sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> TOYOTA YARIS CROSS


Toyota lança Yaris Cross, o primeiro SUV compacto híbrido flex full do Brasil

A Toyota do Brasil anuncia o novo Yaris Cross, o primeiro e único SUV compacto híbrido flex full do segmento. Disponível em quatro versões – XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid –, o veículo já está em pré-venda e será entregue aos primeiros clientes em fevereiro de 2026, quando também chegará à rede de concessionárias em todo o território nacional.


Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross nasce com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e o menor custo de revisões da categoria: são apenas R$ 549 para cada uma das seis primeiras manutenções. Tudo em linha com o DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.

Com a chegada do Yaris Cross, a Toyota amplia sua participação no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro no acumulado de 2025. O lançamento complementa o portfólio ao lado de Corolla Cross e SW4, líderes entre os SUVs médios e grandes; e do RAV4, o SUV mais vendido da Toyota no mundo.




Tomando como base o legado do Yaris, que ultrapassou 10 milhões de unidades produzidas globalmente e mais de 300 mil comercializadas no Brasil, o novo Yaris Cross reestreia a categoria de veículos compactos na Toyota com o objetivo de reter clientes atuais, reconquistar os que migraram e atrair novos públicos.

Inicialmente, o modelo será oferecido em um pacote especial de pré-venda com preço especial, R$ 500 de acessórios grátis e Seguro Franquia em cortesia para os clientes que contratarem o seguro pelo Banco Toyota. Essas condições serão válidas apenas para as primeiras 8.500 unidades comercializadas – que terão prioridade de entrega nas lojas.

Com uma inédita motorização híbrida flex full, único do segmento com essa tecnologia no Brasil, o Yaris Cross é um carro de respostas rápidas ao dirigir na cidade, sem abrir mão do baixo consumo de combustível. O SUV alcança médias de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País.

As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5L. Em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor), ele proporciona uma condução silenciosa, respostas rápidas e excelente eficiência energética com uma potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol.


Associado à transmissão Hybrid Transaxle CVT, o sistema híbrido oferece aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência. Além disso, a tecnologia híbrida flex da Toyota pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e 77% menos CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação.

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. A transmissão é a CVT Multidrive e paddle-shift atrás no volante para uma condução mais dinâmica.

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross passa a ser referência entre os SUVs compactos pelo amplo espaço interno, versatilidade e capacidade do porta-malas, atributos que reforçam sua proposta de conforto e praticidade.





O interior foi desenvolvido para proporcionar comodidade e preservar a funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch. O amplo teto panorâmico contribui para uma cabine iluminada e arejada, reforçando o conforto de todos os ocupantes.

No exterior, o desenho reúne características pensadas para o uso urbano e elementos que rementem ao espírito aventureiro para os fins de semana, é o conceito de design Solid Dynamic, que combina robustez e fluidez para uma presença mais marcante.

Todas as versões do Yaris Cross são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).


Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis de LED, rodas diamantadas de 17”, sistema Smart Entry com chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, bancos revestidos em material premium, carregador por indução para o celular, painel digital com tela TFT de 7”, faróis de neblina em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.


Já as versões XRX e XRX Hybrid, topo de linha, incluem rodas diamantadas de 18”, iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego (BSM), Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM), sensor de estacionamento dianteiro, abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor), Toyota Serviços Conectados e teto solar panorâmico.

Todas as versões do novo Yaris Cross vêm equipadas de série com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), que reúne tecnologias avançadas que atuam de forma preventiva para proteger os ocupantes e proporcionar mais comodidade ao condutor. Os principais recursos incluem:

- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): mantém a velocidade constante e ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente, utilizando radar e câmera para monitoramento contínuo. O sistema contribui para uma condução mais segura e confortável, inclusive em ambientes urbanos;

- Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC): detecta as marcações da pista e atua na direção para manter o veículo centralizado na faixa. Em caso de desvio sem sinalização, o sistema emite alertas e aplica resistência ao volante para auxiliar na correção da trajetória;

- Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e radar de ondas milimétricas para detectar veículos, pedestres e ciclistas à frente. Em caso de risco de colisão, emite alertas visuais e sonoros e aplica assistência de frenagem automática para evitar ou reduzir os danos do impacto;

- Farol Alto Automático (AHB): ajustam automaticamente a intensidade dos faróis entre alto e baixo, conforme a presença de veículos à frente ou em sentido contrário, garantindo melhor visibilidade noturna sem ofuscar outros motoristas.

