Nissan testa veículos de resgate para o modelo elétrico LEAF
Quem nunca foi pego por uma pane seca e teve de andar à procura de um posto de combustível? Mas o que fazer quando o carro é movido à eletricidade? A Nissan, fabricante do hatchback elétrico LEAF, por exemplo, está testando um veículo de resgate equipado com um dispositivo capaz de recarregar as baterias do carro. O LEAF tem autonomia para rodar pouco mais de 100 quilômetros, sem necessidade de uma nova carga de eletricidade nas baterias. Este processo leva cerca de oito horas, caso o veículo esteja ligado a uma tomada de 220 Volts, mas, em cerca de 30 minutos, 80% da capacidade total das baterias já está disponível.
Além de ampliar a rede de recarga do LEAF, que ainda engatinha no Japão e nos Estados Unidos, a iniciativa da Nissan tem como objetivo combater a ansiedade de alcance, uma espécie de transtorno de comportamento que surge do medo do motorista de o carro parar de funcionar subitamente antes que ele seja recarregado. A fobia faz com que os motoristas parem o carro mesmo que ele ainda tenha energia suficiente para rodar ou sem qualquer problema ou motivo aparente. De acordo com a Nissan, a frota de veículos de resgate está sendo adotada para que o cliente aumente sua confiança nos automóveis elétricos.
Em um comunicado divulgado pela Nissan, o presidente da empresa, Hitoshi Kawaguchi, afirmou que é importante que seja criada uma rede de assistência capaz de ajudar os motoristas em caso de falta de energia e, com isso, elevar a aceitação dos carros elétricos entre os consumidores. Ainda segundo a Nissan, não há previsão para a implantação deste sistema nos Estados Unidos. Atualmente, o LEAF está à venda em vários países. Além de EUA e Japão, ele já roda em Portugal, Irlanda, Reino Unido e até no Brasil, mas somente como experiência.
* Redação/Carsale.
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