sexta-feira, 7 de março de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***


>>> NOVO VOLVO XC60


Maior sucesso de vendas da Volvo está melhor do que nunca: Conheça o novo XC60

A partir do modelo 2026, o XC60 recebe atualizações significativas, apresentando novidades na experiência do usuário, design e conforto, juntamente com um sistema de infoentretenimento mais rápido.


Desde sua apresentação, em 2017, o XC60 tem sido o carro mais vendido da Volvo Cars e um dos híbridos plug-in mais vendidos na Europa e no Brasil. No território nacional, o modelo é consistentemente líder entre os SUVs médios (D-SUV), garantindo a primeira colocação por sete anos seguidos. Em todo o mundo, já foram comercializados mais de 1,5 milhão de XC60 e o ano passado marcou mais um recorde de vendas.

“Com uma experiência de usuário de ponta, design escandinavo modernizado, conforto aprimorado e interior ainda mais luxuoso, o XC60 define o padrão ainda mais alto para SUVs de médio porte”, afirma Erik Severinson, diretor de produto e estratégia da Volvo Cars. “As melhorias se concentram no que acreditamos ser mais importante para nossos clientes. Essas atualizações garantem uma experiência mais agradável e exclusiva, com o carro sendo melhorado ao longo do tempo graças às atualizações over-the-air (de forma remota)”.


Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, reforça o discurso de Severinson. “O XC60 é um carro incrível. Ele apresenta todo o conforto, requinte e segurança característicos dos nossos produtos, com tamanho ideal para ser o carro ‘da família’. Sempre gosto de contar que temos casos de clientes que já estão em seu quarto ou quinto XC60, pois gostam do que o carro oferece e não querem mudar”, conta Godoy.

A chegada do XC60 atualizado nas concessionárias brasileiras está prevista para o segundo semestre de 2025.

Nova experiência do usuário

O novo XC60 vem equipado com novo visual e nova geração de multimídia da Volvo Cars, projetada para ser uma maneira segura e agradável de interagir com a tela central de infotainment, mais focada e personalizada do que seu antecessor, com vários serviços do Google integrados.


Conforme anunciado anteriormente, este ano todos os carros Volvo sairão de nossas fábricas com esta nova UX. Além disso, cerca de 2,5 milhões de clientes em todo o mundo receberão atualizações - que podem ser feitas de forma remota (over-the-air) - em seus carros fabricados a partir de 2021, model year 22 por meio de uma simples mensagem na tela central.


Uma nova central multimídia de 11,2 polegadas aprimora ainda mais a experiência no XC60, abrindo um mundo de novos recursos, aplicativos e atualizações. A densidade de pixels é aumentada em 21%, resultando em uma tela ainda mais nítida.

Graças à plataforma Snapdragon Cockpit de última geração da Qualcomm Technologies, o sistema de infotainment com Google integrado é mais de duas vezes mais rápido que o sistema anterior, com geração de gráficos dez vezes mais rápida.


O resultado é um sistema de infotainment mais rápido, que exibe as informações certas na hora certa para reduzir a distração do motorista e aumentar a segurança.

O exterior do novo XC60 traz um visual mais contemporâneo ao modelo premium de cinco lugares. A nova entrada de ar, com a icônica marca de ferro da Volvo Cars, reflete as atualizações recentes do XC90, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. O XC60 atualizado também vem com novas opções de rodas e lanternas traseiras escurecidas.


Como mais uma novidade, o novo XC60 estará disponível em duas novas cores: Forest Lake e Aurora Silver. Além disso, Mulberry Red estará disponível no modelo pela primeira vez.

Em termos de materiais, uma mistura de acabamentos interiores renovados, incrustações e novos materiais premium, como Quilted Nordico e Navy Herringbone Weave, oferece uma experiência mais exclusiva e contemporânea. Com armazenamento inteligente, novos porta-copos, um carregador de telefone sem fio aprimorado e um compartimento de carga flexível e espaçoso, o interior do XC60 é versátil e prático.


Graças a uma cabine ainda mais silenciosa e ao lendário conforto do assento da Volvo Cars como padrão, andar no novo XC60 ficou mais confortável do que nunca. Para um passeio ainda mais luxuoso, o modelo conta com suspensão a ar como opcional e vidros laterais laminados - estes itens são de série nas versões Ultra e Ultra Dark, no mercado brasileiro. Além de ser equipado com a tecnologia de purificação de ar de última geração da Volvo Cars para maior bem-estar.


Para apresentar uma experiência sonora excepcional, as versões Ultra e Ultra Dark do XC60 conta com o sistema Bowers & Wilkins High Fidelity – com novo design de malha de alto-falantes – que reproduz fielmente a música exatamente como o artista pretendia, tornando-o um dos sistemas de áudio automotivo com melhor som.

* Press Release/Volvo Cars.

quinta-feira, 6 de março de 2025

>>> PROPAGANDA

 

1984 Chevrolet Camper & Motorhome

***

>>> RAM RAMPAGE NIGHT EDITION


Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel estreia pacote Night Edition

A Rampage, sucesso de vendas da Ram no Brasil e primeiro modelo da marca desenvolvido fora dos Estados Unidos, tem mais uma novidade para os consumidores e fãs da marca do carneiro montanhês: o pacote opcional Night Edition, que chegou ao mercado ano passado na versão Laramie 2.0 turbo a gasolina, passa a ser disponibilizado na linha 2025 também para a Rampage Laramie com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque.


A Night Edition, que apareceu pela primeira vez nas picapes da Ram na 2500 Laramie em 2020, destaca-se pelos detalhes externos no tom preto brilhante ou na cor da carroceria substituindo elementos originalmente cromados. Os detalhes desta configuração incluem maçanetas na cor da carroceria, além de grade dianteira, molduras das janelas, rodas de liga leve de 18”, molduras superiores dos faróis e espelhos retrovisores pintados em preto brilhante. Já o skid plate e os badges são escurecidos na cor Granite Crystal. Para completar o pacote de mudanças externas, o para-choque traseiro recebe pintura especial preta no lugar do para-choque cromado.

Internamente, a variante Night Edition é equipada com bancos em couro preto, cor que se repete nos painéis de porta e de instrumentos substituindo o acabamento Mountain Brown característico da Laramie cromada. Além dos bancos e painéis, o revestimento das colunas e o forro de teto também são escurecidos, trazendo mais esportividade e requinte.

Além de todo o requinte e tecnologia comum às picapes Ram que a Rampage já oferecia, no início deste ano o modelo incrementou ainda mais a sua segurança ao passar a ser equipado com o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) de nível 2 como item de série para as versões Rebel, R/T e Laramie, incluindo os modelos equipados com o pacote Night Edition.

O pacote Night Edition para a versão Laramie 2.2 Turbodiesel chega às concessionárias com preço público sugerido de R$ 5.000,00 e está disponível com todas as cores externas.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quarta-feira, 5 de março de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1960 Mack B-61T

***

>>> VOLKSWAGEN TERA


Um ícone no maior show da Terra: conheça o Novo Tera

A Volkswagen celebra a identidade nacional, a criatividade e a energia do povo brasileiro ao revelar, em pleno Carnaval, o seu mais novo SUV: seja bem-vindo, Tera! Em ação inédita, a marca alemã exibe no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o modelo que chegará ao mercado nacional para democratizar o segmento de SUVs.


“A grandeza e a relevância do Novo Tera para o mercado são refletidas pelo imenso interesse da imprensa e do público. Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões. Agora, com a revelação do Novo Tera, a Volkswagen não só apresenta o modelo mais importante dos últimos tempos, como inova ao se tornar a primeira marca de automóveis a apresentar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do planeta”, comenta Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.


Previsto ainda para o primeiro semestre no Brasil e para o segundo na América Latina, o Novo Tera ficará posicionado entre Polo e Nivus dentro da gama, sendo o SUV de entrada da marca. A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume e seu lançamento tem como objetivo reforçar e ampliar a liderança da VW no segmento de SUVs. O Tera faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a marca alemã prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista.