Toyota Serviços Conectados

O Yaris Cross conta com o programa Toyota Serviços Conectados gratuito por 1 ano nas versões XRX e XRX Hybrid. Esses serviços, permitem ao proprietário acessar informações como status do veículo, histórico de viagens, lembretes de revisão, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas pelo aplicativo Toyota App.


Se ativado o pacote completo de Serviços Conectados, que também é gratuito por 1 ano, o cliente terá acesso a funcionalidades como rastreamento e imobilização do veículo em caso de roubo, alertas remotos de velocidade, cerca geográfica, monitoramento em caso de acidente e acionamento automático da Central de Atendimento Toyota, além de Wi-Fi para até dez dispositivos.

Além disso, quem financiar o Yaris Cross pelo Banco Toyota e incluir o pacote completo de Serviços Conectados, ganhará um período de acesso gratuito aos recursos pelo prazo do contrato de financiamento.

Exclusiva garantia de até 10 anos

O Yaris Cross também está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.


Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.


Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento.

* Press Release/Toyota do Brasil.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

>>> GALERIA #0140

 

Peterbilt 358 Needle Nose (1971)

















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>>> VAN INTERNACIONAL DO ANO


Kia PV5 conquista o prêmio de 'Van Internacional do Ano 2026'

A Kia PV5 totalmente elétrica foi eleita a 'Van Internacional do Ano 2026' (IVOTY), registrando um marco histórico tanto para a marca quanto para um fabricante coreano. Reconhecida por sua inovação tecnológica, eficiência operacional, segurança avançada e desempenho ambiental, a PV5 foi escolhida por unanimidade por 26 jornalistas dos principais veículos comerciais de todo o mundo, sendo a primeira van elétrica da Ásia e o primeiro modelo coreano a ganhar o prêmio de Van Internacional do Ano.


Fundada em 1992, a IVOTY é reconhecida como o prêmio global mais prestigiado do setor de veículos comerciais leves (LCV). Os vencedores são selecionados por meio de uma avaliação abrangente de como cada modelo contribui para melhorar a produtividade no mundo real e avançar o segmento de LCV.

A Kia PV5 apresentou desempenho de destaque, superando outros seis concorrentes. Ela também abriu novos caminhos ao ser a primeira van elétrica da Ásia e o primeiro modelo coreano a receber essa honra, tornando a Kia a segunda marca asiática a alcançar essa premiação em 34 anos de história da competição.

"Parabéns à Kia por ganhar o 34º Prêmio Internacional de Van do Ano", disse Jarlath Sweeney, presidente do júri da Van Internacional do Ano. "A Kia PV5, totalmente elétrica, estabelece um novo padrão de inovação, eficiência e capacidade abrangente no segmento de veículos comerciais leves. Ela combina desempenho de zero emissões com versatilidade e praticidade, redefinindo o que as empresas podem esperar de uma van moderna. A Kia tem sido reconhecida por seus carros premiados e, agora, sua divisão de vans está causando um impacto igualmente relevante na indústria."

Aproveitando a liderança global da Kia em veículos elétricos – reforçada por prêmios anteriores de Carro Mundial do Ano para os modelos EV6 e EV9 – a PV5 estabelece um novo padrão para o setor comercial, reafirmando a visão da marca para mobilidade elétrica em múltiplos segmentos.


Em agradecimento por este reconhecimento, Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia Corporation, disse: "A Kia há muito tempo está na vanguarda da inovação em veículos elétricos, e a PV5 traz essa liderança para o segmento de veículos comerciais com propósito. Desenvolvemos a PV5 ouvindo atentamente nossos clientes empresariais e focando em criar um veículo que é ao mesmo tempo altamente prático e distintamente funcional, com um design moderno e refinado. Além disso, a PV5 traz inovação na produção tradicional de veículos comerciais leves por meio de nosso sistema de fabricação integrado por esteira e célula, possibilitando o processo de modificação ambiental. Ter a PV5 nomeada como ‘Van Internacional do Ano’ em sua estreia é uma honra excepcional. Isso reforça nossa confiança de que a Kia pode redefinir esse segmento e continuar moldando o futuro da mobilidade inteligente, sustentável e elétrica para empresas em todo o mundo."

Marc Hedrich, Presidente e CEO da Kia Europa, declarou: "Ganhar o prêmio de ‘Van Internacional do Ano’ é uma verdadeira honra e um forte reconhecimento de alguns dos jornalistas mais respeitados da indústria de veículos comerciais leves, especialmente porque os primeiros veículos estão apenas chegando à Europa. Embora sejamos novos no mercado de veículos comerciais leves, essa conquista confirma a prontidão da Kia em oferecer engenharia, design e praticidade para fortalecer nossa posição como fornecedora líder de soluções de mobilidade. Nossos sinceros agradecimentos aos jurados da IVOTY por esse reconhecimento e a todos os funcionários da Kia por sua dedicação."

Uma van elétrica que cumpre o seu propósito

A PV5 é o primeiro veículo comercial leve elétrico da Kia e o modelo inaugural da linha Platform Beyond Vehicle (PBV). Construído sobre uma plataforma modular global dedicada para serviços elétricos (E-GMP.S), a PV5 oferece autonomia totalmente elétrica (WLTP) de até 416 km para a versão Cargo Long e de até 412 km para a versão passageiros de 5 lugares. Também dispõe de carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 10 a 80% em aproximadamente 30 minutos e uma capacidade de carga útil de até 790 kg.

O modelo recém-lançado já alcançou também um feito inédito no segmento de veículos comerciais leves elétricos. O PV5 Cargo conquistou oficialmente um título no Guinness World Records ao alcançar a maior distância percorrida por uma van elétrica com sua capacidade de carga máxima sem reabastecer: 693,38 km.

Para oferecer versatilidade no mundo real, o Sistema de Carroceria Flexível e a arquitetura de piso plano do PV5 permitem múltiplas configurações da parte superior da carroceria – de carga a passageiros, além de módulos prontos para conversão. No interior, o veículo integra interfaces digitais de última geração, incluindo assistente de IA integrado, serviços de gerenciamento de frotas e aplicativos para otimizar o tempo de atividade e operações.

Para atender às necessidades comerciais, a PV5 oferece três opções de bateria (43,3 kWh, 51,5 kWh e 71,2 kWh) e componentes externos modulares que reduzem a complexidade de reparos. Os principais recursos de usabilidade incluem baixa altura de entrada, piso plano para carga e pontos de montagem integrados para facilitar a adaptação.

A segurança é projetada desde a plataforma, com uma estrutura de carroceria reforçada com múltiplos caminhos de carga, uso ampliado de aço de alta resistência e proteção específica para bateria de veículos elétricos. Um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor – incluindo Monitoramento de Visão 360º e Assistente de Manutenção de Faixa – oferece uma operação segura em ambientes comerciais movimentados.

Além da engenharia avançada, a PV5 foi moldada por um processo de desenvolvimento baseado em percepções reais dos clientes. A Kia colaborou de perto com operadores empresariais desde os estágios iniciais, garantindo que o design da van – desde suas configurações modulares de carroceria até suas interfaces digitais e facilidade de manutenção — refletisse as necessidades operacionais reais dos setores de logística, entrega e mobilidade. Essa abordagem centrada no cliente continuará à medida que a Kia expande sua linha de PBVs, visando posicioná-los como um dos principais fatores para o crescimento sustentável dos negócios e da inovação em mobilidade a longo prazo.

Sangdae Kim, Vice-Presidente Executivo e Chefe da Divisão de PBV da Kia Corporation, acrescentou: "Em 2022, a Kia lançou sua divisão de PBV com a ambição de redefinir o mercado de veículos comerciais leves por meio da inovação, algo que a Kia sempre defendeu. A Kia PV5 concretiza essa visão e receber o prêmio de ‘Van Internacional do Ano’ com nosso primeiro modelo PBV confirma que estamos no caminho certo. O PV5 foi desenvolvido ouvindo ativamente as opiniões dos clientes, com cada detalhe cuidadosamente projetado para atender às necessidades reais dos negócios. Este prêmio registra um marco importante, mas nossa jornada para entregar valor significativo aos clientes continua à medida que expandimos a linha de PBV."

Disponível nas versões Cargo Long e Passageiros em toda a Europa, o PV5 será acompanhado a partir de 2026 por novas variantes, incluindo Chassis Cabine, Cargo Standard (L1H1) e Teto Alto (L2H2). Outros modelos PBV maiores serão lançados posteriormente, como o PV7 e PV9, reforçando a visão da Kia de construir um ecossistema de PBV completo e de próxima geração.

