quinta-feira, 31 de outubro de 2024

>>> GALERIA #0125

 

Dodge W400 Fire Truck (1978)



















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>>> PRIMEIROS HÍBRIDOS DA FIAT


Fiat revela Fastback e Pulse como primeiros híbridos da marca

Após a Stellantis divulgar que seu primeiro híbrido-flex concebido e produzido no Brasil será da Fiat, chega o momento de a marca líder do mercado nacional reforçar todo o seu legado de inovação e pioneirismo.


Com lançamento previsto para novembro, Fastback e Pulse inauguram, em dose dupla, a nova tecnologia batizada de Hybrid. Desta forma, a marca surpreende mais uma vez, confirmando seu protagonismo no desenvolvimento e produção local de soluções sustentáveis e acessíveis.


“A Fiat é a marca reconhecida por revolucionar e democratizar tecnologias acessíveis no Brasil. Com nosso DNA inovador e a sólida liderança no mercado nacional nos últimos quatro anos, é natural também liderarmos uma nova era de transformações. Para isso, escolhemos iniciar em um importante segmento, com nossos SUVs mais desejados, o Pulse e o Fastback, que serão responsáveis por impulsionar essa revolução”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

* Press Release/Grupo Stellantis.

>>> VOLARE NA FRETAMENTO 2024


Marcopolo e Volare levam ônibus Paradiso G8 1200 e o Super Micro Volare Fly 12 à maior feira de fretamento brasileira

Marcopolo e Volare participaram da edição 2024 da feira Fretamento, mais representativo evento do segmento no mercado brasileiro, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, na cidade de Atibaia, no estado de São Paulo. As marcas destacaram um ônibus Marcopolo Paradiso G8 1200 e o recém-lançado micro-ônibus Volare Fly 12, o de maior capacidade, com 45 passageiros, além de um Viaggio 800 e um Volare Attack 10, outro produto lançado recentemente na Lat.Bus.


“O segmento de fretamento se transformou em um dos mais importantes do mercado brasileiro, com uma contínua renovação de frota e a demanda por veículos cada vez mais sofisticados, com maior capacidade e seguros, tudo para oferecer o melhor padrão de serviço. A Marcopolo e a Volare têm investido muito e lançado novos modelos para atender as necessidades específicas para as diferentes aplicações, segmentos e regiões do País”, destaca Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

O ônibus rodoviário Marcopolo Paradiso G8 1200 reúne inovação, tecnologia e foi desenvolvido com foco nos operadores de transportes, passageiros, profissionais do setor e órgãos gestores para atender e superar a exigências do transporte de passageiros. O modelo exposto possui chassi Volkswagen 18.320 SH Euro 6 e tem capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign). É equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTU/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema Multiplex 4.3", com rádio incorporado, elevador DPM, tanque de combustível de 500 litros e sanitário na parte traseira lado direito.

O Volare Fly 12 cria uma nova categoria de veículos e é considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, o modelo tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com eficiência e dirigibilidade, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.

Graças ao seu rodado de 22 polegadas, eixos dianteiro e traseiro com maior capacidade e motor de 213 cv, o Fly 12 proporciona a agilidade e fluidez de um micro, com a robustez de um modelo convencional. O modelo ainda é equipado com poltronas Executiva, tomadas USB, poltrona auxiliar e poltrona pneumática para o motorista. Conta com tanque de combustível capacidade 150 litros, janelas laterais com vidros colados, sistema de ar-condicionado 100.000 BTU's, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, rádio AM/FM, bagageiro, parede de separação total com porta dobradiça, porta de serviço pantográfica, porta-pacotes e estepe aberto na frente do rodado traseiro do lado direito.

Os segmentos de fretamento, transporte escolar e universitário tem crescido fortemente nos últimos anos e, por isso, demanda por modelos específicos para diferentes aplicações. Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custo de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10. O modelo tem 10.140mm de comprimento, c, com capacidade para 37 passageiros (sentados em poltronas Executiva), com tomadas USB, além de poltrona Auxiliar e poltrona motorista hidráulica. O veículo conta com sistema de ar-condicionado 85.000 BTU's, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, rádio AM/FM, bagageiro, parede de separação total com porta dobradiça, porta de serviço pantográfica e estepe aberto no entre-eixos do lado direito.

O Viaggio 800 exposto possui chassi Mercedes-Benz OF 1726 Euro 6, com comprimento total de 12.700mm e capacidade para 48 lugares em poltronas Executiva, com tomadas USB, elevador e vidros colados com ventarola e porta de acesso In Swing.


A feira Fretamento 2024 é realizada anualmente pela ANTTUR, em parceria com a FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, e tem impactado a comunidade transportadora, ao oferecer um portfólio de palestras e debates sobre temas contemporâneos ligados às características peculiares deste segmento, seja no serviço Turístico, Eventual ou Contínuo.

* Press Release/Grupo Marcopolo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2024 Neta S Hunting Edition

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terça-feira, 29 de outubro de 2024

>>> MERCEDES-BENZ SPRINTER 2025


Mercedes-Benz lança linha Sprinter atualizada com novos equipamentos e mais tecnologia

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança, neste mês, a linha Sprinter com novos equipamentos de série para o mercado brasileiro. A partir de agora, os modelos da marca disponíveis no país entre Van de Passageiro, Furgão e Truck, de 3,5 a 5 toneladas, passam a contar com funcionalidades adicionais de segurança, assistência de condução, tecnologia e infoentretenimento para atender, ainda mais, as demandas dos clientes de cada segmento em que o veículo atua.


“Apresentar essas mudanças positivas para o mercado brasileiro é motivo de muita satisfação para nós. Os novos equipamentos da linha Sprinter representam um marco significativo em nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência. Aprimorado ao longo dos mais de 27 anos no país, o nosso produto foi projetado para atender às crescentes demandas do mercado, oferecendo não apenas eficiência, mas também conforto e segurança”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Assistente Ativo de Frenagem (ABA) aprimorado

Para oferecer ainda mais segurança aos condutores e passageiros da Sprinter, a precisão da frenagem para evitar colisão em veículos parados à frente foi melhorada, cobrindo velocidades até 80 km/h. Além disso, agora o equipamento apoia o condutor em cruzamentos. Sendo assim, se outro veículo atravessar a sua Sprinter em uma velocidade de até 60 km/h, o ABA auxilia o processo de frenagem.



Outro recurso adicional é o apoio ao condutor nas curvas em velocidades de até 40 km/h, onde uma colisão com outro veículo é iminente. Em situações perigosas repentinas, a velocidade é reduzida drasticamente para evitar uma colisão e o ABA calcula a pressão de freio para o suporte em busca de evitar um acidente. Esse sistema pode ajudar a prevenir colisões, mitigar as consequências de acidentes e fornecer o máximo de tempo de reação possível, especialmente a baixas velocidades. No entanto, vale destacar que, os sistemas de assistência a condução auxiliam na redução de acidentes, mas não isentam o motorista de sua responsabilidade na condução.

Novo tacógrafo digital

Para os mercados latino-americanos, será fornecido o tacógrafo em sua versão digital para os modelos que a legislação obriga o equipamento. Ele fornece rapidamente informações sobre viagens e uso do veículo, registrando de forma precisa os tempos de condução, horas de trabalho, tempo de permanência e períodos de descanso do motorista e do acompanhante, além de dispensar o uso do disco de papel. Esta nova versão é aplicável para as vans passageiro, furgões vidrados e aos veículos de carga de cinco toneladas.

Painéis de instrumentos com display colorido

O painel de instrumentos da Sprinter conta agora, como item de série, o display colorido que fornece informações facilmente legíveis com a ajuda de uma tela inteiriça de 14 cm (5,5 polegadas) nítida à vista do motorista. Dependendo do equipamento do veículo, todas as informações relevantes podem ser selecionadas no menu do volante multifuncional e exibidas no display, permitindo o controle de funções por meio de teclas centrais do veículo.

Volante multifuncional e piloto automático

O já conhecido volante multifuncional que inclui a função de piloto automático “Cruise Control” passa a vir de série. O condutor pode utilizar as teclas à esquerda do volante multifuncional para acessar e operar as informações dos menus do painel de instrumentos e controle de cruzeiro com o mínimo de distração possível da estrada.


Além disso, dependendo do equipamento adquirido em sua versão, o motorista pode regular, com as teclas a direita, o volume dos dispositivos de áudio, o telefone e o sistema multimídia MBUX, além de silenciar as informações, se preferir. As teclas também são usadas para atender e encerrar chamadas, possibilitando ao motorista a operação das funções de forma rápida e intuitiva.

Sensor de chuva para maior conforto

O sensor de chuva identifica situações de chuva e regula automaticamente a frequência de limpeza dos para-brisas com velocidade intermitente ativada, facilitando a vida do condutor. O item está instalado atrás da parte superior central do para-brisa e detecta a quantidade de umidade nas superfícies do sensor, além de auxiliar o motorista em condições chuvosas e mudanças repentinas, propiciando uma condução mais confortável e atenção constante.

Novo MBUX com tela maior e mais funcionalidades

A mais recente geração do sistema multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX) de 10,25’ agora está disponível para a linha Sprinter no Brasil. Nessa versão, é oferecido um maior desempenho com o assistente de voz “Olá, Mercedes”, além de opções de personalização abrangentes com até sete perfis e conexão remota sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.


O sistema também possibilita o acesso a músicas online, a atualizações sempre que necessário e fornece reconhecimento de fala relacionado ao assento do motorista e acompanhante. Em comparação ao antecessor, o equipamento apresenta melhor funcionalidade em termos de controle de funções do veículo, mais conforto e compatibilidade com dispositivos móveis. Diversas aplicações como Waze, Google Maps, entre outros, também podem ser utilizadas diretamente no display MBUX, simplificando a operação e reduzindo o risco de distração.

200 mil vans vendidas em 30 anos de história no Brasil

Neste ano, a marca celebrou 200.000 unidades de vans vendidas no país, considerando a Sprinter e a pioneira MB 180. A linha de veículos comerciais leves da marca está presente no mercado brasileiro há mais de 30 anos e criou o segmento de Large Vans com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas, no qual é referência com o portfólio mais completo, além de ser o único modelo do mercado com dois anos de garantia. O veículo também conta com as duas primeiras revisões gratuitas que podem ser realizadas em qualquer concessionário da rede Mercedes-Benz em território nacional.


A linha Sprinter com novos equipamentos está disponível em toda a rede de concessionários do país nas versões Van de Passageiro, Furgão ou Truck, entre 3,5 e 5 toneladas, nas mais diversas configurações com preço público sugerido a partir de R$ 250.730,00.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> NOVO MINI JOHN COOPER WORKS COUNTRYMAN


Novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4, o SUV esportivo da MINI, chega ao Brasil em nova plataforma e ainda mais potência

A linha de produtos MINI John Cooper Works sempre foi conhecida por seu desempenho empolgante. Esse DNA esportivo está e sempre estará presente nos carros da marca, como é o caso do novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4, que acaba de chegar ao Brasil. Com aparência e desempenho esportivo, o modelo já está à venda nas concessionárias da MINI em todo país.


Principal destaque da versão, o motor a combustão quatro cilindros de 2.0 litros rende 317 cv de potência e 400 Nm de torque. A transmissão automática Steptronic de dupla embreagem tem sete velocidades com paddle shifts no volante e conta ainda com tração integral ALL4. Esse conjunto torna o MINI John Cooper Works Countryman ALL4 o modelo mais veloz da marca à venda no Brasil, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e com velocidade máxima de 250 km/h.


O desempenho e o DNA Go-Kart-Feeling seguem pulsando no modelo, que conta com um sistema de tração integral que distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseiro de forma precisa e confiável em todas as situações de condução. A suspensão tem ajuste especial, focado em uma dirigibilidade ainda mais emocionante e esportiva. Além disso, o sistema de freios do modelo é exclusivo, possibilitando uma desaceleração potente e precisa, como se espera de um carro com essa performance. O som característico do sistema de escape também torna o MINI John Cooper Works Countryman ALL4 instantaneamente reconhecível como um modelo de alto desempenho.


O novo design é caracterizado pela imponência e exala uma sensação de aventura, versatilidade e esportividade. O SUV da MINI cresceu, está com comprimento de 4,43m, largura de 2,06m (com retrovisores) altura de 1,65m e entre-eixos de 2,69m, o que significa 13,6cm maior em seu comprimento e 8,4 cm em sua altura. O que confere mais conforto aos passageiros e um porta-malas com 55 litros a mais, totalizando capacidade de 505 litros. O logotipo John Cooper Works também foi redesenhado com um visual moderno. Pela primeira vez, o logotipo está sendo usado no novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4 no clássico esquema de cores preto, vermelho e branco.


