segunda-feira, 14 de abril de 2025

>>> PARA CHAMAR DE LAR


Um Scania 770 V8 para chamar de lar

Há sonhos que não se explicam, apenas se sentem. Eles nascem em silêncio, crescem entre desafios e ganham forma. Para Marcos Alexandre Juchem e Ana Patricia Caye, donos da Arlemar Transportes, esse sonho tomou vida e ganhou rodas – e que rodas! O Scania S 770 V8, o caminhão mais potente do mundo, foi transformado pelo casal em um motorhome que é muito mais que um veículo: é o lar de uma família que uniu a paixão pelo transporte e a persistência em deixar um legado para além do setor.


Essa história de amor pela estrada e pelos caminhões não é de hoje. Tudo começou em 1985, quando o pai de Marcos, um caminhoneiro de coração, comprou seu primeiro Scania, um 112, na Brasdiesel. Na época, a concessionária era responsável pelo atendimento dos clientes no Rio Grande do Sul, cidade natal do empresário. Atualmente, a Casa Scania Suvesa de Sapucaia do Sul é que atende e acompanha a família e a empresa.

Em 1993, já com dois caminhões, ele fundou a Arlemar — “Arle” de Arley, o irmão de Marcos, e “Mar” de Marcos —, uma empresa familiar que, com o tempo, ficou sob o comando de Marcos. Com 32 anos de história, a transportadora conta com uma frota que já soma 28 caminhões, quase todos Scania, incluindo relíquias como um 113 de 1996 com 55 mil quilômetros rodados e um V8 143 restaurado – que hoje fazem parte da coleção pessoal do empresário.


Mas a estrada nunca foi um caminho simples para a Arlemar. De cargas gerais como terceirizados a parceira direta da Ambev, transportando 100% para esse cliente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a empresa enfrentou altos e baixos com a garra de quem sabe que desistir não é opção. Marcos começou a viajar em 1992, no 112 do pai, e Ana, sua companheira desde os 15 anos, aprendeu a dividir a boleia — e a vida — com ele.


“Comecei a viajar aos 18, meu pai sempre teve caminhão, sempre estive na estrada. Mas viajando como motorista você não conhece os lugares, só trabalha. Acho que o sonho começou aí”, revela Marcos.

O caminhão que virou casa

O S 770 veio recentemente, comprado em 2022 durante a Fenatran e entregue em 2023, já com um destino especial: realizar o sonho do casal de ter uma casa sobre rodas para viajar com os quatro filhos. “Com certeza nossa intenção era ter uma casa premium num caminhão premium”, revela o empresário.







Ana, que também pega o volante, ama o silêncio e o conforto do V8. “Quem sabe pisar faz mais economia que os outros”, diz ela, orgulhosa das “estrelinhas” que já conquistou na pontuação do sistema de conectividade da Scania — chegando a 100% em uma viagem.


Foi ela a responsável por decorar toda a nova casa da família. A começar pelos pedidos de adaptação do caminhão, que por se tratar de um motorhome foi entregue sem os bagageiros laterais, sem parking cooler e com freio Retarder. As adaptações foram feitas na fábrica da Scania, já o alongamento do chassi em uma empresa da cidade de São Marcos (RS).


“Todos que atendem a Arlemar se transformam em amigos. O Marcos está sempre nos desafiando internamente e nos ajuda a desenvolver coisas diferentes. Agradecemos por ele ser um cliente com tantas particularidades e sempre temos o cuidado de ir atrás para entregar aquilo que ele necessita. Afinal, esse é nosso intuito como marca: entregar aquilo que o cliente precisa, seja para o transporte ou para a realização de um sonho, como é o caso deste motor home”, ressalta Alexandre Felix, gerente de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Feito sob medida

Totalmente personalizado pela Vegini em Santa Catarina, o veículo impressiona: 13,5 metros de comprimento e 45 m² de área quando as laterais estão expandidas. Tudo isso em um 6x2 equipado com dois quartos, sendo um deles uma suíte, um banheiro, seis TVs (uma de 75 polegadas na cozinha externa), três aparelhos de ar-condicionado, forno elétrico, microondas, adega e até uma lareira. O ambiente também conta com dois sistemas de som JBL sound bar e uma torre de 1.000 watts da mesma marca.


O gerador a diesel e o tanque de mil litros de água garantem autonomia para a família parar onde quiser, e a pintura cinza Nardo, a mesma utilizada no caminhão comemorativo dos 65 anos da Scania, dá o toque de exclusividade.

Além da cor, a área externa também chama a atenção: uma cozinha completa com fogão, coifa, geladeira duplex, freezer horizontal e máquina de lavar roupas lava e seca de 12 kg no bagageiro, cervejeira e até chopeira. A porta de entrada tem fechadura eletrônica e trava interna, além do sistema antirroubo da Scania, que veio de fábrica nas portas do caminhão. Câmera de ré e câmeras laterais para terem mais visibilidade nas manobras, e rastreador, assim como os demais caminhões da frota.


Os primeiros destinos dessa máquina e casa dos sonhos? Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Aparecida, no estado de São Paulo, dois sonhos antigos de Ana. “Estamos aguardando a documentação sair do Detran. No documento precisa constar motorhome e aí sim podemos viajar. Assim que ficar pronto, quero ir a Bonito e Aparecida”, comenta. Argentina e Uruguai também estão nos planos, lugares que o casal nunca visitou, mas que agora parecem mais perto nesse lar sobre rodas.


Foram dois anos para o S 770 ficar pronto como um motorhome e como mais do que um caminhão da família. Este veículo é a prova de que a estrada recompensa quem persiste. Para a Arlemar, que cresceu de dois caminhões a uma frota respeitada, e para Marcos e Ana, que transformaram um sonho em realidade, ele é o próximo capítulo de uma história que começou com um Scania 112, amor, muitos sonhos e ainda tem tantos quilômetros pela frente. E você, já pensou até onde um sonho pode te levar?

* Press Release/Scania América Latina.

Nenhum comentário: