quinta-feira, 5 de setembro de 2019

>>> CARGO CURTO


Ducato Cargo Curto é solução prática para o transporte urbano

Fazer mudanças, seja de residência ou de escritório, é sinônimo de dor de cabeça – não por acaso, é considerada uma das situações mais estressantes que um ser humano pode enfrentar na vida. Embalar tranqueiras, desmontar móveis, colocar no elevador, embarcar em um caminhão, subir no elevador, remontar móveis e arrumar tudo é um conjunto de atividades das quais quase ninguém se lembra com saudades.


Quando não dá para escapar, os furgões podem ser aliados providenciais para tornar a tarefa menos árdua. Os que têm a capacidade para até 3,5 toneladas de peso bruto total do veículo mais o peso da carga podem ser dirigidos por portadores de CNH categoria B – a mesma que vale para os automóveis comuns – e ainda conseguem entrar na maioria das garagens, facilitando consideravelmente o embarque e desembarque nas grandes cidades.

Para quem tem espírito empreendedor, dá até para alugar ou conseguir emprestado e transportar a própria mudança. No mercado brasileiro, uma das opções nesse segmento de veículos é o Ducato Cargo Curto. Bastante procurado por empresários do setor de transportes urbanos, o furgão da Fiat tem capacidade para carregar até 9,5 m³ ou 1.540 kg.


O Ducato está disponível no mercado brasileiro há duas décadas e foi renovado no início do ano passado. Na linha 2019, é oferecido em nove configurações diferentes, nas versões Cargo (9,5 m³, 11,5 m³ e 15 m³), Multi, Passageiro e Chassi. A nova geração deixou de ser produzida na fábrica de Sete Lagoas (MG), onde ainda é montado o Iveco Daily, e passou a ser importada do México. No Brasil o Fiat Ducato 2019 tem uma gama extensa de acessórios da Mopar, entre eles, kits para conversão em diversas atividades, como food truck ou pet shop móvel.


Em termos de estilo, o Ducato pouco escapa do jeitão “caixa de sapatos” inerente aos furgões. A frente bicuda tenta transmitir algum dinamismo, mas a principal percepção é mesmo de robustez. O conjunto óptico dianteiro é avantajado, porém, não traz leds, como no Ducato vendido na Europa. Para reduzir os custos de manutenção, o comercial leve tem para-choque dividido em quatro partes. Em caso de necessidade de reparação, nem sempre é preciso substituir a peça inteira. O furgão vem com rodas de aço de 16 polegadas com pneus 215/75 R16, além de molduras de proteção laterais e brake-light. A portas traseiras têm abertura de até 270 graus, algo que pode ser providencial em espaços mais restritos.


Para facilitar o acesso ao baú, onde pessoas de até 1,70 metro podem andar tranquilamente sem esbarrar a cabeça, há também uma porta corrediça lateral do lado direito. Por dentro, o Ducato mexicano trouxe algumas evoluções em relação ao modelo anteriormente produzido no Brasil – o volante multifuncional conta com piloto automático e o modelo recebeu novos porta-trecos e porta-copos. No quesito segurança, destaque para o airbag de duplo estágio para o motorista, airbag do passageiro com duas fases de ativação para proteger duas pessoas no banco biposto, alternador de 150A, cintos de segurança retráteis com pré-tensionador e ajuste de altura, freios ABS, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e freio a disco nas quatro rodas.

Na motorização, o Ducato importado do México manteve o propulsor a diesel 2.3 Multijet II da geração anterior do produto. É um motor de bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com quatro válvulas por cilindros e duplo comando de acionamento. Desenvolvido pela Iveco, é atualizado para o padrão Euro 5/Proconve L7 e não necessita de Arla 32, pois tem o sistema EGR, que é a recirculação de gases de escape para reduzir a emissão de dióxido de carbono, monóxido de enxofre e óxido de nitrogênio. Entrega 130 cavalos de potência, a 3.600 rpm, e 32,6 kgfm de torque, a 1.800 rpm, e trabalha associado a um câmbio manual de 6 velocidades. A tração é dianteira.


O Fiat Ducato Cargo Curto 2.3 a diesel tem preço base de R$ 120.290 - mas pode ser acrescentado do Pack Comfort (ar-condicionado e banco do motorista com ajuste manual lombar e do assento em seis posições), por R$ 6.750, e do Pack Deluxe (alarme antifurto, retrovisores elétricos, faróis de neblina, tomada 12V no vão de carga e sensor de estacionamento), por R$ 2.630. Completo como o modelo testado, que tinha os dois packs, sai por R$ 129.670.

* Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência Automotrix.

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