O para-choque dianteiro, assim como a grade e entradas de ar, possuem design mais agressivo e audacioso. Os detalhes vermelhos, característicos da divisão John Cooper Works, realçam ainda mais essa pegada. Na traseira, o modelo também conta com para-choque redesenhado, ostentando duas saídas duplas de escapamento. O MINI John Cooper Works Countryman ALL4 tem coeficiente de arrasto de apenas 0,26, tornando-o um dos carros mais aerodinâmicos do seu segmento. As rodas com design surpreendente também são aerodinamicamente otimizadas de 20 polegadas de série.


Por dentro, o novo MINI John Cooper Works Countryman se destaca pelo design minimalista. O esquema de cores vermelho e preto no painel, ao longo dos painéis das portas e nos bancos esportivos JCW são uma homenagem à herança de corrida da MINI. No centro do painel, com revestimento em 2 tons, temos o moderno display redondo com tecnologia OLED de altíssima resolução e 240 mm de diâmetro e que faz o papel de painel de instrumentos e central multimídia. Uma releitura dos modelos MINI que reuniam todas as informações em um só lugar. Além da tela central, o MINI John Cooper Works Countryman ALL4 conta também com head up display, em que é possível visualizar principais informações para condução, como velocidade, indicação de navegação, mídia, e mais, sem que o condutor precise desviar muito o olhar da estrada.


Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio e equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. O sistema de som é assinado pela Harman-Kardon com 12 alto falantes e 365 watts de potência.


O design minimalista fica evidente do cockpit em uma barra de controle, posicionada logo abaixo da tela. Ela reúne quase todos os controles físicos necessários para o funcionamento do carro, incluindo as funções do câmbio. Isto elimina a necessidade do seletor de marcha e cria espaço no console central para porta-objetos. Por exemplo, os smartphones podem ser armazenados em um grande compartimento e carregados sem fios ao mesmo tempo.


O MINI Experience Modes proporciona experiências de condução envolventes, além de elementos gráficos específicos no display OLED. Os fãs do MINI podem experimentar um visual completamente distinto em todo o interior do modelo através de gráficos de iluminação especiais em diferentes cores e padrões que estão por dentro do painel e superfícies.


O novo MINI JCW Countryman possui 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround no total. Eles dão suporte aos inovadores sistemas de assistência ao motorista, que visam aumentar a segurança a bordo e fazem parte da lista de equipamentos de série do modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo, visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções.


O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.


Inúmeras funções podem ser controladas através do primeiro assistente de voz completo da marca. O Assistente Pessoal Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação “Olá MINI” ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar.


O novo MINI Cooper Works Countryman ALL4 está disponível no Brasil em versão única, com 10 opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Slate, Azul Blazing, Azul Sunset, Cinza Legend e Verde Smokey). Em relação a cor do teto, são duas opções: Teto vermelho com faixas vermelhas, opção característica para linha JCW ou com teto preto com faixas pretas. No interior, o revestimento é sempre preto com detalhes vermelhos.

* Press Release/BMW Group.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA



Propaganda veiculada no Reino Unido do Volkswagen ID. Buzz com sete lugares

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>>> HEXATRENS VOLVO


Novos hexatrens Volvo FMX 6x6 para 250 toneladas otimizam as operações de logística florestal da Suzano

Já estão em operação os novos caminhões Volvo FMX 6×6 para 250 toneladas, em conjuntos hexatrens. Transportando toras de eucalipto exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas, os novos veículos são mais um projeto da engenharia da marca para garantir produtividade ainda maior para as imensas composições off-road com seis reboques, as maiores em operação no País. Inovações permitiram aumento de 25% na capacidade máxima, na comparação com a versão anterior, de 200 toneladas.


O maior veículo florestal do mundo faz parte das operações de transporte da Suzano, uma gigante do setor e maior produtora global de celulose de eucalipto proveniente de florestas plantadas. Os 14 hexatrens Volvo FMX 6×6 com motor de 540 cv puxam cargas para abastecer a nova fábrica da empresa, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A unidade começou a operar recentemente, dando prosseguimento às operações florestais do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo reúne alta capacidade de produção e várias práticas de sustentabilidade como, por exemplo, o uso ainda mais eficiente da bioenergia.

Com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições (cavalo mecânico mais os implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.

“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo. Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal.


“A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de até 250 toneladas. O desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado”, destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Em utilização pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa, diferentemente dos caminhões bitrens ou tritrens, o que contribui para reduzir bastante o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e, consequentemente, menor emissão de CO₂/m³.


O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, assegura Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

>>> PRIMEIROS MODELOS


Americana Scout Motors, agora nas mãos do Grupo Volkswagen, acaba de apresentar os primeiros modelos: o SUV Traveler e a pick-up Terra

Dois anos depois de o Grupo Volkswagen ter adicionado a norte-americana Scout ao seu portefólio de marcas, chega agora o momento de conhecermos os seus primeiros dois novos modelos: o SUV Traveler e a pick-up Terra.


Com um visual bastante robusto inspirado nos modelos originais da marca americana International Harvester, foram concebidos com o objetivo de competir diretamente com marcas como a Tesla, a Rivian, a Lucid e até mesmo a Ford.

Ainda têm o status de protótipos, mas estão muito próximos do que serão os modelos de produção, previstos para chegarem em 2027. Baseiam-se num chassis de longarinas e travessas, com um eixo rígido posterior, e integram uma arquitetura elétrica de 800 v. Sim, são 100% elétricos, mas não vão ser apenas isso.

Nas versões equipadas com dois motores elétricos, o binário supera os 1300 Nm, e tanto o Scout Traveler como o Terra anunciam uma aceleração dos 0 a 100 km/h em apenas 3,5s. A autonomia máxima declarada ronda os 560 km, mas a bateria permite carregamentos ultrarrápidos até 350 kW.

Elétrico com ajuda da combustão

Se há dois anos a aposta para o ressurgimento desta marca histórica norte-americana era o de ser 100% elétrica, a evolução do mercado dos elétricos levou a que tenham sido consideradas outras opções. A Scout Motors surpreendeu, assim, com a revelação não só das versões 100% elétricas como de uma versão com extensor de autonomia (EREV).

Trata-se de um pequeno motor de combustão, que é utilizado exclusivamente para recarregar a bateria quando é necessário. Sendo apenas um gerador, nem sequer está ligado diretamente às rodas. Neste caso, a autonomia poderá superar os 800 km.

Segundo a Scout, esta configuração vai permitir um desempenho semelhante ao dos seus concorrentes, mas com um preço mais acessível. Nos Estados Unidos, o preço deverá ser inferior a 60 mil dólares (55 mil euros) para os dois modelos.

A decisão de incluir um extensor de autonomia foi justificada pelo diretor-executivo da Scout, Scott Keogh, como uma resposta à recente desaceleração na adesão aos elétricos. “Achamos que a eletrificação é o futuro, mas com este sistema damos aos clientes uma ‘rede de segurança’ que os introduz a um veículo 100% elétrico sem receios”, afirmou Keogh, reforçando a adaptabilidade da marca em resposta às incertezas do mercado.

Inspiração no passado, com olhos no futuro

Em termos de design, os novos modelos seguem a linha dos clássicos da International Harvester, com linhas retas e um visual mais robusto. Está incluída uma grade frontal larga, um capô mais elevado e para-choques reforçados com proteções inferiores, sublinhando a aptidão para as trilhas mais complicadas e longe do asfalto.





No interior, a Scout optou por uma combinação entre a nostalgia dos comandos físicos e a tecnologia moderna, com uma grande tela central touch a complementar o ambiente mais tradicional de botões e comandos manuais.

Produção com início previsto para 2027

Os modelos da Scout serão produzidos a partir de 2027 na nova fábrica da marca na Carolina do Sul (EUA), com uma capacidade anual de 200 000 unidades. Esta unidade representa um investimento de cerca de 1,9 mil milhões de euros e vai dar emprego a 4000 pessoas.







Além disso, é também uma aposta estratégica reforçar a presença do Grupo Volkswagen no competitivo mercado norte-americano. A Scout Motors planeja ter um sistema de venda direta ao consumidor, sem concessionários tradicionais, um modelo de negócio que visa uma maior transparência e simplicidade nas transações.

Scott Keogh resumiu a visão da marca como uma continuação do legado da International Harvester: “O conceito original de veículos robustos e versáteis para aventuras fora de estrada e viagens em família é mais relevante do que nunca”.

* André Mendes/Razão Automóvel.