terça-feira, 30 de setembro de 2025

>>> DAIMLER NA BUSWORLD 2025


Daimler Buses revela destaques de suas marcas na Busworld Europa 2025

Estreia mundial do ônibus intermunicipal elétrico Mercedes-Benz eIntouro, nova geração de baterias NMC4 para o Mercedes-Benz eCitaro, uma série de inovações ligadas a temas de eletromobilidade, segurança e sustentabilidade, além de novos serviços de pós-venda da Omniplus – na Busworld Europa 2025, em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 4 e 9 de outubro de 2025, a Daimler Buses irá demonstrar sua força inovadora e reforçar sua liderança, tanto na transição para a eletromobilidade, quanto no desenvolvimento do transporte seguro e sustentável com ônibus urbanos e rodoviários na Europa e no mundo inteiro.


A Daimler Buses exibirá um total de oito ônibus inovadores das marcas Mercedes-Benz e Setra no estande 503, no Pavilhão 5. Outros três veículos Mercedes-Benz estarão disponíveis na área externa, sendo que dois deles estarão disponíveis para test-drive.

Mercedes-Benz eIntouro: mobilidade elétrica para rotas intermunicipais e de turismo

Com o novo Mercedes-Benz eIntouro, a Daimler Buses apresenta ao público seu primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico. O eIntouro é baseado no conhecido modelo Intouro movido a diesel. No entanto, agora conta com um sistema de propulsão elétrico com baterias LFP e motor central.


Com isso, a Daimler Buses passa a oferecer mobilidade elétrica para rotas interurbanas, transporte escolar, serviços de traslados e excursões, além de viagens de curtas distâncias. Estão disponíveis duas versões de comprimento: o eIntouro de 12,18 metros e o eIntouro M de 13,09 metros.

Pela primeira vez em um ônibus europeu, o eIntouro permite atualizações de software via OTA (over the air), ou seja, remotamente, sem necessidade de visita à oficina.

Mercedes-Benz eCitaro com bateria NMC4

Outro marco no desenvolvimento da eletromobilidade na Daimler Buses é a introdução da quarta e mais recente geração de baterias, a NMC4. Ela será utilizada nos modelos Mercedes-Benz eCitaro, eCitaro G, eCitaro K e eCitaro Fuel Cell a partir de 2026. Por isso, a Daimler Buses está exibindo um eCitaro equipado com baterias NMC4 na Busworld Europa 2025.


A nova geração de baterias NMC4 combina alta densidade energética, que permite autonomias maiores, com uma vida útil muito longa. Essa durabilidade estendida é alcançada não apenas por meio de carregamento suave com potência máxima de 150 kW, como também por meio de recargas rápidas regulares com capacidade de até 300 kW.

Setra na Busworld: ônibus premium de entrada baixa e rodoviários

Uma amostra representativa da atual linha de ônibus intermunicipais e rodoviários será apresentada pela marca Setra no estande da Daimler Buses na Busworld. A atual MultiClass será representada pelo Setra S 515 LE, um ônibus intermunicipal de entrada baixa. O modelo S 515 HD, ônibus rodoviário High Deck, representa a ComfortClass, enquanto o S 516 HDH High Deck, super rodoviário com acabamento exclusivo, será exibido na versão TopClass no evento. Já o S 531 DT Double Deck, ônibus de dois andares TopClass, destaca-se pela alta capacidade de passageiros e ampla variedade de aplicações.

Novidade: serviço de recondicionamento e substituição de baterias de alta voltagem

Na Busworld, a Daimler Buses lançará novos serviços para prolongar a vida útil dos ônibus elétricos. A Companhia oferece agora o recondicionamento das baterias destes veículos. Além disso, a partir de 2026, a fabricante ampliará sua oferta com a substituição por baterias da nova geração, que oferecem maior autonomia. Com tais iniciativas, a Daimler Buses busca garantir que os veículos eletrificados da marca tenham uma vida útil tão longa quanto os modelos a diesel. As duas soluções fazem parte de uma ofensiva de e-service voltada a todo o ciclo de vida e à eficiência econômica dos ônibus elétricos e de suas baterias.

Inicialmente, os novos serviços serão oferecidos para o Mercedes-Benz eCitaro, ônibus urbano totalmente elétrico da marca.

Omniplus Charge: nova marca para serviços de infraestrutura de recarga

A Daimler Buses Solutions GmbH agora disponibiliza seus serviços sob a marca Omniplus Charge. A Empresa presta consultoria às operadoras de transporte e oferece suporte ativo em sua transição para a eletromobilidade.

Especializada em consultoria, planejamento e construção de infraestruturas para eletromobilidade e hidrogênio, a Daimler Buses, juntamente com especialistas da própria Daimler Buses Solutions GmbH e outros parceiros, pode fornecer todo o ecossistema de eletromobilidade a partir de uma única fonte, mediante solicitação. Isso inclui desde a análise da viabilidade até a configuração personalizada de ônibus elétricos e a infraestrutura completa, como obras civis, instalações elétricas, sistemas de recarga, armazenamento de baterias, gerenciamento de carregamento e diversos serviços digitais.

Omniplus: geofencing inteligente e novos serviços digitais

A Omniplus não possui apenas a maior rede de serviços especializada em ônibus da Europa – sua rede de centros especializados em ônibus elétricos também está em constante expansão. No campo dos serviços digitais, a Omniplus está ampliando sua oferta com soluções que não se limitam apenas aos ônibus elétricos. Por exemplo, todos os ônibus recém-entregues pela Daimler Buses, a partir deste ano receberão, como opção, o chamado Pacote de Serviços Digitais, com uso gratuito por três anos para ônibus a diesel e seis anos para elétricos.

Um novo serviço da Omniplus, disponível pela primeira vez no novo eIntouro, envolve atualizações de sistema e software via OTA (over the air), ou seja, sem necessidade de visita à oficina, com transferência via rede móvel e instalação em horário programado.

Outra solução inovadora é o Omniplus On monitor tracking services plus, voltado para geofencing (cerca virtual) com controle de velocidade. Ele permite configurar zonas com limite máximo de velocidade. Quando um ônibus da frota entra em uma dessas zonas, o limitador de velocidade do veículo é ativado automaticamente, impedindo que o limite definido seja ultrapassado.

Por sua vez, o Omniplus On Battery Monitoring foi especialmente desenvolvido para ônibus elétricos, fornecendo aos operadores de frota informações sobre o estado da bateria de alta voltagem e recomendações para uso ideal. O serviço gratuito Warranty Status oferece informações sobre o status da garantia da bateria e ajuda a prevenir possíveis violações da garantia.

* Press Release/Daimler Buses.

>>> NISSAN FRONTIER ATTACK 2026


Nissan Frontier Attack: picape ganha novidades para a linha 2026

A Nissan Frontier Attack, versão com o melhor custo-benefício de sua categoria, recebe importantes atualizações. A partir de agora, a picape equipada para o off-road eleva o nível de segurança com a inclusão de novos itens no pacote ADAS de assistência do motorista.


O conjunto de novos equipamentos inclui o Alerta Avançado de Colisão Frontal (que avisa o motorista sobre a possibilidade de uma colisão) e o Assistente Inteligente de Frenagem (que atua para evitar ou mitigar os danos de uma colisão). Outra novidade é o Alerta Inteligente de Atenção ao Motorista, um sistema que ajuda a prevenir acidentes causados por fadiga.


Além disso, todas as versões da linha 2026 agora tem a possibilidade de o motorista desligar o airbag do passageiro quando estiver sozinho no carro ou transportando uma criança. A ação é feita pela chave do carro e a informação se o equipamento está ativado ou desativado fica à mostra no painel, por acendimento de LED localizado entre as saídas de ar centrais.


Desenhada para fazer mais e desenvolvida com base em três pilares principais – design, tecnologia e robustez – a Nissan Frontier é vendida em três versões –Attack, Pro-4X e Platinum-que atendem diferentes perfis de consumidores, desde aventureiros até aqueles que buscam o máximo em conforto ou um veículo voltado para o trabalho.


De acordo com a versão, o modelo tem inovações como a Visão 360º Inteligente (a primeira a dispor deste equipamento no segmento); Detector Inteligente de Objetos em Movimento; teto solar (também a primeira entre os concorrentes); multimídia com tela de oito polegadas; seis airbags e sistema Isofix para cadeiras infantis. Além disso, como outros destaques, a Nissan Frontier tem recursos como os bancos "Gravidade Zero"; controles de tração e estabilidade; bloqueios manual e automático de diferencial; freios ABS com EBD e BA, controle automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA).


A estrutura da Frontier é reforçada e leve, proporcionando resistência e eficiência. A suspensão traseira multilink com molas helicoidais e a suspensão dianteira com braço duplo e barra estabilizadora garantem maior estabilidade e conforto, tanto no asfalto quanto no off road. Sob o capô, em todas as versões, o motor é um 2.3 16V biturbo a diesel.

* Press Release/Nissan do Brasil.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


 Volkswagen Kombi Luxo 1974

***

>>> AUDI SQ5 NA PRÉ-VENDA


Audi anuncia pré-venda dos novos SQ5 e SQ5 Sportback

A Audi do Brasil anuncia a pré-venda dos novos SQ5 e SQ5 Sportback no País. Os veículos encerram a série de 13 lançamentos propostos para 2025 e o retorno do esportivo ao Brasil. O modelo está mais robusto, tecnológico e eficiente, agregando a nova linguagem visual da marca das quatro argolas. O veículo é o terceiro da marca no Brasil a utilizar a novíssima plataforma PPC (Plataforma Premium para veículos a Combustão), após os lançamentos recentes do A5 e Q5. Os utilitários esportivos de luxo estão disponíveis a partir de novembro na rede com mais de 40 concessionárias da fabricante no Brasil. O primeiro lote terá quantidade limitada de veículos e preços especiais de R$ 624.990 (SQ5) e R$ 639.990 (SQ5 Sportback).


"Estamos chegando ao fim da enxurrada de 13 lançamentos da Audi no Brasil em 2025, e os novos SQ5 e SQ5 Sportback fecham com chave de ouro essa ofensiva de produtos. Estamos empolgados com a recepção dos novos modelos no mercado e esperamos que representem um novo ciclo para a marca das quatro argolas no País", destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

"Ampliamos a nova geração da família Q5 para atender a uma antiga demanda dos nossos clientes. O novo SQ5, nas variações SUV e Sportback, é um carro construído por quem realmente gosta de carro e pensado para quem compartilha dessa paixão. Ele se apresenta como uma alternativa ideal para quem busca a confiabilidade do Q5 aliada a um desempenho mais esportivo" afirma Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

"A nova geração do Q5 subiu uma prateleira em termos de design, tecnologia embarcada e nível de equipamentos - e tudo isso sem onerar os clientes com aumentos expressivos nos preços. Estamos muito orgulhosos em oferecer esse veículo que agrega o que há de mais moderno na Audi globalmente neste segmento de utilitários esportivos médios" comenta Marcos Quaresma, Head de Produto da Audi do Brasil.

Desempenho fora de série

O modelo vem equipado com o poderoso propulsor 3.0 V6 TFSI com 367 cavalos de potência entre 5.500 rpm e 6.300 rpm e 550 Nm de torque de 1.700 rpm a 4.000 rpm. O conjunto mecânico também conta com a transmissão S tronic de sete velocidades e a tração integral quattro com tecnologia ultra, a qual possui uma embreagem multidisco com desacoplador integrado e distribuição de torque majoritariamente dianteira, podendo transferir até 50% do torque para o eixo traseiro.


Com isso, o modelo oferece um comportamento dinâmico incomparável, com trocas de marchas tempestivas, pedais responsivos e torque disponível desde as baixas rotações, proporcionando uma condução ágil nos trechos urbanos, segura para ultrapassagens nas rodovias e versátil graças à tração quattro, que permite encarar terrenos acidentados em trilhas e escapadas aos fins de semana.

Na ponta do lápis, o desempenho é acachapante: o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, o melhor tempo da categoria, e a velocidade máxima é de 250 km/h.

Visual marcante

Os novos Audi SQ5 seguem a linha de design do Q5, mas com detalhes que tornam o visual ainda mais esportivo e tentador. Elementos em alumínio fosco emolduram as janelas, as capas dos retrovisores, as enormes tomadas de ar frontais estilo RS, os para-lamas traseiros, a porção meridional das portas e a ampla grade singleframe, em cujo centro resplandecem os Audi rings em 2D em cor clara.

Na traseira, são destaques as quatro saídas de escapamento reais ovais, com acabamento cromado, e o difusor traseiro em preto fosco, com inlay inferior na cor Antracite fosco. As lanternas traseiras OLED são de segunda geração, com várias opções de assinaturas, trazendo mais estilo e personalidade ao modelo.

Palco digital

A cabine dos novos SQ5 e SQ5 Sportback unem esportividade e sofisticação ao novo conceito de Palco Digital, que norteia a nova disposição dos elementos internos dos veículos da marca das quatro argolas. Materiais, revestimentos e texturas foram escolhidos para oferecer uma experiência a bordo única, repleto de personalidade e sofisticação.


A tecnologia aparece nas três telas paralelas - o display panorâmico MMI-touch de 14,5 polegadas com navegador integrado e comandos de voz "Hey, Audi", o painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 11,9 polegadas e a tela do passageiro de 10,9 polegadas. Na parte interna da porta do motorista, o novo painel de controle, inédito no modelo, permite operar funções como travamento de portas, iluminação exterior, memória dos bancos e retrovisores.

O teto solar panorâmico com abertura elétrica possui uma cortina de proteção que auxilia na redução da luminosidade, trazendo conforto visual e na temperatura da cabine. A personalização aparece nas 30 opções de cores customizáveis, que iluminam a parte superior e central do painel, console central, porta-copos e painel de portas. As luzes interativas, posicionadas na parte superior do painel informam o condutor sobre chamadas telefônicas, setas, entre outras funções.

A experiência sonora premium é oferecida pelo sistema de som Bang & Olufsen 3D, que conta com potência de 685 W, 16 alto falantes com tweeters de som 3D e Adaptação contínua do som ao ruído de fundo. Já a nova geração de Head-up display ficou maior e mais nítida; além das informações sobre velocidade e navegação, é possível ainda projetar informações de assistências ao motorista.

Ampla lista de itens de série

Os novos Audi SQ5 e SQ5 Sportback possuem uma ampla lista de equipamentos de série. Os equipamentos de conforto e conveniência incluem, entre outros, Audi Drive Select; ar-condicionado automático de três zonas; bancos dianteiros esportivos com função ventilação e massagem; bancos dianteiros e traseiros com função aquecimento; chave 'Keyless entry/go (hands-free); função de memória para o banco do motorista e retrovisores externos; Pacote de Luzes Ambiente Pro interativas (30 cores); teto Solar elétrico panorâmico "Open Sky"; e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico (com hands-free).


Entre os itens em destaque de tecnologia e segurança, estão Alerta de saída de faixa (Lane departure warning) com emergency assist; assistente de desvio e Assistente de conversão na frente; Audi Pre Sense dianteiro e traseiro (frenagem de emergência); Assistente de mudança de faixa (Side Assist) com exit warning, Assistente de tráfego transversal traseiro e Assistente de conversão atrás; Assistente de tráfego transversal na frente; Câmeras Top View 360°; Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); Head-up Display; Faróis Full LED Matrix com 6 assinaturas de DRL adicionais, setas dinâmicas e apresentação de luzes na função Coming & Leaving Home.

Os itens visuais são capa do espelho retrovisor externo na cor Alumínio Fosco; frisos decorativos das janelas em estilo alumínio; luz de projeção no retrovisor exterior (iluminação); para-choques esportivos de modelo S; pinças de freio dianteiras e traseiras na cor vermelha, com inscrição S nas dianteiras; spoiler traseiro de teto; e rodas Audi Sport em design "Split" de cinco braços, 21 polegadas, e pneus 255/40 R21. Opcionalmente, os modelos oferecem rodas Audi Sport em design de raios múltiplos, cor Neodymium, 21 polegadas, pneus 255/40 R21.

Dimensões e Cores

O novo SQ5 oferece amplo espaço para até cinco ocupantes nas carrocerias SUV e Sportback. Na carroceria SUV, as dimensões são: 4.717 mm (comprimento); 2.155 mm (largura); 1.649 mm (altura) e 2.820 mm (entre-eixos). Na carroceria Sportback, por sua vez, as dimensões são: 4.717 (comprimento); 2.155 mm (largura); 1.644 mm (altura) e 2.820 mm (entre-eixos). No porta-malas, as capacidades são de 475 litros, ou 1.446 litros com os bancos rebatidos (SUV); e 470 litros, ou 1.338 com os bancos rebatidos (Sportback). A capacidade do tanque de combustível é de 65 litros em ambas as carrocerias.

As cores disponíveis nas carrocerias SUV e Sportback são: Branco Arkona (Sólida); Preto Mito (Metálica); Branco Geleira (Metálica); Azul Navarra (Metálica); Azul Ultra (Metálica); Bege Ouro Sakhir (Metálica); Verde Distrito (Metálica); Vermelho Granadina (Metálica) e Cinza Daytona (Perolizada). Internamente, o revestimento dos bancos, console central e painéis de portas podem ser na cor branca ou vermelha – inédita no Brasil e nunca oferecido antes na família Q5.

* Press Release/Audi do Brasil.

>>> DAF CF NA TRANSPOSUL


DAF Caminhões apresenta novo CF com 380cv na 24ª edição da TranspoSul

A DAF Caminhões, em parceria com a DAF Eldorado, escolheu a 24ª Feira e Congresso de Transporte e Logística TranspoSul para apresentar ao mercado gaúcho uma das primeiras unidades produzidas do recém-lançado DAF CF com motor PACCAR PX-9, exibido na configuração 4x2 e potência de 380cv.


Os visitantes da feira puderam conferir também os modelos DAF XF, com configuração 6x2 e potência de 530cv, e o CF Semipesado Rígido, com configuração 8x2 e potência de 310cv. Na área de test-drive, um XF semelhante aos modelos em exposição, com cabine Super Space, reconhecida pelo conforto e amplo espaço, esteve disponível para condução em um percurso demarcado dentro do Centro de Eventos.

“O Rio Grande do Sul concentra alguns dos maiores clientes DAF no país, em diversos tipos de operações, comprovando a versatilidade da nossa linha de produtos e a sua aceitação pelo mercado do Rio Grande do Sul. Outra particularidade do estado é a operação em rotas internacionais, pela América Latina, nas quais nossos caminhões têm apresentado excelente performance. Estamos com uma ótima expectativa em relação à feira, depois de dois anos da última edição”, comenta Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF Caminhões.

A TranspoSul é a maior feira de negócios e inovação do transporte rodoviário de cargas da região Sul do Brasil. O evento já gerou mais de R$ 1,5 bilhão em negócios nas últimas edições e recebeu mais de 20 mil visitantes e congressistas em toda a sua história, entre frotistas, autônomos e executivos e tomadores de decisões.

* Press Release/DAF Caminhões.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> BMW X7 2026


Super luxuoso e eficiente: BMW X7 ganha nova versão no Brasil

A busca para oferecer o que há de melhor para seus clientes é incessante na BMW do Brasil. Prova disso é que até os modelos superluxo estão sempre sendo renovados e ganhando atualizações. A novidade da vez é o BMW X7, que recebe uma nova versão, equipada com tecnologia mild hybrid de 48V, unindo luxo e eficiência energética. O modelo, junto com o BMW i7, super sedã elétrico mais luxuoso e tecnológico do Brasil, representam a linha de superluxo da marca no país.


O novo BMW X7 xDrive40i M Sport é equipado com motor seis cilindros M TwinPower Turbo de 3,0 litros, que conta com tecnologia mild hybrid de 48V. Sua potência máxima de até 381 cv é colocada no asfalto por meio da tração integral inteligente BMW xDrive, que trabalha em conjunto com a transmissão Steptronic de oito velocidades. A nova variante acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h.


Visualmente, o BMW X7 aposta em linhas ousadas e robustas. O conjunto ótico dianteiro segue a linha adotada no BMW i7, com faróis divididos em duas seções: a parte superior é responsável pelo LED de condução diurna com acabamento em cristais e a parte inferior, também em LED, é responsável pela iluminação noturna. A grade iluminada Iconic Glow reforça ainda mais o caráter exclusivo do modelo. O para-choque conta com entradas de ar mais esportivas e as rodas, de 22 polegadas, completam o caráter executivo-esportivo do modelo.


Por dentro, o destaque é o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia). O sistema, que estreou no BMW iX e está presente em outros modelos da marca, exibe informações de maneira clara e intuitiva, facilitando a pilotagem do esportivo.


Ocupando o topo da gama de SAVs de luxo da BMW no Brasil, o novo X7 tem acabamento impecável. Os bancos são revestidos de Couro Merino e têm a melhor qualidade possível, a mesma encontrada no i7.

Produzido na fábrica da BMW em Spartanburg (EUA), o X7 de sete lugares superluxuoso possui uma extensa lista de equipamentos de série, como ar-condicionado com controle digital automático de cinco zonas, bancos com ventilação e aquecimento, porta-copos com aquecimento e refrigeração, sistema de som surround Bowers & Wilkins Diamond com mais de 1.475W e teto solar Sky-Lounge. O modelo conta ainda com sistemas automatizados de direção e estacionamento, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, o Active Cruise Control com função Stop & Go e o Parking Assistant incluindo Reversing Assistant.


Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual com modelos compatíveis de iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física e facilitam o acesso ao carro exclusivamente com o celular, a Digital Key Plus ainda pode ser compartilhada com até 5 pessoas de forma remota, permitindo uma enorme flexibilidade.


Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o novo X7 ganhou skills para interagir de forma ainda mais natural com seus ocupantes, já que o sistema permite interação, por voz, com o próprio carro de forma natural para ativar diversas funções do veículo, como por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, e abertura de janelas, transformando o ambiente do interior de acordo com o humor do proprietário, tudo por voz. Além do Intelligent Personal Assistant (IPA), o modelo conta com a Alexa, que permite a interação com um segundo assistente pessoal de voz dentro do veículo, possibilitando automação residencial e interações únicas de uma Alexa externa com o carro.


O X7 também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, acionar a ventilação do carro, a visualização do veículo através do Remote 3D View e ainda é possível estacionar seu carro de forma remota com apenas um clique no app. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).


O novo BMW X7 chega ao Brasil em seis opções de cores (Branco Alpino, Preto Carbono, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Brooklyn, Cinza Manhattan e Cinza Skyscrapper) e quatro opções de acabamento interno em Couro Merino (Tartufo, Ivory White, Preto e Coffee). Todas as unidades chegam ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

* Press Release/BMW do Brasil.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

>>> PROPAGANDA

 

1977 Mack COE

***

>>> GWM POER 30


GWM lança picape diesel Poer P30 com a garantia mais abrangente do mercado

A GWM anuncia o lançamento oficial da Poer P30, sua nova picape a diesel, que chega para redefinir o segmento no Brasil. O modelo combina robustez, capacidade de carga e o conforto de um SUV, atendendo à preferência do consumidor brasileiro pela motorização a diesel.



Equipado com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4, transmissão automática de 9 marchas e a garantia de 10 anos mais abrangente do mercado, o veículo se posiciona como um dos lançamentos mais importante do setor automotivo nacional.

As vendas da GWM Poer P30 se iniciaram com preço promocional de R$ 240 mil para a versão topo de linha Exclusive e R$ 220 mil, para a versão Trail. A partir do dia 20 de setembro a versão Exclusive será reajustada para R$ 260 mil e a Trail sobe para R$ 240 mil.

A GWM é referência mundial em picapes, com mais de 2,65 milhões de unidades vendidas globalmente e com a impressionante marca de 50% de participação no mercado chinês, o maior do mundo. Por lá, a linha Poer é líder do segmento há 27 anos consecutivos. A Poer P30 une durabilidade, tecnologia e sofisticação, conquistando consumidores em mais de 50 países. A primeira picape da marca foi o modelo Deer, que foi lançado na China em 1996 e teve sua primeira exportação em 1997, destinado ao Oriente Médio. Com o lançamento do modelo Wingle 5, a GWM foi a primeiro fabricante de picapes chinesas a obter a certificação completa da União Europeia, em 2009.


Com isso, a GWM já acumula 30 anos de experiência no desenvolvimento próprio do segmento de picapes, contabilizando 6 milhões percorridos em testes por 76 tipos diferentes de terreno ou condição extrema, distribuídos em 18 regiões diferentes do planeta.


“A entrada da GWM neste segmento no Brasil é um marco para nossa história no país. A Poer P30 reflete nossa experiência global em picapes, mas também respeita as características e preferências do consumidor brasileiro, especialmente na escolha do motor diesel, muito valorizado por sua autonomia e força. Estamos confiantes de que este lançamento será um sucesso e atenderá às expectativas de clientes que buscam robustez, inovação e confiabilidade”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Motorização, desempenho e consumo

O motor 2.4 turbo diesel entrega 184 cv de potência e 480 Nm de torque, garantindo força desde baixas rotações, ideal para condução urbana, transporte de cargas e rebocagem.

Cerca de 50% do torque total de 480 Nm já está disponível a apenas 1.000 rpm e 100% a 1.500 rpm. A combinação de tamanha disponibilidade de torque em rotações tão baixas com uma transmissão automática de 9 marchas garante excelente desempenho, mantendo a suavidade de rodagem na maioria das condições de uso real de uma picape.


A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,2 segundos, com consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, segundo o padrão Inmetro, permitindo autonomia de até 740 km na cidade e 820 km na estrada. A turbina de geometria variável, a alta pressão de injeção de 2.000 bar e o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) proporcionam eficiência e redução de emissões, enquanto o DPF (Filtro de Partículas Diesel) e o ARLA 32 atendem aos padrões ambientais brasileiros.

A transmissão automática de 9 marchas foi projetada e produzida pela própria GWM para máxima eficiência e robustez, capaz de suportar torques de até 750 Nm e com capacidade para rebocar até 3.100 kg com freio, proporcionando condução suave, economia de combustível e desempenho consistente em todos os terrenos.
A tração 4x4 com modos 2H, 4H e 4L e o bloqueio do diferencial traseiro permitem enfrentar desde rodovias asfaltadas até os trechos de off-road mais severos.

Conforto dinâmico: suspensão, direção e freios

A GWM Poer P30 combina força e conforto. A suspensão dianteira independente com braços duplos foi adaptada às condições de rodagem do Brasil para garantir estabilidade e absorção eficiente de impactos, enquanto a traseira com eixo rígido e molas semi-elípticas suporta carga pesada sem abrir mão do conforto. A direção elétrica progressiva também foi reajustada para as preferências do consumidor brasileiro, para proporcionar leveza em manobras e precisão em altas velocidades.


Para completar o conjunto, os freios a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica, asseguram segurança mesmo sob carga máxima ou condições extremas de rodagem.

O baixo nível de ruído é outro ponto forte da Poer P30. Graças ao excelente nível de isolamento acústico da cabine, a picape da GWM é de 2 a 4 dB mais silenciosa que as demais concorrentes da categoria.

Exterior e caçamba

O design da Poer P30 equilibra imponência e sofisticação, com linhas robustas, grade frontal marcante, faróis Full LED e assinatura visual única, com destaque para a inovação dos piscas dianteiros, que trazem a tecnologia de luzes dinâmicas.


A caçamba, com capacidade para 1.248 litros, suporta até 1.010 kg na versão Exclusive e 1.018 kg na versão Trail. Uma exclusividade da Poer P30 na categoria é seu sistema de tampa de caçamba com amortecedores, que permite abrir e fechá-la com o mínimo esforço, além de contar com o travamento elétrico da tampa traseira.

A picape estará disponível nas cores Branco Noronha, Preto Khalifa e Prata Lunar.

Interior

A cabine da versão Trail combina praticidade e tecnologia, com bancos em couro ecológico, ajuste elétrico para o motorista, ar-condicionado climatizado com botões físicos e carregador sem fio de 50W. Ambos apresentam telas Full HD de 10,25” no painel de instrumentos e 14,6” na multimídia, garantindo controle total sobre funções de condução, navegação e conectividade.


A cabine da versão Exclusive oferece acabamento em couro legítimo, painel soft touch, paddle shift no volante para troca das marchas, resfriamento/aquecimento de bancos e amplo espaço interno.

O console central ainda traz um recurso exclusivo da Poer P30, que são três botões que acionam os pontos de alimentação 12V para instalação de equipamentos. Eles ficam posicionados no cofre do motor (para a instalação de um guincho elétrico, por exemplo), no banco do motorista (rádio amador ou geladeira) e na parte traseira do chassi (para uso de reboques).

Dimensões e capacidade

Com 5.416 mm de comprimento, 2.107 mm de largura, 1.884 mm de altura e entre-eixos de 3.230 mm, a Poer P30 oferece espaço interno amplo e dirigibilidade segura. A caçamba permite transporte de cargas pesadas, enquanto o tanque de diesel de 78 litros e o reservatório de ARLA 32 de 15 litros garantem autonomia estendida.

Entretenimento e conectividade

O sistema multimídia Full HD de 14,6” permite espelhamento Android e CarPlay sem fio, além do controle remoto via aplicativo MY GWM, que integra funções como travamento, localização do veículo, programação do ar-condicionado e monitoramento do status do motor, tudo pelo celular. O sistema de som com seis alto-falantes e amplificador dedicado oferece áudio premium, enquanto a visão panorâmica 360° facilita manobras e aumenta a segurança em áreas urbanas e off-road.

Diferença entre as versões

Visualmente a maior diferença entre as duas versões está na moldura da grade, que é cinza na Trail e cromada na Exclusive. Nos pneus, a Trail traz modelos AT Cooper 265/60 R18 contra os HT Continental 265/55 R19 da Exclusive. Nos equipamentos, a versão topo de linha traz seis airbags (a Trail vem com quatro airbags, sem os de cortina), ajuste elétrico dos bancos e um maior nível de itens de segurança e tecnologia, como: sistema de detecção de ponto cego, assistente de farol alto, sistema de centralização de faixa, alerta e frenagem de trânsito cruzado frontal e traseiro, frenagem de emergência em baixa velocidade, controle inteligente de velocidade, aviso de colisão traseira e controle de distância de estacionamento.

A garantia mais abrangente do Brasil

A GWM Poer P30 chega ao mercado brasileiro com a robustez e confiabilidade avalizada pela maior garantia do segmento de picapes. Ela apresenta uma garantia de fábrica de dez anos mais abrangente que a oferecida pela Toyota. No caso da GWM Poer P30 e Toyota Hilux, ambas oferecem o prazo de 10 anos para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado. 


Para os demais componentes, o prazo é diferente entre as duas marcas. Na Toyota, itens como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e central multimídia têm garantia de apenas três anos, enquanto na GWM Poer P30 o prazo sobe para cinco anos.

Fábrica da GWM em Iracemápolis

O lançamento da Poer P30 acontece logo após a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), a primeira unidade produtiva da marca nas Américas e no Hemisfério Sul, e a terceira fora da China com base completa de produção — as outras estão localizadas na Rússia e na Tailândia.


Com área total de 1,2 milhão de m² e 94 mil m² de área construída, a unidade possui atualmente capacidade para produzir 50 mil veículos por ano, contando com linha de soldagem, pintura robotizada, montagem, sistemas de fornecimento de energia e equipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.

Resultado de um investimento de R$ 10 bilhões até 2032, a planta tem capacidade inicial de produção de 100 mil veículos por ano. Atualmente, a unidade de Iracemápolis emprega 600 trabalhadores e deve gerar até o final do ano cerca de 1.000 empregos diretos, alcançando no futuro mais de 2.000 vagas, com o início do processo de exportação de veículos para outros países da América Latina.

* Press Release/GWM Brasil.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2026 Mercedes-AMG E 53 Hybrid Wagon

***

terça-feira, 16 de setembro de 2025

>>> COMEMORANDO 5 ANOS


VW Meteor comemora cinco anos no Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra mais um marco importante em sua trajetória. Após comemorar recentemente os 20 anos do modelo Delivery, agora é a vez de destacar os cinco anos de sucesso do extrapesado Meteor. Lançada em 2020, a linha foi a primeira da marca a ser apresentada virtualmente a jornalistas e clientes. Com mais de 16 mil unidades emplacadas no Brasil, a família Meteor também está presente em mercados internacionais como Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Uruguai, reforçando sua relevância na América Latina. Composta pelos modelos 28.480 6x2 e 29.530 6x4, a família Meteor foi desenvolvida para atender às exigências do transporte de cargas de longa distância, oferecendo soluções sob medida que combinam segurança, conforto, robustez e tecnologia de ponta.


“Os caminhões Meteor representam os maiores veículos já desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. No total, investimos no projeto mais de R$ 1 bilhão na época do lançamento para garantir um produto à altura das demandas do mercado”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O investimento na nova família contemplou além de pesquisa e desenvolvimento, também a construção de uma nova linha de montagem de cabines de extrapesados, desde a armação até o acabamento, com moderna manufatura 4.0 em nível de automação e conectividade dos dados. A bordo de um caminhão primeira classe A família Meteor incorpora um dos motores mais avançados do mundo, equipado com um conjunto robusto formado pelo motor D26 13L e uma transmissão automatizada de 12 velocidades de última geração.

Projetada para proporcionar aos motoristas uma verdadeira experiência de primeira classe, a linha de caminhões extrapesados VW Meteor oferece soluções operacionais de excelência, aliadas a uma cabine que se destaca como uma das mais espaçosas e confortáveis do segmento. Os modelos 28.480 e 29.530 contam com banco premium com cinto de segurança integrado, suspensão de cabine com quatro bolsões de ar e painel multifuncional 100% digital, que coloca as principais funções ao alcance das mãos com total segurança e praticidade. Combinando tecnologia, potência e confiabilidade, atendem com precisão às exigências dos clientes. Equipados com o sistema RIO, a solução digital de serviços vem encantando os clientes, com relatórios e soluções sob medida para cada tipo de operação, a redução no custo total de operação (TCO) chega a ultrapassar 5% de redução.

Além disso, podem ser adquiridos com oito bolsões de ar em ambos os modelos, seja no 6x2 ou no 6x4. Ao mesmo tempo, o cliente também pode escolher a distância entre os eixos nas seguintes opções: 3.200, 3.400 ou 3.600 mm, de acordo com o implemento mais indicado para a melhor distribuição de carga na sua aplicação, que vale ainda para a versão com suspensão metálica. Assim atendem, de maneira mais eficiente, as demandas da maior parte dos nichos em que atuam. Freio retarder mais potente do mercado Desde o ano passado, a família Meteor conta com o freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações. O componente está disponível como opcional, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes.

O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço. Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada. Com seis estágios de acionamento, o sistema atua de forma automática, mas pode também ser gerenciado manualmente através da alavanca na coluna de direção. Essas características o tornam especialmente útil em descidas prolongadas, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança com uma potência combinada de até 1.225 cv.

* Press Release/Grupo VWCO.

>>> CHEVROLET SPARK EUV


Chevrolet Spark EUV estreia como o primeiro SUV elétrico acessível e inteligente do Brasil

O segmento de carros elétricos é o que mais cresce no país, devendo superar as 70 mil unidades e alcançar 3,6% de participação neste ano entre os modelos de passageiro. Esse avanço é impulsionado pela maior oferta de produtos e pela redução do custo das baterias, que têm possibilitado a disseminação da tecnologia. De olho nesse mercado, a Chevrolet apresenta o Spark EUV, o primeiro SUV elétrico acessível e inteligente do Brasil.


“Mais do que um novo modelo, o Spark EUV nasce com a missão de democratizar a eletrificação. Trata-se de um SUV elétrico inédito no segmento de acesso oferecido por uma marca consolidada, ampliando a confiança e a atratividade da categoria. Ele dialoga não apenas com consumidores de perfil vanguardista, mas também com aqueles que sempre quiseram ter um carro elétrico e agora encontram essa possibilidade com o respaldo de uma marca forte e presente no Brasil há 100 anos”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

O projeto do carro é global e contou com a participação da engenharia da GM América do Sul. Esse trabalho envolveu mais de 150 mil quilômetros de validações em diferentes condições, do tráfego intenso de São Paulo às estradas áridas do Peru. Como resultado, o Spark EUV entrega dirigibilidade refinada e robustez estrutural superior, além de uma altura em relação ao solo ideal para enfrentar os pisos irregulares típicos encontrados por aqui.


Com a versão Activ, exclusiva para a região, o Spark EUV se destaca pelo conjunto de atributos que combinam praticidade e inovação. O design boxy reforça a robustez típica de SUVs, enquanto o interior foi pensado para maximizar o espaço e o conforto em um automóvel de quatro metros de comprimento.


A tecnologia também é um diferencial: o pacote Chevrolet Intelligent Driving traz recursos avançados de assistência à condução, e o sistema Smart Welcome reconhece o motorista pela chave, preparando automaticamente o veículo para a partida e desembarque. A eficiência vem do motor 100% elétrico, que oferece respostas ágeis no uso urbano com torque imediato de 180 Nm ou 18,4 kgfm). A bateria de 42 kWh permite recarga rápida de 30% a 80% em apenas 35 minutos e tem autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro - energia suficientes para quase uma semana de rodagem, considerando que a maioria dos motoristas percorre menos de 50 km por dia.

Por dentro, o Spark EUV foi configurado para oferecer conforto acima do esperado em um compacto para quatro passageiros. O teto elevado amplia a sensação de bem-estar, enquanto o assoalho plano favorece a ergonomia dos ocupantes. Graças ao aproveitamento otimizado da arquitetura elétrica, 67% do volume total do carro está disponível para passageiros e bagagem, proporção muito superior à média dos hatches. Nenhum outro veículo com dimensões parecidas oferece tanto espaço interno como este novo Chevrolet.

Além disso, é o único da categoria a contar com dois porta-malas: são 355 litros no compartimento traseiro, que podem chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, e mais 35 litros sob o capô dianteiro, ideais para objetos do dia a dia. A tampa traseira tem abertura lateral, que facilita o acesso em determinadas situações, enquanto o espaço dianteiro é condicionado à instalação de um acessório.

O interior do Spark EUV também surpreende pela qualidade e pela atenção ao detalhe. O painel digital configurável de 8,8” e a central multimídia de 10,1” organizam as principais funções de forma clara e intuitiva, com integração para Android Auto/Apple CarPlay. Superfícies macias revestem mais de 2,2 m² da cabine, reforçando a sensação de sofisticação. Entre os destaques estão ainda os bancos macios e os 28 porta-objetos distribuídos pelo habitáculo.

O computador de bordo também oferece informações úteis para quem gosta de acompanhar o funcionamento do sistema de propulsão e encontrar sempre a forma mais eficiente de conduzir. Entre os dados disponíveis estão o percentual de potência instantânea e as rotações por minuto. Como todo EV, o Spark EUV dispensa transmissão convencional, operando à frente com uma única marcha, característica que garante respostas mais ágeis em qualquer situação.

O painel e o revestimento das portas chamam atenção pelos elementos com efeito 3D e materiais que remetem a aço escovado e fibra de carbono, transmitindo sofisticação em um ambiente moderno. O volante de dimensões compactas e visual retrô inspirado no do Camaro, com botões que lembram os de um joystick, acentua o caráter tecnológico do modelo e garante ótima empunhadura. Já a ampla área envidraçada e os retrovisores generosos ampliam a visibilidade, enquanto os principais comandos trazem teclas de acesso rápido, tornando a operação mais intuitiva.

Urbano inteligente

Não há opcionais: entre os itens de série, o Spark EUV Activ oferece seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico de assento e encosto, além de regulagem de altura do volante e personalização eletrônica da sensibilidade dos pedais de acelerador e breque. O modelo conta também com freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa e disco nas quatro rodas, câmera 360°, sensor de chuva e crepuscular com faróis de comutação automática entre luz baixa e alta, além de um pacote completo de segurança que inclui alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Conjunto surpreendente para um automóvel desta faixa de preço.


O Spark EUV é também um carro engenhoso em alguns de seus sistemas. No ar-condicionado digital, há situações pré-programadas que ajustam automaticamente o funcionamento para situações específicas. Por exemplo, no modo chuva, o fluxo de ventilação é direcionado com maior intensidade para os vidros, evitando o embaçamento. Já no modo eliminação de odores, pensado especialmente para fumantes, o sistema aciona a ventilação acelerada, ativa a recirculação de ar da cabine e abre dois dedos das janelas dianteiras.

Outro destaque é o “Modo DJ”, que expande a conectividade a bordo. Via Bluetooth, o usuário conecta seu smartphone para projetar rádios do mundo inteiro e comandar streamings de música e podcasts diretamente na tela do multimídia. Já pela entrada USB, é possível reproduzir mídias gravadas no dispositivo. O toque especial vem da interface gráfica, que simula um disco de vinil com agulha, trazendo nostalgia e diversão à experiência de áudio no carro.

Por fim, o sistema Smart Welcome interage automaticamente com o motorista. Ao se aproximar com a chave inteligente, o veículo aciona a iluminação de boas-vindas, destrava as portas, abre os retrovisores e ativa as telas ao abrir a porta do motorista. Basta sentar e pressionar o pedal de freio para que a ignição seja acionada, sem necessidade de botões. Ao se afastar, o carro realiza o processo inverso, reforçando a praticidade e a segurança. Todas essas funções, entre outras, podem ser personalizadas pelo multimídia.

Por fora, o Spark EUV aposta em um design divertido, que transmite robustez e uma personalidade marcante. A carroceria integra elementos como iluminação full LED, rodas de 16 polegadas com pneus de perfil alto e retrovisores bicolores. Os para-choques têm elementos em diferentes tons de preto que lembram os de utilitários off-road. As molduras "quadradas" nas caixas de roda reforçam o estilo aventureiro, enquanto o aplique na coluna C cria uma assinatura visual distinta. A opção de teto contrastante completa o conjunto.

A paleta de cores do Spark EUV reflete brasilidade em seis opções: Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. Nas quatro primeiras, o modelo recebe teto contrastante, detalhe que acentua a modernidade do design. O acabamento interno pode ser em tom claro ou escuro, definido de acordo com a cor externa.

Já a oferta de pacotes de personalização permite ao cliente deixar o veículo mais ao seu estilo, sempre com a qualidade chancelada pela Chevrolet. São três séries especiais acessorizadas: Rush, voltada ao estilo urbano, que traz frisos e soleiras de porta, plataforma de porta-malas com caixa organizadora, bagageiro frontal e iluminação ambiente interna; XR (Xtreme Racing), com apelo esportivo, que inclui aerofólio traseiro, bagageiro frontal, soleira de porta e iluminação ambiente interna; e Trail Motion, para quem deseja um estilo fora-de-estrada, que adiciona frisos e soleiras de porta, bagageiro frontal, saias laterais e para-barros. Todos eles trazem kit de adesivo exclusivo.

Com 4.003 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.726 mm de altura e entre-eixos de 2.560 mm, o Spark EUV combina porte compacto com excelente aproveitamento interno. Suas proporções seguem a mesma escola de design boxy de SUVs maiores da GM, transmitindo robustez e imponência mesmo em um modelo de dimensões urbanas. Os ângulos de ataque de 22° e de saída de 32° reforçam sua aptidão para enfrentar rampas, valetas e pisos irregulares, comuns nas grandes cidades.

Elétrico inovador

No quesito tecnologia, o Spark EUV surpreende por oferecer um conjunto de soluções inéditas em sua categoria. O Chevrolet Intelligent Driving reúne recursos avançados de assistência, como o controle de cruzeiro adaptativo em curvas - capaz de reduzir a velocidade pré-estipulada conforme o trajeto - e o apoio ativo que mantem o carro centralizado na faixa, elevando a segurança na condução em avenidas e estradas. Outro destaque são os três modos de condução (Eco, Padrão e Esporte), que permitem ajustar a resposta do veículo de acordo com a necessidade do momento para maior prazer ao volante.


O Spark EUV foi concebido sobre uma arquitetura própria para veículos elétricos, o que garante maior eficiência estrutural e equilíbrio dinâmico. A carroceria utiliza 72% de aços de alta resistência, incluindo componentes moldados a quente que aumentam a rigidez da célula de proteção dos ocupantes. O peso total de 1.345 kg é distribuído de forma bem equilibrada (50:50) entre os eixos, contribuindo para a estabilidade e a confiança ao dirigir. Enquanto o tratamento acústico assegura um nível de silêncio digno de referência.

Com motor dianteiro elétrico de 101 cv e torque imediato de 180 Nm, o Spark EUV entrega respostas ágeis no uso urbano, com desempenho semelhante ao de um carro 1.0 turbo flex. A vantagem está no consumo: o recém-lançado modelo da Chevrolet roda o equivalente a quase 50 km por litro de gasolina na cidade, com um custo de eletricidade até quatro vezes menor. Além disso, seu plano de revisões é simplificado, já que dispensa itens típicos de veículos a combustão, como troca de óleo, filtros, velas e escapamento.

O Spark EUV é equipado com bateria do tipo LFP (Lítio Ferro-Fosfato), reconhecida pela robustez, segurança térmica e durabilidade. O conjunto trabalha em sintonia com três níveis de regeneração de energia, que permitem otimizar a autonomia de acordo com o estilo de condução, podendo ultrapassar os 300 km em trajetos de baixa velocidade e trânsito intenso.

A recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW, ideal para uso doméstico, ou em corrente contínua (DC) de até 50 kW, que possibilita repor grande parte da carga em poucos minutos. O modelo traz ainda, de série, um carregador portátil para tomada residencial. A confiança é reforçada pela garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros da bateria.

Neste sentido, o Spark EUV traz um recurso interessante: a chamada “caixa-preta da bateria”. “O sistema registra o histórico de uso e a saúde do conjunto, permitindo inspeções oficiais em concessionárias Chevrolet. Esse recurso aumenta a confiança do consumidor, facilita a manutenção preventiva e a revenda do produto no futuro”, explica Plinio Cabral, diretor de engenharia elétrica da GM América do Sul.

Outro diferencial importante está no suporte ao cliente. A Chevrolet conta atualmente com 130 concessionárias habilitadas para veículos elétricos em todo o Brasil, com técnicos treinados e infraestrutura dedicada. Essa rede garante atendimento especializado, manutenção de qualidade e ampla disponibilidade de peças. Além disso, o serviço EV Live conecta consumidores a especialistas em tempo real para esclarecer dúvidas sobre eletrificação e trazer confiança para quem está dando os primeiros passos no mundo das tecnologias de zero emissão. O agendamento pode ser feito pelo próprio site da marca.

A expansão da infraestrutura de mobilidade elétrica segue avançando com força na América do Sul. No Brasil, 138 concessionárias Chevrolet estão em processo de implementação de pontos de recarga para veículos elétricos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor automotivo. A marca já conta com diversos pontos de recarga nos demais países do continente, consolidando uma rede local que apoia a transição para uma mobilidade mais limpa e eficiente.

Para completar a experiência, a Chevrolet também oferece o MyChevrolet Charging App. A plataforma reúne em um único ambiente locais de carregamento na região, permitindo pagamento unificado e funcionalidades de reserva de pontos de recarga.

O sistema pode ser utilizado por motoristas de qualquer marca de EV e conta com funções monitoramento do status de carregamento, funcionalidades exclusivas de utilização de créditos de recarga para os clientes de pré-venda do clube MyEV Chevrolet e reserva antecipada de pontos de recarga rápidos (dentro da rede participante) até 24h para clientes Chevrolet.


Dessa forma, o Spark EUV chega ao mercado acompanhado de uma solução que amplia a conveniência e a previsibilidade para o uso cotidiano do usuário.

Com a chegada do Spark EUV, a Chevrolet amplia sua presença no segmento de veículos elétricos e passa a competir também na faixa de maior volume deste mercado, dominada pelos hatches, mas com o diferencial de oferecer uma carroceria tipo SUV. A novidade é o quarto dos cinco lançamentos programados pela marca em 2025, consolidando a oferta de utilitários esportivos mais completa do país, ao lado dos premium Blazer EV e Equinox EV.

Esse movimento reforça a estratégia da Chevrolet de tornar a eletrificação mais acessível e democrática, com a confiança de quem tem 100 anos de história no Brasil, oferecendo inovação, segurança e suporte em todo o território nacional.

* Press Release/GM do Brasil.