* Press Release/Kia Brasil.

>>> ÔNIBUS ELÉTRICO AGRALE


Buenos Aires inaugura frota de ônibus elétricos da Agrale

A Agrale deu início ao processo de entrega dos primeiros ônibus 100% elétricos que irão compor a frota do novo Sistema TramBus de Buenos Aires, na Argentina. A licitação, que prevê o fornecimento total de 82 veículos zero emissão, teve suas primeiras unidades entregues.


A frota será composta por 60 ônibus do modelo MT 17.0 LEe, com capacidade para transportar 75 passageiros, e mais 22 unidades articuladas do modelo MT 27.0 LEe, com capacidade significativamente maior, para 135 pessoas.

Do ponto de vista técnico, os ônibus elétricos possuem uma autonomia de 270 quilômetros. O chassi foi desenvolvido pela Agrale Argentina S.A., enquanto o conjunto de propulsão elétrica, componente crítico para a performance do veículo, foi criado em parceria com a empresa britânica Equipmake LTD.

A carroceria é produzida pela TodoBus S.A., do Grupo DOTA, resultado de uma colaboração de longa data com a Agrale Argentina. Esta integração de expertise visa unir a construção de estruturas leves e eficientes às soluções da Agrale para veículos urbanos, culminando em um produto completo e moderno adequado às demandas do transporte público portenho.


O Sistema TramBus, que será operado exclusivamente com ônibus elétricos, foi concebido para atuar como um complemento em superfície à rede de metrô. Esta integração multimodal busca ampliar a eficiência do transporte público, oferecendo uma alternativa moderna e sustentável, representando um avanço significativo para a mobilidade urbana na capital.

Antes deste fornecimento de grande escala, a Agrale já havia estabelecido uma presença no segmento de mobilidade elétrica em Buenos Aires com a entrega de 12 micro-ônibus elétricos. Essas unidades menores, com 7,5 metros de comprimento e capacidade para 20 passageiros, atendem às rotas do centro histórico e a um circuito especial dedicado ao programa de visitação aos museus. Este trajeto específico conecta instituições culturais icônicas, incluindo o Museu Nacional de Belas Artes, o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana) e o Museu de Arte Moderna.

* Gustavo Queiroz/Frota & Cia.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1995 Volkswagen Passat GLX VR6 Wagon


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terça-feira, 2 de dezembro de 2025

>>> BYD ATTO 8

 BYD Atto 8: SUV híbrido plug-in de sete lugares é apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo


A BYD, líder em veículos eletrificados, esteve presente pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que aconteceu até o último dia 30 de novembro, no Distrito Anhembi. Para celebrar a estreia de sucesso, a marca preparou muitas novidades para o público, dentre elas o lançamento do BYD Atto 8, seu mais novo SUV híbrido plug-in de sete lugares, o primeiro modelo da marca no Brasil equipado com a plataforma DM-P (Dual Mode Performance).


A greentech, que revolucionou o setor automotivo e já superou a marca de 180 mil veículos eletrificados vendidos no país em pouco mais de três anos, traz para o mercado nacional mais um carro com tecnologia de ponta, conforto e qualidade para o portfólio da BYD. O objetivo é claro: continuar fazendo história no mercado nacional.

O BYD Atto 8 é um híbrido plug-in que combina a praticidade do abastecimento com o desempenho e a eficiência da tração elétrica. O SUV de sete lugares tem 5,04 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,76 m de altura e um entre-eixos de 2,95 m. O porta-malas tem capacidade de 270 a 1.960 litros, dependendo da configuração aplicada.


O modelo também trouxe, pela primeira vez ao Brasil, a nova plataforma DM-P (Dual Mode Performance). A novidade eleva o SUV com números impressionantes: potência combinada de 488 cv, velocidade máxima (limitada) de 200 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

A segurança é garantida pela suspensão eletrônica DiSus-C, com supressão de rolamento lateral, controle longitudinal de inclinação e isolamento de vibração vertical. O carro conta, ainda, com nove airbags e pacote completo de assistências ao condutor (ADAS 2), incluindo controle de cruzeiro adaptativo (com stop&go), freio automático de emergência e três assistências de faixa (de manutenção, saída e centralização, entre outros itens).


Em relação aos equipamentos de comodidade, destaca-se o sistema de áudio com 21 alto-falantes Dynaudio e a central multimídia com tela de 15,6”, que traz a possibilidade de uso do comando de voz “OK, Google”. As duas primeiras fileiras dispõem de aquecimento dos bancos e massagem e o motorista e passageiro contam, ainda, com ventilação dos assentos.

PLATAFORMA DM-P (DUAL MODE PERFORMANCE)

Estreando no Brasil com o BYD Atto 8, a principal característica da plataforma DM-P é a performance. Com tração integral (AWD), o conjunto é formado por dois motores elétricos.

No caso do BYD Atto 8, o motor dianteiro possui potência de 200 kW e o motor traseiro de 159 kW, combinadas ao motor 1.5 turbo Xioayun de 156 cv (115 kW). Elas têm como principal função servir, quando necessário, de gerador para a bateria de 35,6 kWh, capaz de um alcance elétrico de 156 km (no ciclo NEDC). A autonomia total é de até 900 km, permitindo longas viagens com muito conforto e desempenho.

Com 6 anos para o veículo e 8 anos para a bateria (sem limite de quilometragem), a BYD reafirma sua confiança na durabilidade dos produtos. Mantendo a relação custo-benefício que consagrou a marca, o BYD Atto 8 chega ao mercado brasileiro com o preço público (PPS) de R$ 399.990,00.

* Press Release/BYD Brasil.

>>> MITSUBISHI TRITON SAVANA


Mitsubishi Motors apresenta a sexta geração da Triton Savana, veículo mais robusto já produzido em toda a história da marca no Brasil

A sexta geração da picape Mitsubishi Triton chegou ao mercado em novembro de 2024 e vem sendo um grande sucesso para a Mitsubishi Motors em 2025. Com um potente motor biturbo de 205cv e capacidade de carga útil de aproximadamente 1.100 kg, o modelo já recebeu diversos reconhecimentos de desempenho, robustez e consumo, que fizeram dela uma das melhores opções entre as picapes médias.


Agora, após um ano de seu lançamento, a Mitsubishi Motors lança hoje (25) a sexta geração da já conhecida Savana, uma versão ainda mais apta para aventuras fora de estrada, que realça toda a robustez e versatilidade já presentes na linha Triton.

Limitada a apenas 80 unidades, o modelo chega, a princípio, como uma série especial baseada na versão topo de linha da Triton, a Katana, e tem no design e nos atributos off-road como seus pontos fortes. Não à toa, podemos afirmar que a picape é o veículo mais robusto já produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO).


Ideal para diferentes perfis de público, desde fazendeiros ou profissionais do campo em geral, até esportistas, trilheiros e amantes de uma vida mais ao ar livre em geral, a série especial Triton Savana promete ser mais um sucesso da sexta geração da linha Mitsubishi Triton.

Com um visual bastante imponente e equipamentos que a deixam ainda mais robusta, a Mitsubishi Triton Savana chega às concessionárias da marca com preço de R$ 349.990.


Conectada aos atributos de conforto, segurança e tecnologia já existentes na versão Katana, a série especial acrescenta ainda mais ferramentas focadas no uso fora de estrada, que permitem que a picape transponha grandes obstáculos nas piores estradas de terra do Brasil.

A picape entrega, como nenhuma outra, todo o estilo de vida mais ao ar livre, mais conectado à natureza que a marca dos três diamantes oferece aos clientes por meio de seus veículos, além de ser considerada o veículo mais valente da história da Mitsubishi Motors no Brasil.

O visual arrojado e a aptidão para o uso em off-road severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com Snorkel cinza em tom grafite, que, junto ao respiro elevado do diferencial traseiro, garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 800 milímetros, mais de 30% em relação às demais versões da linha Triton.


Um bagageiro de teto com acabamento X-Liner anti-riscos possui capacidade de carga de até 50kg em conjunto com um santantônio. O equipamento carrega uma prancha de desencalhe e uma pá acoplada, acessórios perfeitos para auxiliar em situações de off-road extremo. Além disso, a picape conta com um engate na parte traseira e uma cinta para efetuar eventuais reboques de outros veículos e cargas.

Além de arrojado, o visual foi completamente reestilizado em relação a geração anterior e até mesmo a Triton Katana, que é a sua versão de base. A cor cinza grafite é predominante nos acabamentos da Triton Savana e está presente na grade frontal, no Dynamic Shield, nas molduras de caixas de rodas e nos para-choques, além de um exclusivo friso nas portas também em cinza grafite. Já o Skid Plate dianteiro, traseiro e o Rock Slider, possuem acabamento X-Liner anti-riscos e são pretos.


A série limitada conta com emblemas que carimbam o novo visual da picape mais valente da história da marca. O Logotipo “Savana” está presente nas portas dianteiras e na porta da caçamba. Além disso, um adesivo “4x4” é estampado nas laterais e na abertura da caçamba, o que reforça a capacidade off-road do modelo.

Todas essas mudanças estéticas ainda são combinadas com cores exclusivas para a edição limitada da picape. As atrativas cores Amarelo Rally e Verde Forest são disponibilizadas apenas para a Mitsubishi Triton Savana e a deixam ainda mais concorrida pelos apaixonados por picapes.

As novas rodas aro 18”, em formato catavento, auxiliam na pegada off-road proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Wrangler Duratrac RT LT265/60R18, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada, que oferecem maior tração na lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.


A Mitsubishi Triton Savana mantém a excelente capacidade de carga útil de até 1.080kg da versão Katana e conta com acabamento X-Liner também no interior da caçamba, para que riscos sejam evitados. Além disso uma rede divisória é disponibilizada para o transporte de pequenos objetos, a fim de que eles não sejam danificados, junto a uma tomada 12V, que permite que ferramentas e equipamentos sejam conectados na picape.

O interior da Mitsubishi Triton Savana mantém o alto padrão de acabamento e sofisticação da versão topo de linha da Triton, a Katana. A elogiada conectividade que mescla o uso de tela sensível ao toque com botões e mostradores físicos, está sempre disponível de forma fácil a todos os ocupantes - continua presente na série especial Triton Savana.

Os botões físicos, que já ajudam em situações de trânsito e nas ruas das grandes cidades, são essenciais em estradas de terra severas para não desviar a atenção do condutor e trazer ainda mais comodidade a todos os ocupantes. Por falar em conforto, os bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos e costuras em cores laranjas, são os mesmos da versão premiada Katana, que possui também os mais ergonômicos e confortáveis assentos da categoria, ideais para enfrentar grandes obstáculos e longas viagens no caso da Triton Savana.

Aliás, é uma característica que acompanha os veículos Mitsubishi Motors: a capacidade de garantir o máximo de robustez, sem renunciar ao conforto de alto nível e de uma estética apurada. Estética essa que tem o seu interior predominantemente na cor preta. Desde o forro de teto e colunas até o console central. Já o painel, também recebe o exclusivo emblema Savana em seu lado direito, em frente ao banco do passageiro. A picape também é equipada com tapetes bandeja, projetados para cobrirem uma área maior do interior, o que proporciona mais proteção e evita desgaste do carpete original do veículo.

A tecnologia é um dos pontos altos da sexta geração da linha especial Savana. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só fazem da picape uma das mais capazes para rodar em qualquer tipo de terreno, mas também garantem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes.


O sistema de entretenimento é um dos melhores do mercado. Com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas - mas que conta com botões físicos para ajuste do volume - os ocupantes conseguem conectar até dois smartphones de forma simultânea, por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, o que possibilita que uma pessoa possa comandar o trajeto pelo Waze ou Google Maps e a outra possa controlar a playlist. A picape também traz sistema de navegação via GPS offline, ou seja, os ocupantes podem ter total controle de sua rota, mesmo nos lugares mais remotos, onde não há sinal de celular.

O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual moderno e traz um display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo, como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros. Ele é totalmente integrado com o sistema de entretenimento, de forma a sempre exibir as informações mais relevantes de forma clara e aos olhos do motorista.

A picape também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da elogiada câmera 360º, oriunda da versão Katana.


O sistema de ar-condicionado, assim como na quinta geração, é o mais eficiente que temos entre as picapes médias por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.

A Mitsubishi Triton Savana também recebeu ajuste de temperatura digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com ajuste elétrico para o motorista.

A versão anterior da nova Triton Savana - quinta geração da picape - já era extremamente robusta. Mas, tudo que é bom pode ser melhorado. Agora, a sexta geração do modelo é equipada com o motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205cv de potência e 47,9kgf.m de torque.

O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque - já em baixas rotações à cerca de 1.500rpm - e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.

