quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

>>> LADA 4X4


Um fora-de-estrada russo em terras brasileiras

Há algum tempo a revista Auto Esporte colocou no ar uma seção denominada "Clássico do Dia", na qual um modelo antigo, de qualquer marca ou modelo, recebe um pequeno texto sobre a importância ou relevância do mesmo em sua época.
 
Um desses homenageados foi justamente um dos veículos que sofreram reações maniqueístas em terras brasileiras: o Lada Niva. Apesar do ódio de alguns e amor de tantos outros, o carro marcou por ser o pioneiro numa época em que a importação de automóveis iniciava mais um ciclo no Brasil. Confira o especial de Julio Cabral para as páginas da Auto Esporte...
 

Não é de hoje que os fabricantes investem em modelos fora-de-estrada com elementos de carro de passeio. Taí o Lada Niva que não nos deixa mentir. O modelo de 1977 foi um dos primeiros utilitários a vir com construção em monobloco e suspensão dianteira independente com molas helicoidais. Foi um marco para o fabricante soviético, pois não era baseado em nenhum modelo da Fiat. A tração integral do tipo permanente usava o mesmo sistema básico encontrado em off-roads de luxo como o Range Rover. O motor, porém, era apenas na medida para o tamanho compacto: um 1.6 carburado de 72 cv escalado para levar o jipinho de 3,74 metros e pouco mais de 1,1 tonelada. Foi um dos raros modelos de exportação da antiga indústria automotiva da União Soviética, mas desembarcou no Brasil após a queda do bloco comunista, em 1991. O Niva chegou por aqui com motor 1.6 de 70 cv. O bom preço (para um 4X4) deu ao utilitário algum sucesso, o que durou até 1995. Na mesma época, o carro ganhou sua primeira reestilização, cuja principal mudança estética foi a adoção de lanternas, além de pequenas mudanças mecânicas. Somente em 1997 ele voltaria ao mercado nacional, em pequena escala e com o novo motor 1.7 com injeção eletrônica e 82 cv. Porém não duraria muito. Fatores como a robustez do utilitário, seu pequeno preço e a sua capacidade off-road ainda fazem do Niva um modelo procurado no mercado de usados.
 

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