segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

>>> IVECO POWERSTAR

Iveco PowerStar: queridinho da oceania. O modelo vigora entre os preferidos dos australianos, porque combina uma cabine com motor na frente e a tecnologia europeia do Stralis.
Quando o PowerStar foi lançado no mercado australiano, a principal arma de argumentação da Iveco era que, naquele momento, em 2005, estava sendo introduzida uma nova geração de caminhões que combinava alta tecnologia e design. Construído aos moldes tradicionais (com motor na frente da cabine), tradição naquele país, o PowerStar é conhecido como o modelo que atende a qualquer tipo de trabalho pesado de médias a longas distâncias, e agora, 5 anos depois, foi eleito o preferido dos motoristas.


Mas, muito dele, remete ao seu irmão europeu Stralis, a começar pelo computador de bordo multifuncional, que além de contar com todo o conteúdo necessário para uma viagem — em que o motorista consegue ter o controle constante do desempenho do veículo, podendo mapear trechos, indicando distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível em litros e tempo de viagem —, também realiza o check-up de todo o sistema em segundos depois de ligado o motor, sinalizando em caso de anomalias.

De acordo com a fabricante, a demanda dos operadores australianos no período de seu lançamento estava sendo por recursos avançados aos moldes dos caminhões europeus, razão pela qual, muito do que há de tecnologia embarcada no PowerStar, remete ao Stralis, que é bem visto nos mercados em que atua.


O modelo, de configuração 6x4, possui motor Cursor de 10 litros com potências de 405 e 435 cv e de 13 litros, com 485, 505 e 550 cv; ambos os propulsores são de 6 cilindros em linha. O caminhão ainda equipa transmissão automatizada EuroTronic, da própria marca, e como opcional freios ABS.

* Weslei Nunes/Revista Transporte Mundial.

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