Embora o Tera seja 100% brasileiro, desenhado, desenvolvido e produzido por aqui, a sua ambição é global. O modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.


O Novo Tera é 100% brasileiro, é lindo, é SUV e é tecnológico. Feito pelo talentoso time encabeçado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas, o Tera estreia uma nova identidade de estilo dos modelos VW no Brasil, caracterizada por traços fluidos e uma escultura traseira autêntica. As linhas que têm origem nos paralamas criam uma sensação de altura e presença. Esse jogo de proporções não só eleva visualmente o modelo, como também reforça a robustez da sua estrutura, especialmente na dianteira, onde a imponência é ampliada. No segmento traseiro, o alargamento da coluna “C” segue o mesmo princípio, conferindo um equilíbrio perfeito entre fluidez e força. As rodas, por sua vez, são dimensionadas de maneira exata a preencher as caixas de roda, criando uma harmonia entre o volume da carroceria e a postura dinâmica do veículo. O teto ainda tem caimento esportivo sem perder a característica marcante de um SUVW.

A iluminação é o abre-alas: os faróis FULL LED trazem uma assinatura de iluminação fracionada, que torna a presença do veículo realmente única. As lanternas traseiras também são inovadoras, com um efeito luminoso denominado “click-clack”, presente em modelos como Passat e Tiguan.

O Novo Tera será oferecido em diferentes versões de acabamento, atendendo a diferentes necessidades e preferências do consumidor. Na passarela do samba carioca, ele faz primeira aparição em três cores: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. A configuração que desfila no sambódromo se destaca pelas rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’, pacote ADAS, entre outros.

Uma das grandes surpresas do Novo Tera são os chamados “Easter Eggs”. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.

Com o Novo Tera, a Volkswagen reafirma seu compromisso com o Brasil e sua capacidade de criar produtos que conectam pessoas e histórias ao redor do mundo. É a estreia de um novo ícone pop da Volks!

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

terça-feira, 4 de março de 2025

>>> MERCEDES-BENZ ACTROS EVOLUTION


Mercedes-Benz Actros Evolution é destaque pelo alto padrão de conforto, segurança e rentabilidade

Caminhão extrapesado mais seguro, tecnológico e o mais completo da categoria, o Mercedes-Benz Actros Evolution atende, cada vez mais, aos pedidos dos clientes. A esses atributos junta-se também o alto padrão de conectividade e interatividade, além do conforto, ergonomia e bem-estar a bordo da moderna e ampla cabina. Isso auxilia o motorista a cumprir sua jornada com segurança, tranquilidade e produtividade, seja na condução do veículo ou em seus momentos de descanso e de repouso.


“O Actros Evolution é marco de inovações e melhorias de qualidade no caminhão, além disso, é a melhor versão da linha Actros já vendida no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Destaque do nosso atual portfólio, ele é resultado de um processo de evolução constante, oferecendo cada vez mais confiabilidade e mais eficiência para frotistas e transportadores, além de mais força, conforto, tecnologia e segurança para o motorista no transporte de cargas e na logística”.

“O Actros Evolution é a mais nova e robusta solução derivada do nosso compromisso diário As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, diz Jefferson Ferrarez. “Todas as novidades atendem demandas e sugestões dos clientes, captadas no dia a dia de contato com quem efetivamente faz o transporte pelas estradas do País. Estamos em uma nova era, entregando a confiança de sempre”.


Na evolução do Actros, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Desde o lançamento da versão Proconve P8 (Euro 6), este é o motor mais potente da marca no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível. Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, sendo o melhor do mercado. Esse motor apresenta menores índices de ruído e de vibração, além do menor consumo de combustível até 8% menor que um OM 460 da legislação Euro 5.

“Seguindo o propósito de evolução permanente, chegamos então ao Actros Evolution”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Com base na evolução dos últimos anos, essa linha resume bem a oferta constante de novas soluções para os clientes, tanto no que se refere a novidades para o veículo em si, como também aos serviços agregados. Estamos atingindo um novo patamar de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto para as operações. Porque afinal, inteligente é nunca parar de evoluir”.


