Citroën traz Citroën C5 Aircross para o Salão do Automóvel
A Citroën marca presença do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi em São Paulo, levando a ousadia, energia e acessibilidade atributos pelos quais a marca é reconhecida. A Citroën também destaca sua visão de futuro a partir da exibição do monoposto GEN3 Evo, modelo da equipe Citroën Racing que competirá no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, cuja estreia será dia 6 de dezembro na capital paulista; e do inédito Citroën C5 Aircross, SUV elétrico com design disruptivo e conforto inigualável, lançado este ano e flagship da marca na Europa. Além disso, disponibiliza suas versões recém-lançadas e mais vendidas Citroën C3 XTR, Citroën Aircross XTR 7L Turbo 200 e Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 na área de test-drive do evento.
“A Fórmula E é um laboratório em escala real. Cada avanço em eficiência energética, gestão de baterias e conectividade se transforma em progresso concreto para os veículos elétricos de amanhã. Exibir o monoposto em primeira mão e antes mesmo da estreia da equipe Citroën Racing em São Paulo é um aquecimento do que o público pode esperar. Nosso outro grande destaque é o Citroën C5 Aircross elétrico na cor impactante Verde Hulk. Ele traduz nossa visão de futuro de um SUV ao unir conforto, tecnologia e design”, destaca Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.
“Quisemos também criar um estande próximo das pessoas. E encontramos por meio do patrocínio que fechamos este ano, com a edição comemorativa de 10 anos da turnê Tardezinha, trazer a atmosfera vibrante e contagiante com ativações que irão envolver nosso público de forma alegre, espontânea e divertida”, complementa Daemon.
CITROËN C5 AIRCROSS
Lançado este ano na Europa, o SUV em sua versão elétrica – disponível também nas versões híbrida e híbrida plug-in – marca uma nova fase da Citroën no segmento C-SUV e mostra qual é o caminho traçado em torno da eletrificação globalmente. O modelo, topo de gama global da marca, mostra o que a Citroën tem de mais moderno e tecnológico. A Citroën traz a cor imponente Verde Hulk, uma cor exclusiva apresentada no Concept e replicada em apenas mais duas unidades, e o público poderá conferir o modelo em seu estande.
Sua silhueta é esculpida para a eficiência. O capô com a dianteira inclinada transmite dinamismo e favorece a passagem do ar. A linha do teto inclina-se levemente após a segunda fileira, otimizando a aerodinâmica enquanto preserva o volume do compartimento de passageiros, reafirmando a vocação familiar do novo C5 Aircross. Graças à plataforma STLA Medium, a altura do C5 Aircross é mantida em 1,69 m, o que melhora a penetração do ar, amplia o espaço interno e preserva 200 mm de distância ao solo. Por fim, defletores e entradas de ar foram integrados em várias partes do veículo para otimizar ainda mais seu desempenho aerodinâmico. O Citroën C5 Aircross oferece dimensões particularmente generosas — 4.652 mm de comprimento e 2.784 mm de entre-eixos, que permite um espaço generoso na segunda fileira do modelo, onde os passageiros contam com 51 mm a mais de espaço para os joelhos e 68 mm adicionais de altura em relação à geração anterior.
Uma traseira espetacular e aerodinâmica. Em referência à dianteira, a parte traseira do C5 Aircross apresenta uma sofisticada faixa horizontal preta brilhante. Ela enfatiza o porta-malas vertical, projetado para aumentar o espaço de carga que é de 565 litros no padrão VDA. Essa faixa ajuda a reforçar visualmente a largura do veículo, enquanto a parte superior da traseira é curvada para otimizar a aerodinâmica.
Uma promessa cumprida: reveladas no conceito C5 Aircross, as Citroën Light Wings estão de fato presentes no modelo. A característica assinatura luminosa de três pontos é especialmente espetacular aqui, com os dois pontos de luz externos destacados da moldura, parecendo flutuar como barbatanas em cada lado do veículo. Essa inovação tem propósito estético — uma assinatura luminosa única no mercado, posicionada para ampliar a postura do carro — e aerodinâmico: as luzes combinam uma seção vazada com dois defletores que se projetam do veículo para guiar o fluxo de ar nessa área da carroceria.
C-ZEN LOUNGE
O conceito C-Zen Lounge proporciona uma verdadeira sala de estar sobre rodas. A nova central multimídia Waterfall Touchscreen com tela inclinada de 13" e o painel de instrumentos digital 3D de 10" se conectam ao Head-Up Display alargado, oferecendo uma leitura intuitiva das informações de condução. Os bancos Citroën Advanced Comfort, com aquecimento, ventilação e 4 funções de massagem, aliados à suspensão Progressive Hydraulic Cushions, levam a um nível de conforto nunca antes visto.
Os passageiros dos bancos traseiros contam com encostos reclináveis entre 21° e 33°, garantindo uma postura ideal para longas viagens. O modelo também oferece porta-copos, entradas USB-C e um teto panorâmico de vidro que amplia a sensação de liberdade e luminosidade a bordo.
Outro fator essencial para o conforto excepcional do C5 Aircross são os Progressive Hydraulic Cushions, que absorvem as imperfeições da estrada, proporcionando ao carro uma sensação de "tapete voador". Esse sistema garante o contato ideal entre as rodas e a superfície da via, definindo um nível perfeito de conforto para os passageiros, ao mesmo tempo em que torna a condução mais prazerosa.
O Citroën C5 Aircross conta também com a função de ambient light, na qual o motorista pode escolher as cores internas do carro, os bancos contam com memória de posição com reconhecimento para os motoristas cadastrados, câmera visiopark 360°, ADAS nível 2 com itens como alerta e assistência à mudança de faixa, reconhecimento dos limites de velocidade, detecção de ponto cego, reconhecimento de sinalização de trânsito e retrovisores eletrocrômicos.