Além de potente, o motor, aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, proporciona a força necessária para encarar difíceis estradas de terra, gastando muito menos combustível que a geração anterior.

O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida.

Todo o sistema mecânico - motor, transmissão, diferencial traseiro e tanque de combustível - é protegido por uma chapa de aço embaixo do chassi, que oferece mais segurança ao veículo e seus ocupantes em situações extremas no uso fora de estrada.

Assim como o sistema de transmissão e o motor melhoraram, a tração também é um atributo de destaque, pois traz novidades em relação a geração anterior da picape, em especial o O Off-Road Mode, que antes contava com quatro opções para diversos pisos e agora oferece sete opções que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido: Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock.

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.

Outra funcionalidade bem atrativa, mas que não é novidade, é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.

A Triton Savana mantém o já conhecido e consagrado sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.

4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

O sistema de tração também conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.

Assim como nas versões HPE-S e Katana, a Triton Savana é equipada com o sistema Active Yaw Control (AYC), ou Controle de Guinada Ativo. Exclusivo da Mitsubishi Motors, ele controla o movimento de rotação do carro em torno do seu eixo vertical (guinada).

Em vez de simplesmente limitar o deslizamento das rodas como um diferencial de deslizamento limitado convencional, o AYC gera ativamente um momento de guinada para ajudar o veículo a seguir a trajetória pretendida pelo motorista.

A Mitsubishi Triton Savana estará disponível em toda a rede de concessionárias Mitsubishi nas cinco regiões do Brasil, a partir das próximas semanas.

* Press Release/Mitsubishi Motors.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Uma Kombi com passado de aeroporto, motor turbo e uma história que parecia impossível de acontecer...

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>>> VOLVO EX30 CROSS COUNTRY


Volvo EX30 Cross Country: o aventureiro perfeito para conquistar as grandes cidades

O Volvo EX30 é o carro elétrico premium mais emplacado do Brasil, em 2025. Com mais de 3.040 emplacamentos, até o momento, o SUV compacto da marca sueca tem sido a porta de entrada para muitos clientes ao universo premium e eletrificado. Neste segundo semestre, uma nova versão está disponível nas 52 concessionárias espalhadas em território nacional: o EX30 Cross Country, equipado com dois motores elétricos que entregam 428 cavalos de potência, por R$ 314.950.


A tração integral e o torque de 543 Nm fazem deste o carro mais rápido já produzido pela Volvo, até hoje, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Assim como as versões Plus e Ultra, o EX30 Cross Country conta com bateria de 69 kWh, oferecendo autonomia de até 327 km (segundo dados oficiais do Inmetro).


O design escandinavo minimalista permanece presente, agora aliado a uma proposta mais robusta e aventureira. No para-choque dianteiro, é possível notar detalhes inspirados nos mapas topográficos suecos que, assim como o acabamento traseiro na tampa do porta-malas, são executados em preto fosco. Os pneus apresentam perfil mais alto, em rodas de aro 19, entregando mais conforto para situações de terreno irregular.


O Volvo EX30 é o carro mais sustentável dos 98 anos da montadora sueca e também é o quarto modelo 100% elétrico mais vendido no país, esse ano. O modelo foi projetado para ter a menor pegada de carbono já alcançada pela marca, incorporando 17% de aço e plástico reciclados ou renováveis, além de 25% do alumínio e 20% dos plásticos dos para-choques reaproveitados.



Assim como as versões anteriores (Core, Plus e Ultra), o EX30 Cross Country conta com uma tela central única de 12,3 polegadas, que concentra todas as funções. Aliado a um sistema fácil de usar, o carro conta com o Google Assistant integrado, que facilita na hora de fazer o planejamento para viagens, com informações precisas para saber a quantidade de bateria ao final de um percurso.


Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, explica mais sobre as características da nova versão. “O EX30 é um carro fantástico. Até agora, foram mais de três mil emplacamentos, em 2025, sendo o quarto carro totalmente elétrico mais vendido no Brasil, em 2025, e também é o responsável por mais de 36% do resultado da Volvo no país, este ano. O EX30 Cross Country, apresenta essa essência fora de estrada, tão presente nos modelos da Volvo, desde a sua criação, em 1927. Mesmo com esse DNA aventureiro, esta versão é muito eficaz para o dia a dia na maioria das ruas das cidades brasileiras”, explica Pinelli.

* Press Release/Volvo Car Group.