Entre os principais destaques do Actros Evolution, vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida, maior vida útil e preservação da partida do motor. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460 LA, mais moderno e que traz ainda mais robustez e eficiência para o sistema. Juntos, esses itens oferecem grande confiabilidade e durabilidade do sistema pneumático do caminhão. Além do menor consumo de combustível, trem de força potente, redução de 33% nas paradas de manutenção, manutenção preventiva otimizada, o kit robustez da cabina para operações mix-road e itens de praticidade como carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista.

“E para compor o Actros Evolution, nada melhor do que um design mais sofisticado, com a nova pintura de grade especial, a fim de registrar esse marco de evolução do produto. Agora, os faróis em LED são de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade. Já o pacote Styleline é destaque pela estrela iluminada”, diz Jefferson Ferrarez.


O atual portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz traz outro grande destaque muito aguardado no mercado: a oferta de suspensão metálica para os modelos Actros Evolution 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende aos pedidos de clientes.

A suspensão metálica com molas trapezoidais interligadas pelo balancim e equipada com suspensor do terceiro eixo, representa um conjunto consagrado no mercado e reconhecido pela sua confiabilidade.

O Actros ainda segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele.

“Como se vê, com o Actros Evolution, entregamos um caminhão cada vez mais completo para atender necessidades específicas dos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com a versão de suspensão metálica oferecemos maior robustez ao caminhão, mais vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, maior eficiência, mais praticidade e mais conforto para o motorista nessas circunstâncias”.

Oferecida nas versões Space e Top Space, a cabina do Actros é um diferencial do produto no mercado. Ela foi especialmente desenvolvida para o Brasil, dentro da plataforma global de caminhões Mercedes-Benz, seguindo as tendências mundiais de design, aerodinâmica, ergonomia e segurança.

“Evolução da casa do motorista, a cabina apresenta versões com painel analógico e digital, sendo mais interativa e conectada, além disso é confortável e ergonômica“, ressalta Jefferson Ferrarez. “Trabalhando, descansando ou se conectando, o novo Actros traz uma nova experiência para o motorista”.


A cabina é espaçosa e oferece excepcional conforto aos ocupantes. Um grande destaque é o túnel de apenas 120 mm, um dos mais baixos do mercado, assegurando uma generosa e abrangente altura interna de até 1,84 m. Isso proporciona facilidade de movimentação e comodidade para o motorista em todas as situações de uso, seja como local de trabalho, sala de estar ou dormitório.

O interior da cabina é amplo e requintado, com revestimentos de alta qualidade e fácil limpeza. A cor bege, tendência nos veículos Mercedes-Benz, transmite a sensação de um ambiente aconchegante e espaçoso.

No posto do motorista, a posição de dirigir é mais ergonômica, semelhante a um automóvel. A regulagem da coluna de direção é ampla, de cerca de 30º e 100 mm de profundidade, acomodando motoristas dos mais diversos biotipos. Possui posição de descanso para saída rápida.

O banco pneumático possui até 11 regulagens. O design envolvente “abraça” o motorista. Possui um curso total de 50 cm e um curso extra de 6 cm (acionado por alavanca). O cinto de segurança do motorista é integrado ao banco e com regulagem de altura. Tudo para mais conforto, produtividade e segurança do motorista.

A cama é inteiriça, sem recortes. O colchão é em peça única e a espuma é de alta densidade e tecido que transmite conforto. Suas dimensões são de 2,20 m de comprimento e 75 cm na largura. Ela é removível, facilitando eventuais manutenções. Tudo isso para mais comodidade, bem-estar e conforto ao dormir.

A cabina é generosa em compartimentos para guarda de objetos, bagagens e pacotes. São mais de 30 porta-objetos oferecendo um volume total de cerca de 700 litros.

Atendendo outra solicitação de motoristas, a geladeira com capacidade de 25 litros é do tipo gaveta e fica posicionada debaixo da cama. Está equipada com sistema de proteção, com sensor de inclinação que evita alguma avaria na geladeira.

O Actros Evolution está equipado com chave é inteligente. Para ligar o veículo, basta acionar o botão "start/stop", semelhante ao de um automóvel de luxo. Para isso, o motorista precisa estar com este controle em mãos ou a dois metros do veículo.

O sistema é codificado e ajuda a evitar furtos, aumentando assim a segurança do motorista, do caminhão e da carga. Também possui outros itens de conforto, como abertura das portas e checagem das luzes do veículo, o que, aliás, evita multas e aumenta a segurança.

O painel digital com duas telas de 12 polegadas, coloridas e de alta resolução, semelhante a um automóvel de luxo. São duas versões de telas do painel disponíveis para escolha do cliente: Classic e Advanced. A tela principal exibe as informações vitais do caminhão. A segunda é uma tela touch, onde se concentra o controle das funções do veículo de forma confortável e segura. Totalmente amigável, o motorista utiliza o painel como celular ou tablet. Isso traz mais praticidade e melhor controle das informações e da utilização diária do caminhão.

O volante multifuncional touch tem quatro raios e diâmetro de 450 mm. Possui na versão digital dois mouses para navegação e na analógica 2 teclas, ambas assegurando mais praticidade e conforto ao motorista nas suas interações com as funções do caminhão. Assim, o condutor pode operar os variados sistemas e funções do veículo, ativar as informações, controlar o som, além de atender o celular. Tudo isso sem tirar as mãos do volante.

O sistema dispõe de Dual-Bluetooth para conexão de dois celulares e para o sistema de viva-voz ou transmissão de dados. Assim, o motorista pode usar dois celulares (por exemplo, um profissional e um pessoal). Também é possível a integração de smartphones por meio de uma conexão USB-C, tanto pelo Apple CarPlay, como pelo Android Auto.

O sistema de carregamento indutivo totalmente sem fio para smartphones traz praticidade e conforto ao motorista.

A iluminação interna em LED inclui três funcionalidades: ponto de iluminação e leitura na cor branca, luz interna para descanso na cor âmbar e luz de circulação noturna na cor azul. Proporciona maior luminosidade ao ambiente, mais conforto e segurança, além de menos manutenção.


O Actros Evolution conta ainda com vários outros itens de conforto que as estradas pediram: climatizador, ar condicionado automático digital, novo sistema de ar condicionado noturno e sistema de aquecimento estacionário para a cabina.

Os caminhões extrapesados Actros Evolution são oferecidos ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix-road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas. São indicados para o transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.

Conforme a demanda dos clientes, o Actros pode sair de fábrica com até 21 itens de segurança de avançada tecnologia:

- ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem) com reconhecimento de pedestre;
- Side Guard Assist (assistente de ponto cego);
- Attention Assist (assistente de fadiga);
- Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem);
- Proximity Control (assistente ativo de proximidade);
- Hill Holder (auxílio de partida em rampa);
- Assistente de parada Hold;
- ESP (controle eletrônico de estabilidade);
- Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade;
- EBS (sistema eletrônico de frenagem);
- ASR (sistema de controle de tração);
- ABS (sistema antibloqueio);
- Sensor de chuva e iluminação;
- Alarme de ré com luzes intermitentes;
- Farol para auxílio em manobras;
- Farol alto inteligente;
- ESS (luzes traseiras de frenagem de emergência);
- Freio de estacionamento elétrico;
- Freio auxiliar Retarder (opcional);
- Airbag para o motorista (opcional);
- MirrorCam (opcional).

O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível como opcional. Este sistema de câmeras digitais, que substitui os retrovisores convencionais, traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística. Ele está em sua 2ª geração com melhor definição de imagem, principalmente à noite, além disso, apresenta borda antigotejamento e braços mais curtos (10 cm), o que melhora o campo de visão e diminui a possibilidade de impactos.

“Isso comprova que sempre inovamos quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida do motorista, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Reafirmamos assim o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável”, afirma Jefferson Ferrarez.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> RENAULT DUSTER 2026


Renault Duster traz novidades para a linha 2026

A Renault do Brasil apresenta suas novidades para a linha 2026 do Duster. O SUV, que combina robustez, tecnologia, versatilidade com o maior espaço interno da categoria, passa a trazer nas versões Iconic Plus teto biton em preto brilhante, antena em formato Shark e, na versão turbo TCe 1.3 Flex rodas Tergan de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante.


São mudanças que acompanham as recentes evoluções aplicadas no SUV, que segue sendo oferecido em quatro opções: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT.

“O Duster é um produto maduro, admirado por seu consumidor, que valoriza toda a robustez e espaço que o produto oferece, e que está ainda mais completo na sua linha 2026”, explica Aldo Costa, diretor de marketing da Renault do Brasil.

Em sua última atualização, o Duster incorporou importantes aprimoramentos, de série em todas as versões, como faróis em LED, acompanhados de uma grade frontal com acabamento em preto brilhante. As versões Iconic Plus (equipadas com os motores 1.6 SCe flex e turbo TCe 1.3 flex), trazem barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, rodas de liga leve de 17 polegadas, modelo Tergan.

O Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT pode ser equipado com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor Cinza Megalith e frisos laterais com detalhes em laranja.


O SUV mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o porta-malas de 475 litros, e oferece o maior espaço interno do segmento.

Versões e preços

A linha 2026 do Duster chega ao mercado em quatro opções:

Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 132.990) – Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis em LED, lanternas em LED, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina)​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante com revestimento Premium​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de liga-leve de 16”​, faróis de neblina, multimídia Display Link de 8” com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave canivete.

Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 142.090) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT XTRONIC®.

Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 151.690) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução, teto biton, antena do tipo shark e faróis com função “Follow Me Home”.

Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 165.890) – Todos os itens da versão anterior + rodas Tergan de 17” com acabamento em preto brilhante, motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

Opcional para essa versão: Pack Outsider (R$ 1.800)

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre cinco opções de cores na versão Intense Plus, sendo: branco Glacier, prata Étoile, marrom Vison, cinza Cassiopé e preto Nacré. Na versão Iconic, o Duster pode ser adquirido em quatro cores: branco Glacier, prata Étoile, cinza Cassiopé e preto Nacré.

* Press Release/Renault do Brasil.

segunda-feira, 3 de março de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


Kombi com mecânica de Porsche!

***

>>> KIA PV5


Kia PV5: mobilidade flexível e inovadora

A Kia revelou o novo PV5 durante o segundo Kia EV Day, realizado em Tarragona, Barcelona, na Espanha. Esse é o primeiro modelo produzido dentro da estratégia global Plataforma Além do Veículo (PBV – Platform Beyond Vehice), trazendo um conceito inovador de modularização que redefine o aproveitamento do espaço e a mobilidade.


O PV5 está disponível em três versões: Passageiro, Carga e Chassis Cab. Como todos os futuros modelos PBV da Kia, ele se baseia na tecnologia avançada de veículos elétricos da marca e oferece opções flexíveis e personalizáveis para atender diversas necessidades dos clientes.

Todos os modelos PBV da Kia serão construídos na plataforma 'E-GMP.S', uma arquitetura elétrica que permite combinações flexíveis de carrocerias.



A tecnologia Easy Swap da Kia possibilita a troca rápida e eficiente dos módulos superiores – chamados de 'Life Modules' – por meio de um sistema híbrido eletromagnético e mecânico. Isso significa que o PV5 pode ser um táxi durante o dia, um veículo de entrega à noite e um motorhome no fim de semana.


“Ao combinar os valores da filosofia de design Opostos Unidos da Kia, a eficiência limpa de um sistema de propulsão elétrica e a flexibilidade única da nova arquitetura PBV, o PV5 reflete os valores mais fundamentais de nossa empresa”, afirma Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia.