MOTORES
O Citroën C5 Aircross elétrico também oferece duas possibilidades de motorização, uma com até 520 km de autonomia com 210 cv: uma autonomia bem equilibrada e acessível, com um motor de 210 cv / 157 kW combinado com uma bateria de 73 kWh que oferece uma autonomia de 520 km (ciclo misto WLTP, sujeito a homologação). A outra é de até 680 Km de autonomia com 230 cv: uma autonomia adaptada a viagens de longa distância, com uma autonomia excecional de 680 km (ciclo misto WLTP, sujeito a homologação), um motor de 230 cv/170 kW e uma bateria de 97 kWh. Além das opções: híbrida de 145 cv e híbrida plug-in de 195 cv.
Para o motorista, o modelo também conta com modos de condução ajustáveis (Normal, Eco e Sport), sistema de travagem regenerativa em três níveis, bomba de calor para otimização da autonomia em baixas temperaturas, e tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) a partir de 2026, que permite alimentar dispositivos externos diretamente do veículo.
Com carregamento rápido, o Citroën C5 Aircross elétrico pode recuperar até 160 km de autonomia em apenas 10 minutos em terminais ultrarrápidos. O sistema de navegação conectado inclui planejador de viagem EV, que calcula rotas otimizadas com base em fatores como tráfego, relevo e pontos de recarga disponíveis.
Concebido e projetado em França, o novo C5 Aircross é produzido na histórica fábrica da Citroën em Rennes (Bretanha). Em prol da sustentabilidade e redução da pegada de carbono, a Citroën incorpora 160 kg de metais reciclados e 47 kg de plásticos reciclados ou de origem biológica. Elementos como os plásticos claros nas áreas de armazenamento são feitos com 20% de ramos de videira provenientes de vinhedos orgânicos da Borgonha, é o primeiro veículo do mundo a empregar esse recurso natural em sua composição.
ESPAÇO SOLAR CONECTA PÚBLICO A ATIVAÇÕES ESPECIAIS
Com um estande inspirado no sistema solar, a Citroën também exibe no Salão, o Citroën Basalt Vision, modelo que apresenta a visão de futuro da marca para o Citroën Basalt. O modelo produzido especialmente na cor Amber Yellow com detalhes no vermelho André Red para transmitir robustez, estilo e esportividade conta com suspensão mais baixa, rodas cromadas 18”, emblema vision na lateral das portas, além de skid plate e chevrons escurecidos.
Em destaque também estão os modelos Citroën Ami Tonic e Citroën Ami Buggy, desenvolvido com exclusividade para o evento, posicionados de forma suspensa e conduzem o olhar do visitante para o duplo chevrone tem como objetivo de ser um ponto de encontro do evento.
A marca promove ainda durante todo o Salão experiências que reforçam a conexão com o público e convidam os visitantes a aventurar-se a relaxar, seguindo o lema da campanha dos novos Citroën Citroën C3 XTR e Citroën Aircross XTR 7 Turbo 200.
Além dos ingressos para a Formula E, a Citroën estará com o Citroën Basalt Vision imerso parcialmente dentro de uma piscina de bolinhas, ativação similar ao que a marca leva em alguns shows da Tardezinha. Os participantes terão a chance de ganhar brindes, resgatando uma bolinha da piscina, incluindo bolas premiadas valendo um par de ingressos para o último show da turnê, que ocorre em São Paulo, dia 20 de dezembro. Outra experiência que celebra o Tardezinha é um espaço de karaokê, onde o público poderá cantar músicas do Thiaguinho e ter a chance de ganhar brindes exclusivos.
Além disso, ao longo de todo o Salão, o estande da Citroën também contará com a presença de influenciadores da marca. Barbara Coelho e Ivan Moré serão os repórteres oficiais da Citroën que irão interagir com as pessoas para captar suas opiniões, tanto do estande, quanto do test drive. Bianca Sessa, parceira da marca em outras oportunidades, trará um olhar de inclusão nos conteúdos. E Zanq, assim como nos conteúdos proprietários dele, e em alguns conteúdos que ele já fez para a Citroën, trará um review cheio de personalidade dos carros que estarão expostos no estande. E por fim, Karina Nosé também abordará os modelos e as ativações da marca.
Outro destaque é que o público poderá realizar, na área de test-drive, o teste dos modelos Citroën C3 XTR, Citroën Aircross XTR 7 e Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200. O Citroën C3 XTR, hatch com atitude SUV, e o Citroën Aircross XTR 7, único SUV compacto de até sete lugares, trazem, respectivamente, motores 1.0 Firefly e 1.0 Turbo 200 e a central multimídia Citroën Connect de 10,25” com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay; as versões XTR adicionam acabamento interno premium com costuras Light Green, rodas escurecidas e pneus mistos Pirelli.
O Citroën Basalt Dark Edition oferece motor Turbo 200 (até 130 cv), câmbio automático CVT com sete marchas simuladas e três modos de condução, e pode ser conferido na exclusiva cor Sting Gray com teto preto, rodas de liga leve de 16” pretas, pedaleira esportiva, soleiras personalizadas, emblemas Dark Edition, skid plate, duplo chevron escurecido e aerofólio traseiro com detalhe em Andre Red.
Para realizar o test-drive, é necessário ter CNH válida e ser maior de 18 anos, e se dirigir até o estande da marca para obter mais informações.
* Press Release/Grupo Stellantis.









Nenhum comentário:
Postar um comentário