quarta-feira, 13 de março de 2013

>>> MUSCLE TRUCK!


Mercedes-Benz lança extrapesado com motor V8

A Mercedes-Benz está ampliando ainda mais a sua linha de caminhões extrapesados no Brasil, e lançou agora no final de fevereiro o cavalo-mecânico Actros 2655 6x4, que traz o primeiro motor V8 do portfólio de veículos comerciais da marca, com 551 cavalos de potência. Este modelo foi desenvolvido para vencer longas distâncias no transporte rodoviário de cargas em menor tempo, elevando a produtividade do caminhão e a rentabilidade do transportador.
 
 
O novo Actros 2655 6x4 está sendo produzido na moderna planta da empresa na cidade de Juiz de Fora (MG), onde já são fabricados outros modelos da família Actros e da linha de caminhões leves Accelo. O Actros 2655 6x4 é a solução ideal para os operadores logísticos que utilizam bitrenzão de 9 eixos ou rodotrem de 9 eixos, com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 74 toneladas e semirreboques do tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque.
 
A configuração do trem-de-força do Actros 2655 6x4 foi otimizada para a topografia e as condições das estradas brasileiras. O eficiente motor Mercedes-Benz OM 502 LA de 8 cilindros em V gera 551 cavalos de potência a 1.800 rpm e 2.600 Nm de torque a 1.080 rpm, proporcionando elevadas velocidades médias e força para vencer qualquer subida. Grande parte dos seus componentes internos são comuns aos do motor OM 501 LA (V6) já utilizado nos Actros 2546 e 2646, o que simplifica e otimiza a manutenção da frota.
 
 
O câmbio é o Mercedes PowerShift2 G-330 de 12 marchas, totalmente automatizado e sem pedal de embreagem. Além de tornar a seleção de marchas mais precisa e os engates mais rápidos, este câmbio vem equipado com sensor de inclinação da via, que auxilia o sistema a escolher a marcha mais adequada de condução do caminhão de acordo com o relevo da pista. O câmbio PowerShift2 assegura maior vida útil e menor desgaste dos componentes graças à ausência de anéis sincronizadores. As engrenagens mais largas resultam em maior robustez. E entre suas funções incluem-se o piloto automático e a mudança direta da 1ª marcha para a ré.
 
 
Os eixos traseiros são os robustos Mercedes-Benz HL-7, com redução nos cubos. Esses componentes oferecem flexibilidade nas mais variadas aplicações. A redução nos cubos distribui melhor os esforços internos, tornando o eixo menos suscetível a quebras quando utilizado em vias irregulares. Além disso, propicia maior distância em relação ao solo, aumentando a proteção e a durabilidade dos eixos.
 
O Actros rodoviário é oferecido nas versões 2646 6x4 e 2546 6x2 e agora também 2655 6x4. De série, oferece o freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, ABS e ASR. Na versão Megaspace Segurança, disponível para o 2546 e 2646, apresenta componentes exclusivos como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.
 
 
Os cintos de segurança são de três pontos. Para facilitar o dia a dia de quem conduz o caminhão, a cabina oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa. Além disso, é equipado com sensor de chuva e acionamento automático dos faróis. O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além do "Econômetro", indicador de faixa econômica de condução do caminhão.

* Redação/iCaminhões.

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