"Os veículos modernos tornaram-se incrivelmente complexos, mas com o PV5, a Kia uniu várias tecnologias de ponta com o objetivo de simplificar as experiências de mobilidade dos usuários. Isso elimina a complexidade das necessidades de transporte pessoal e permite que eles se concentrem na busca por suas ambições e na realização de suas paixões."

Destaques das diferentes versões do Kia PV5:

• PV5 Passageiro: Configuração de três fileiras de assentos, podendo ser ajustado para transporte de bagagens ou para um dia de camping. Ideal para serviços de transporte por aplicativo.
• PV5 Carga: Capacidade de até 4.900 litros, com opções de teto padrão, alongado ou alto. Conta com sistema L-track para fixação de carga e funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load) para maior eficiência.
• PV5 Chassis Cab: Versão sem acabamento traseiro, baseada na cabine do PV5 Carga, permitindo diversas personalizações, como caçamba aberta ou baú refrigerado.

Outras variações do Kia PV5:

• O PV5 contará com outras versões desenvolvidas pela Kia e em parceria com empresas de conversão. Duas das primeiras variações incluem:
• PV5 Crew: Equipado com pontos de amarração e trilhos L-track para fixação de carga.
• PV5 WAV (Wheelchair Accessible Vehicle): Projetado para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência.


Opções de bateria e motorização:

• Opções de bateria: 51,5 kWh ou 71,2 kWh para todas as versões, e uma versão de 43,3 kWh para o PV5 Carga.
• Motor dianteiro de 120 kW, com torque de 25,5 kgfm.

Design inovador e funcionalidade

O design contemporâneo do PV5 é inspirado na premiada filosofia de design Opostos Unidos da Kia. Transcendendo o estilo dos veículos de logística tradicionais, ele oferece uma estética inovadora que enfatiza flexibilidade e personalização por meio da modularização.


O PV5 combina elegância e robustez. Os faróis dianteiros avançam em direção à coluna A do veículo, garantindo um estilo limpo que reflete como a tecnologia PBV da Kia redefine o espaço e a mobilidade. Os painéis geométricos pretos nos arcos das rodas e nas laterais transmitem um caráter robusto e preparado para qualquer terreno, enquanto as extremidades inferiores do para-choque são intercambiáveis, cumprindo funções tanto estéticas quanto de proteção.

O design do PV5 também desempenha um papel fundamental na segurança do veículo, com atenção especial à melhoria da visibilidade frontal e lateral, otimizada por meio de pontos de coluna e alturas de linha de cintura ajustados.

Ainda em relação ao estilo do modelo, a Kia separou uma paleta de cores vibrantes, tanto para o interior quanto para o exterior do PV5, que ainda conta com materiais sustentáveis e de fácil limpeza, incluindo o TPO (mistura de termoplástico olefínico, reciclável) como alternativa mais durável ao PVC no piso do veículo.

Interior

O interior do Kia PV5 foi projetado para oferecer máxima versatilidade e conforto, tanto para o trabalho quanto para o lazer. Com um design modular, os usuários podem criar configurações personalizadas que se adaptam às suas necessidades.


O espaço interno foi pensado para aproveitar ao máximo cada centímetro, com uma plataforma de bandeja de armazenamento flexível e versátil, que oferece múltiplas zonas ajustáveis para guardar itens de forma organizada. Além disso, o PV5 conta com detalhes práticos, como um suporte para celular, porta-copos no console central, um gancho para casaco e redes para bagagem, facilitando o armazenamento de objetos do dia a dia.

Tecnologia e conectividade

O Kia PV5 vem equipado com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma tela de navegação de 12,9 polegadas, garantindo uma experiência tecnológica avançada ao motorista.

O sistema de infotainment, baseado no sistema operacional Android, permite o acesso a uma loja de aplicativos, onde os usuários podem baixar programas específicos para negócios ou entretenimento. Outro diferencial é a capacidade de receber atualizações over-the-air (OTA), que mantêm o veículo sempre atualizado com as mais recentes funcionalidades.


Além disso, o PV5 oferece tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite usar a energia da bateria do carro para alimentar dispositivos externos, ampliando as possibilidades para os donos de veículos elétricos.

