quarta-feira, 16 de abril de 2025

>>> SKYWORTH SUMMER


Chineses da Skyworth criam cópia bizarra da Volkswagen Kombi com motor PHEV

A indústria automotiva chinesa evoluiu muito em design e tecnologia, mas nem sempre escapa das comparações com modelos famosos do passado. É o caso da Skyworth Summer, uma van recém-registrada que mistura o visual da icônica Kombi da Volkswagen com elementos de vans americanas, como a Chevrolet Astro. Para completar a receita inusitada, o modelo conta com motorização híbrida plug-in e porte significativamente maior que o da perua original alemã.


Chamada de Summer, a curiosa van que mais parece uma cópia saída de jogos de videogame apareceu em registro oficial no MIIT, uma agência do governo da chinês que regula a indústria de comunicações e tecnologia da informação do país e é responsável pelo vazamento de vários futuros lançamentos do país que passam pelo processo de registro de patente.


Apesar do visual lembrar bastante a perua alemã na parte dianteira, as classificações do órgão chinês mostram que as duas são bem diferentes em tamanho e proporções. No caso da Summer, seu comprimento total ultrapassa os 5,29 metros de comprimento, enquanto o entre-eixos possui 3,25 metros. São dimensões bem maiores que a Kombi original, que possuía 4,50 metros e 2,40 metros de entre-eixos. O peso também é bem maior, com 2275 toneladas.

Isso se deve principalmente ao uso de baterias, já que o modelo possui conjunto motriz do tipo híbrido plug-in. Segundo o MIIT, a van terá dois motores, um de 70 kW (95 cv) e outro de 60 kW (80 cv). Combinados, esses motores gerariam 138 cv.


Além da proporção geral ser bem maior que a Kombi, a traseira também é diferente, mas ainda dentro do conceito retrô. A ''inspiração'' parece ter vindo de modelos americanos, como a Chevrolet Astro e o Ford Econoline. Seu sistema de abertura é duplo, como acontece em uma Fiat Dobló, as portas vão até o para-choque, já que não há motor traseiro a ar como na Kombi original e o estepe fica alocado na parte externa.

* Thomas Tironi/Motor 1.

Nenhum comentário: