segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

>>> KOMBI DO FUTURO


Volkswagen mostra conceito de
van elétrica inspirada na Kombi

Junto com o Fusca, a Kombi é um dos veículos mais conhecidos do mundo. E a Volkswagen aproveitou para mostrar o conceito de um novo veículo elétrico no Salão de Detroit, em janeiro. O ID Buzz é o segundo modelo da família ID - o primeiro é um compacto, apresentado no último Salão de Paris.


A van é uma sucessora da essência da Kombi, tanto que as primeiras imagens reveladas mostram uma simpática perua pintada em dois tons, no estilo saia e blusa característico da Kombi, em amarelo e prata.


Até o batismo é carismático. Buzz é um jogo de palavras, já que tem sua pronúncia parecida com a de Bus, o apelido da Kombi nos Estados Unidos, e a fonética lembra o som de motores elétricos.


Mas os olhos do ID Buzz são no futuro. A van tem condução autônoma e dois motores elétricos - um em cada eixo. Somados, eles produzem 374 cavalos. A tração é integral, e a autonomia é de 434 km, ótima marca para um modelo elétrico. Por outro lado, o desempenho não desaponta. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 5 segundos, com máxima de 160 km/h.


A van utiliza a plataforma MEB, criada especialmente para veículos elétricos. Ela permite que as baterias sejam acomodadas no assoalho, liberando espaço para os passageiros. As medidas também são generosas - são 4,94 m de comprimento, 3,3 m de entre-eixos e 1,96 m de altura.

Condução Autônoma

A Volkswagen diz que o ID Buzz é o primeiro veículo utilitário elétrico totalmente autônomo. o conceito até possui um volante, mas ele não é nada convencional - nem na forma de usar.


Caso o motorista queira, basta um leve empurrão para que a peça seja recolhida. O gesto identifica que a escolha é o modo ID Pilot, totalmente autônomo - a Volks espera que a tecnologia, neste caso, esteja disponível em 2025.


Além de recolher o volante, a iluminação interna muda de branca para um tom "quente e relaxado". Enquanto isso, o agora não mais motorista, pode virar seu assento e interagir com os demais ocupantes.


O modo autônomo pode ser desativado com um novo toque no volante ou pressionando pedais de acelerador ou freio.

* Redação/Portal G1.

Nenhum comentário: