sexta-feira, 10 de maio de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> VOLVO FH CROSS COUNTRY


Volvo lança na Agrishow o pacote Cross Country para o FH vocacional que trabalha no Agro

A Volvo inova mais uma vez ao lançar na Agrishow 2024 o Cross Country (XC), um pacote de itens para complementar e aprimorar ainda mais o FH 6×4 que é largamente utilizado na agricultura. O caminhão mais vendido do Brasil pode vir agora repleto de elementos de proteção e que aumentam a robustez e a confiabilidade em operações com rotas mistas entre estradas de chão e asfalto. “É o FH perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.


Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional, e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que neste modelo é de aço e mais robusto. Opcionalmente, o pacote pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla.


Para proporcionar ainda mais robustez, a Volvo oferece como opcional no XC uma 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, o que permite trafegar por terrenos mais acidentados. Para proteger os faróis de eventuais pedras e tocos, a Volvo instalou uma grade proteção na frente do conjunto ótico, que inclusive é articulada, permitindo fazer mais facilmente a limpeza e a manutenção. Outra novidade são os dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista.

Disponibilidade

Por si só, o pacote XC já aumenta a disponibilidade dos caminhões FH em operações mistas. E para reforçar isso ainda mais, tem a flexibilidade de ser montado nos FH 6×4 sem redução nos cubos ou com redução nos cubos. “O XC tem especificações exclusivas, voltadas para as operações em rotas compostas por 70% de trechos rodoviários e 30% de vias rurais”, explica Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. Além do alarme de ré, para maior segurança em manobras, na parte de trás as lanternas são de LED, sem a necessidade de troca de lâmpadas. Também para maior segurança e garantir maior visibilidade dos monitores, o cinto de segurança do motorista é vermelho. Além de todas estas mudanças, o pacote Cross Country tem uma diferenciação visual que tornou o modelo exclusivo, com uma identificação de caminhão fora de estrada e um aspecto mais robusto.


No estande da Volvo na Agrishow, a área comercial da fábrica da Volvo, em conjunto com a rede de concessionárias da marca, ofereceu condições especiais de aquisição para os clientes que fecharam negócio durante o evento. Consultores, engenheiros e profissionais da rede Volvo estavam à disposição dos transportadores e demais interessados para tirar dúvidas sobre o novo pacote Cross Country e toda linha caminhões Volvo.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

>>> GALERIA #O117


Volkswagen Kombi Deluxe Custom (1965)
















***

>>> NOVO TRAILBLAZER


Novo Trailblazer é SUV raiz que alia força e robustez com mais conforto

O Novo Chevrolet Trailblazer chega renovado e traz avanços inéditos para a categoria dos SUVs de aptidão off-road. O utilitário esportivo de grande porte da Chevrolet, além de mais força e robustez, evolui brutalmente em conforto. A primeira exibição pública do modelo aconteceu na Agrishow.


A renovação do Trailblazer, que compartilha a estrutura com a Nova S10, levou para o SUV todas as inovações que o fabricante apresentou recentemente para a picape, incluindo a nova geração do motor Duramax 2.8 Turbo Diesel e o conceito de cockpit virtual composto pelo painel digital e a nova central multimídia Chevrolet MyLink.

O SUV mais raiz do mercado utiliza a tradicional receita de carroceria sobre chassi, que é a configuração ideal para quem necessita de um veículo realmente todo-terreno.

“A principal qualidade do Novo Trailblazer é oferecer aos clientes um automóvel brutalmente pronto para tudo com novas soluções de engenharia que elevam principalmente o nível de conforto e dirigibilidade”, resume Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Enquanto a S10 utiliza suspensão traseira por feixe de molas, própria para carga, o Novo Trailblazer conta com uma suspensão do tipo multilink, perfeita para transportar pessoas com a máxima comodidade.


O time de engenharia da General Motors promoveu uma recalibração nos amortecedores hidráulicos e revisou toda a geometria do conjunto. As bitolas foram alargadas e o SUV passa a contar com pneus de alto desempenho – um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem.

A direção elétrica progressiva passou também por atualizações e tem novos pontos de fixação, o que reduziu o nível de vibração que chega até o volante e deixou as respostas mais diretas. Isso melhora sensivelmente as percepções do motorista, otimizando a precisão em manobras, independentemente da velocidade. Outra vantagem é a coluna telescópica, que permite o ajuste do volante em profundidade, além da regulagem de altura.

O salto em conforto fica completo com a maior aplicação de materiais tipo soft touch e os novos bancos dianteiros, que utilizam espumas de múltiplas densidades. Quem viaja nos bancos traseiros dispõe de um sistema de ar-condicionado com controle de intensidade e difusores no teto, como em aviões.

A parte central do assento e o encosto são mais macios, enquanto os apoios laterais adotam compostos mais firmes. Essa combinação garante melhor acomodação tanto em viagens rodoviárias com a família quanto em aventuras por trilhas radicais. A redução do nível de ruído e de vibração também é marcante. Mérito das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo.

O MAIS AVANÇADO DA CATEGORIA

Outra novidade do Novo Trailblazer é a sofisticada versão High Country, que substitui a Premier. Faróis de LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, partida por botão e chave inteligente se somam ao amplo pacote de equipamentos, que inclui: frenagem automática com detecção de pedestres; alerta de colisão frontal; alerta de saída de faixa; alerta de pressão dos pneus; assistente inteligente de frenagem; acendimento automático dos faróis; farol alto com ajuste automático; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva com ajuste automático de intensidade; câmera de ré de alta resolução; controle eletrônico de oscilação de reboque e banco do motorista com regulagem elétrica.


Apesar de ser um modelo off-road premium, o Novo Trailblazer alia robustez e baixo custo de manutenção, sem que seus usuários tenham que abrir mão de tecnologia. Já o visual completamente renovado da dianteira se destaca pela imponência e traços que fazem alusão a utilitários clássicos da Chevrolet.

A versão High Country é caracterizada por elementos cromados na nova grade, para-choques, frisos e retrovisores, bem ao estilo norte-americano. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados.

A motorização utilizada na linha 2025 é o premiado Duramax 2.8 Turbo Diesel, de nova geração, que entrega agora 207 cavalos e 52 kgfm. A força máxima passa a estar disponível numa faixa mais ampla, entre 1.600 rpm e 2.400 rpm. Isso garante melhores respostas nas condições de maior utilização do veículo.

“Tão relevante quanto a potência e o torque extra é o uso de inteligência artificial na gestão eletrônica do motor, além do uso de machine learning no desenvolvimento de sua calibração. Permitindo assim atingir um alto padrão de equilíbrio entre desempenho, economia de combustível e menores níveis de emissão. Uma relação imbatível na categoria”, diz Fabio Daumichen, engenheiro-chefe do produto.

Esse motor trabalha com a nova transmissão automática de oito marchas, que também equipa a Colorado americana, mas com calibração específica para o mercado brasileiro. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves.


Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,5s (1s a menos que o modelo anterior), enquanto o consumo de diesel é de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada – até 12% mais eficiente, de acordo com dados do Inmetro.

Além disso, o novo SUV da Chevrolet passa a contar com painel digital configurável de 8 polegadas e a última geração do Chevrolet MyLink de 11 polegadas. Ganha ainda carregador por indução, tomada 12V e portas USB dos tipos A e C.

Já o Wi-Fi nativo proporciona sinal até 12 vezes mais estável, em comparação com smartphones, e se conecta com o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância, além de viabilizar atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo pela internet – tudo isso compõe o mais avançado pacote de conectividade da categoria.

O serviço do OnStar conta com 13 meses de gratuidade do plano Protect & Connect com 20 Gb de franquia mensal para a versão High Country. Vale destacar que a garantia do veículo é de cinco anos.


Produzido no Brasil, o Novo Trailblazer é o terceiro lançamento da Chevrolet previsto para o ano, em um total de seis. O modelo chega às concessionárias da marca em meados de maio.

* Press Release/GM do Brasil.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1965 Mazda Type-A Light Bus

***

>>> LADA NIVA PICAPE


Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape

Historicamente lembrado como símbolo da indústria automobilística da Rússia, o longevo Lada Niva segue firme e forte em produção no país há quase 50 anos. Por lá, tem a carroceria SUV como principal opção disponível, mas pode ser adquirido também com proposta voltado para outras aplicações. É o caso da curiosa variante picape, oferecida tanto com cabine simples quanto com cabine dupla e vocação estritamente comercial.


Dependendo da opção escolhida, o Niva picape acomoda até 3.500 litros de volume de carga e tem distância em relação ao solo entre 20,5 e 24 cm. O comprimento máximo é de 4,44 metros e, sozinho, o baú acoplado à carroceria pode medir entre 1,77 e 2 metros. Existe até mesmo variante com câmara fria para transporte de alimentos perecíveis (carnes, sorvetes e itens congelados).




O que não muda em relação ao SUV padrão é o design da dianteira e do interior, que é basicamente o mesmo desde o lançamento do Niva em 1977. A presença de itens de tecnologia, conectividade e conveniência é quase nula, especialmente por conta da idade do projeto. Além disso, o foco do carro é outro: oferecer durabilidade, confiabilidade e resistência pelo menor custo possível. Custa no mercado russo o equivalente a R$ 60.000.


Sob o capô, segue sem alterações o motor 1.7 a gasolina de 84 cv sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. O sistema de tração é 4x4 e desde o lançamento é considerado um dos principais diferenciais do modelo. Tem acionamento por alavanca, na forma convencional, e bloqueio central do diferencial. Dados de fábrica indicam consumo de 8,3 km/l e máxima de 110 km/h.

* Dyogo Fagundes/Motor 1.

terça-feira, 7 de maio de 2024

>>> EQA E EQB NO BRASIL


Novos Mercedes-Benz EQA e EQB 100% elétricos chegam ao país com mais eficiência e esportividade

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma a chegada dos novos EQA e EQB em sua linha de automóveis durante o mês de maio. Os modelos receberam atualizações em design, tecnologia, eficiência e segurança tornando-se ainda mais atrativos para os consumidores que estão entrando no segmento dos modelos 100% elétricos de luxo.


O Mercedes-Benz EQA é um SUV compacto, caracterizado pela nova grade dianteira com estrela cromada e faixa de luz frontal e traseira. Uma amostra de suas aspirações esportivas também é percebida pelos domos no capô.


Marcado por sua versatilidade, o Mercedes-Benz EQB combina a condução livre de emissões com um conceito de espaço altamente variável. Com espaço para até sete ocupantes, o EQB representa um estilo de vida social - ecologicamente correto, flexível e adequado para uso diário sem restrições.

Atualmente, a marca possui o maior portfólio de automóveis 100% elétricos do segmento de luxo no Brasil. São sete diferentes modelos no total. Além dos novos EQA e EQB, a marca oferece o EQE 300 nas versões sedan e SUV, o AMG EQE 53 4MATIC+ SUV, o AMG EQS 53 4MATIC+ e o EQS 450+ SUV.


A principal atualização no design é percebida facilmente com a nova grade frontal com o padrão de estrelas em fundo na cor preta – presentes em outros modelos elétricos da marca. Uma faixa de luz conecta as luzes diurnas dos faróis, enquanto um novo para-choque enfatiza a amplitude frontal dos modelos. Os designers também atualizaram o interior das lanternas traseiras.


As inovações no interior incluem um volante multifuncional em couro com teclas de controle sensíveis ao toque, bem como o acabamento interno com o padrão de estrelas da marca no console e portas.

Ambos os automóveis elétricos estão equipados com o Pacote Esportivo AMG que traz os genes esportivos da AMG para a eletromobilidade. O parachoque dianteiro AMG com entradas de ar e o parachoque traseiro da AMG com design de difusor enfatizam o potencial de condução dinâmica. As rodas de liga leve AMG de 19 polegadas com dez raios e os revestimentos dos arcos das rodas na cor da carroceria completam o design.


Lançados no final de 2022, os modelos recebem agora medidas que buscam uma melhor aerodinâmica e pneus altamente otimizados para resistência ao rolamento. A nova função de maximização de autonomia é útil no uso diário: consumidores de energia, como o display ou o ar-condicionado, podem ser desligados ou sua funcionalidade limitada em favor de mais autonomia.


O EQA 250 segue com o atual conjunto motriz, com um motor frontal (PSM) que gera 190 cv e autonomia de até 321 km (método INMETRO).

Enquanto o novo EQB 350 4MATIC é oferecido agora em versão 4x4, com dois motores (frontal ASM e traseiro PSM) que geram 292 cv e com uma autonomia de até 272 km (método INMETRO).

A bateria de íons de lítio de ambos as versões, que fica na parte inferior do veículo, tem uma capacidade de 66,5 kWh. O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). A Mercedes-Benz emite um certificado para suas baterias de alta tensão, garantindo assim maior segurança aos clientes: 8 anos ou 160.000 km com uma capacidade residual definida.

O display central de 10,25” e alta definição agora apresenta uma geração atualizada do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Os usuários podem personalizar a aparência dos displays com três estilos de exibição (sutil, esportivo, clássico) e três modos (navegação, assistência, serviço). O MBUX também apresenta novos recursos quando o modelo está em carregamento.

Os sistemas de assistência à condução com tecnologia de sensor aprimorada incluem uma nova câmera mono de uso múltiplo e uma nova câmera de ré. O Pacote de Assistência à Condução contém funções aprimoradas como por exemplo, o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa que funciona de forma mais confortável com intervenção via direção em vez de ESP.


Assim como os demais modelos 100% elétricos Mercedes-Benz, os novos EQA e EQB incluem um carregador wallbox e pré-instalação como itens de série. Além desse pacote, os automóveis trazem três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia de fábrica.

Principais equipamentos de série

Mercedes-Benz EQA 250 e Mercedes-Benz EQB 350 4MATIC:

- Sistema KEYLESS-GO;
- Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC;
- Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD;
- Pacote de iluminação interior;
- Assentos dianteiros revestidos em ARTICO/ DINAMICA microfibra, esportivos, elétricos e memória;
- Sistema MBUXAtivação por voz “Hey Mercedes”;
- Duas telas de 10,25”;
- Sistema de Navegação;
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares;
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto);
- Teto solar panorâmico;
- Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante no retrovisor interno;
- Ar-condicionado THERMOTRONIC 2 zonas;
- Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos;
- Pacote Driving AssistanceAssistente de distância ativa DISTRONIC;
- Assistente ativo de direção;
- Assistente ativo de manutenção de faixa;
- Assistente ativo de ponto cego PRE-SAFE®;
- Terceira fila de assentos como equipamento adicional (para o Mercedes-Benz EQB 350 4MATIC).

Os novos EQA e EQB já estão disponíveis em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos para o EQA 250 de R$ 399.900,00 e para o EQB 350 4MATIC de R$ 449.900,00.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.