* Press Release/Kia Motors.

>>> BMW SAFETY CAR


BMW M5 Touring é o novo Safety Car da MotoGP™

O novo BMW M5 Touring MotoGP™ Safety Car, que se juntará ao BMW M5 MotoGP™ Safety Car em 2025 para liderar a frota de segurança no esporte mais emocionante do mundo. Assim como o BMW M5 MotoGP™ Safety Car, a variante Touring é equipada com um trem de força M HYBRID, no qual um motor V8 a combustão é auxiliado por um motor elétrico que fornece potência instantânea. Tanto nas versões Sedã quanto Touring, nossos BMW M5 MotoGP™ Safety Cars impressionam com sua dinâmica e agilidade, tornando-os perfeitamente adequados para a pista de corrida. 


O BMW M é o carro oficial da MotoGP™ desde 1999, fornecendo à série uma frota de veículos de segurança, veículos médicos e motocicletas de segurança como parte desta parceria. É o terceiro modelo atual da BMW M a apresentar um trem de força M HYBRID. Juntos, os dois motores geram uma potência máxima de 727 cv e um torque máximo de 1.000 Nm. Para prepará-lo para uso na pista, o BMW M5 Touring MotoGP™ Safety Car foi modificado adequadamente para uso em pista. A pintura, assim como a do BMW M5 MotoGP™ Safety Car, é inspirada no design dos carros de corrida BMW M Hybrid V8 que competem no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e na série IMSA na América do Norte. Essa conexão incorpora perfeitamente o comprometimento da BMW M com a tecnologia híbrida e sua filosofia central: nascido na pista de corrida, feito para as ruas.

* Press Release/BMW do Brasil.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> PARCERIA IVECO/BMW


Iveco entrega dois caminhões a hidrogênio para a BMW na Alemanha

A Iveco entregou dois caminhões S-eWay Fuel Cell à BMW durante um evento realizado em Leipzig, na Alemanha. Essa iniciativa faz parte do projeto H2Haul, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, que, por sua vez, apoia pesquisas e inovação em tecnologias de hidrogênio na Europa. Dessa forma, o objetivo é demonstrar que os caminhões movidos a hidrogênio representam uma solução viável e sustentável para o transporte de longa distância.


O Iveco S-eWay Fuel Cell oferece até 800 km de autonomia e, além disso, permite reabastecimento em menos de 20 minutos. O sistema opera com 70 kg de hidrogênio a 700 bar de pressão, garantindo, assim, um transporte eficiente e totalmente livre de emissões. Nesse contexto, a BMW utilizará os dois caminhões para transportar peças entre Nuremberg, na Baviera, e Leipzig, contando com o suporte de duas novas estações de reabastecimento.

Para Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa da Iveco, essa entrega representa um avanço significativo na viabilidade do transporte movido a hidrogênio.

“Temos orgulho de contribuir ativamente para um futuro de zero emissões na Europa”, afirmou Fioretti. Além disso, ele destacou que a colaboração entre montadoras, fornecedores de energia, transportadoras e governos é essencial para a expansão dessa tecnologia.
Expansão do projeto H2Haul

Os caminhões entregues fazem parte de uma frota de 12 veículos pesados movidos a hidrogênio que a Iveco está implantando em locais estratégicos da Europa, como Alemanha, França e Suíça. Com isso, o projeto H2Haul busca comprovar a viabilidade da tecnologia e, consequentemente, acelerar sua adoção no setor de transporte.

Por último, o evento contou com a presença de representantes da BMW, bem como de parceiros do projeto, instituições financiadoras e autoridades governamentais. Além disso, o encontro também incluiu delegados do Ministério Federal de Digitalização e Transporte. Como parte da programação, houve apresentações sobre o uso do hidrogênio na BMW, enfatizando, assim, como essa solução está sendo integrada em toda a cadeia logística da empresa.

* Redação/Transporte Mundial.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

>>> GALERIA #0127


Dodge Ram Charger 4×4 Highway Patrol (1982)

















***