a Daimler Buses busca garantir que os veículos eletrificados da marca tenham uma vida útil tão longa quanto os modelos a diesel. As duas soluções fazem parte de uma ofensiva de e-service voltada a todo o ciclo de vida e à eficiência econômica dos ônibus elétricos e de suas baterias.

Inicialmente, os novos serviços serão oferecidos para o Mercedes-Benz eCitaro, ônibus urbano totalmente elétrico da marca.

Omniplus Charge: nova marca para serviços de infraestrutura de recarga

A Daimler Buses Solutions GmbH agora disponibiliza seus serviços sob a marca Omniplus Charge. A Empresa presta consultoria às operadoras de transporte e oferece suporte ativo em sua transição para a eletromobilidade.

Especializada em consultoria, planejamento e construção de infraestruturas para eletromobilidade e hidrogênio, a Daimler Buses, juntamente com especialistas da própria Daimler Buses Solutions GmbH e outros parceiros, pode fornecer todo o ecossistema de eletromobilidade a partir de uma única fonte, mediante solicitação. Isso inclui desde a análise da viabilidade até a configuração personalizada de ônibus elétricos e a infraestrutura completa, como obras civis, instalações elétricas, sistemas de recarga, armazenamento de baterias, gerenciamento de carregamento e diversos serviços digitais.

Omniplus: geofencing inteligente e novos serviços digitais

A Omniplus não possui apenas a maior rede de serviços especializada em ônibus da Europa – sua rede de centros especializados em ônibus elétricos também está em constante expansão. No campo dos serviços digitais, a Omniplus está ampliando sua oferta com soluções que não se limitam apenas aos ônibus elétricos. Por exemplo, todos os ônibus recém-entregues pela Daimler Buses, a partir deste ano receberão, como opção, o chamado Pacote de Serviços Digitais, com uso gratuito por três anos para ônibus a diesel e seis anos para elétricos.

Um novo serviço da Omniplus, disponível pela primeira vez no novo eIntouro, envolve atualizações de sistema e software via OTA (over the air), ou seja, sem necessidade de visita à oficina, com transferência via rede móvel e instalação em horário programado.

Outra solução inovadora é o Omniplus On monitor tracking services plus, voltado para geofencing (cerca virtual) com controle de velocidade. Ele permite configurar zonas com limite máximo de velocidade. Quando um ônibus da frota entra em uma dessas zonas, o limitador de velocidade do veículo é ativado automaticamente, impedindo que o limite definido seja ultrapassado.

Por sua vez, o Omniplus On Battery Monitoring foi especialmente desenvolvido para ônibus elétricos, fornecendo aos operadores de frota informações sobre o estado da bateria de alta voltagem e recomendações para uso ideal. O serviço gratuito Warranty Status oferece informações sobre o status da garantia da bateria e ajuda a prevenir possíveis violações da garantia.

* Press Release/Daimler Buses.

>>> NISSAN FRONTIER ATTACK 2026


Nissan Frontier Attack: picape ganha novidades para a linha 2026

A Nissan Frontier Attack, versão com o melhor custo-benefício de sua categoria, recebe importantes atualizações. A partir de agora, a picape equipada para o off-road eleva o nível de segurança com a inclusão de novos itens no pacote ADAS de assistência do motorista.


O conjunto de novos equipamentos inclui o Alerta Avançado de Colisão Frontal (que avisa o motorista sobre a possibilidade de uma colisão) e o Assistente Inteligente de Frenagem (que atua para evitar ou mitigar os danos de uma colisão). Outra novidade é o Alerta Inteligente de Atenção ao Motorista, um sistema que ajuda a prevenir acidentes causados por fadiga.


Além disso, todas as versões da linha 2026 agora tem a possibilidade de o motorista desligar o airbag do passageiro quando estiver sozinho no carro ou transportando uma criança. A ação é feita pela chave do carro e a informação se o equipamento está ativado ou desativado fica à mostra no painel, por acendimento de LED localizado entre as saídas de ar centrais.


Desenhada para fazer mais e desenvolvida com base em três pilares principais – design, tecnologia e robustez – a Nissan Frontier é vendida em três versões –Attack, Pro-4X e Platinum-que atendem diferentes perfis de consumidores, desde aventureiros até aqueles que buscam o máximo em conforto ou um veículo voltado para o trabalho.


De acordo com a versão, o modelo tem inovações como a Visão 360º Inteligente (a primeira a dispor deste equipamento no segmento); Detector Inteligente de Objetos em Movimento; teto solar (também a primeira entre os concorrentes); multimídia com tela de oito polegadas; seis airbags e sistema Isofix para cadeiras infantis. Além disso, como outros destaques, a Nissan Frontier tem recursos como os bancos "Gravidade Zero"; controles de tração e estabilidade; bloqueios manual e automático de diferencial; freios ABS com EBD e BA, controle automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA).


A estrutura da Frontier é reforçada e leve, proporcionando resistência e eficiência. A suspensão traseira multilink com molas helicoidais e a suspensão dianteira com braço duplo e barra estabilizadora garantem maior estabilidade e conforto, tanto no asfalto quanto no off road. Sob o capô, em todas as versões, o motor é um 2.3 16V biturbo a diesel.

* Press Release/Nissan do Brasil.