segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

>>> SEJA BEM-VINDA!


Como anda a sucessora da Kombi no Brasil

A Volkswagen ainda não confirmou oficialmente, mas segundo consta, a van T5 será fabricada na planta da MAN/VW, na cidade de Resende (RJ). A equipe de engenharia da VW tentou adicionar o ABS e airbag na Kombi por conta das novas normas de segurança veicular exigidas pelo governo e que passam a serem válidas a partir de 2014. Mas não deu certo, já que a estrutura da Kombi não resiste à implementação do ABS e airbag, segundo fontes consultadas. Assim, a marca decidiu trazer a T5 como substituta da Kombi,em produção desde 1957 – trata-se do veículo com maior tempo no mercado. Vejamos então, em primeira mão, uma avaliação da T5.
 

A Vanagon (3ª geração da Kombi) foi substituída pela EuroVan, internamente chamada de T4, e vendida nos Estados Unidos até 2003, com um motor dianteiro, assim como a tração, que também foi para frente. Não muito adorada pelo seu desenho, a quadradona EuroVan nunca conseguiu construir uma imagem como suas antecessoras. Porém, na Europa, ela se transformou na T5, ou Multivan, que está disponível com um motor quatro cilindros, 2.0, biturbo, de 180 cv. Existe como opcionais câmbio de dupla embreagem, de sete marchas, com trocas manuais, e o sistema 4MOTION de tração integral.
 
 
Por fora, a T5 não se diferencia muito da T4 EuroVan. O seu estilo quadradão recebeu algumas melhorias devido ao design de Walter de Silva, que se espalhou por toda a linha da Volks, e isso mostra que esse design se encaixa melhor nos carros menores. Mas suas vantagens práticas são inquestionáveis. Essa é uma van maior e tem muito mais espaço que uma minivan comum. A Multivan é mais alta que uma minivan, e quando dirigir uma dessas, você jamais vai esquecer. Você se senta lá no alto, com orgulho, e - se você tiver - ela irá trazer memorias da infância em viagens escolares.
 
 
O nível de refinamento, por outro lado, é muito maior do que qualquer outro carro na sua categoria. Existe uma atenção aos detalhes e aos materiais de alta qualidade. O carro tem luzes-guias azuis, por sua vez a iluminação dos instrumentos é branca com detalhes vermelhos. O volante é esportivo com três pontas. A manopla de câmbio é posicionada bem perto do volante, mas não na coluna, como sua avó.
 
 
Nos Estados Unidos, a Volkswagen oferece apenas uma opção de motor, um 2.0 de quatro cilindros, que produz 116 cv. Infelizmente a versão VR6, com motor de 3.2 litros, foi descontinuada. Além do motor a gasolina também existe a opção a diesel, o 2.0 TDI em quatro versões: três variações de turbo, com 85 cv, 103 cv e 142 cv, e uma com dois turbocompressores que entrega 182 cv e 40 kg de torque a 1.500 rpm.
 
 
O interruptor da bomba de injeção de combustível para o modo comum de injeção fez com que a TDI ficasse muito mais silenciosa do que antes, agora se escuta um ronronar agradável. Ninguém sentirá saudades do modelo anterior, a diesel, de 2,5 litros. O modelo com sistema de tração nas quarto rodas da Haldex, chamado de 4Motion, recebeu uma bomba elétrica e gerenciamento eletrônico. Combinado com o câmbio de sete marchas e dupla embreagem, que substitui o antigo automática de seis , é possível ver a van consumir 9,5 km/l no ciclo combinado europeu. Já a versão com tração dianteira e motor de 85 cv, o consumo cai para 11,3 km/l.
 
 
Mesmo com a alta posição de dirigir e um centro de gravidade elevado, a Multiva4MOTION se dá bem nas curvas, a rolagem de carroceria é mantida em níveis bem baixos, e a direção é sensível, mesmo tendo desejado que fosse um pouco mais direta. As rodas de 17 polegadas são de série, mas as de 18 são muito mais bacanas.

O verdadeiro habitat da Multivan é a estrada, onde ela consegue cobrir longas distâncias. De acordo com os números, essa van não é um carro de corrida. Seu 0 a 100 km/h, no modelo diesel, tração integral e câmbio DSG, é de altos 12 segundos e uma velocidade máxima de 188 km/h. Mas com o seu torque ela mantém a velocidade em longas subidas e nunca fica sem potência. A combinação de desempenho e quilometragem é notável para uma van deste tamanho. Assim como suas credenciais para o off-road. O sistema de tração integral reage rapidamente a perda de aderência e pode mandar 100% da potência para as rodas dianteiras ou traseiras caso seja necessário.
 
 
A Multivan da Volkswagen não foi desenvolvida para os requisitos mínimos dos Estados Unidos por que o plano era vender por lá um novo modelo Microbus, que seria para a Kombi o que o Novo Fusca é para o Fusca original. A nova Microbus começou a ser desenvolvida junto com a T5, e foi criada sobre os desenhos de Piëch e Hartmut Warkuss. Mas foi vítima de, na época presidente da marca, Bernd Pischetsrieder e antigo designer Murat Günak, que queria sua própria marca. O Microbus não refletiu o que queriam e o programa foi encerrado em 2005.
 
 
A Multivan 4MOTION é, provavelmente, a van mais moderna e versátil que temos. Infelizmente suas qualidades refletem no valor, que é alto. O modelo de 182 cv, tração integral e câmbio DSG, custa na Alemanha, o equivalente a R$ 142 mil, o modelo a gasolina, ou o TDI, básico, custa o equivalente a R$ 81 mil. A Volks deve estar planejando o lançamento da van para o mercado brasileiro, mas já deve saber que o carro deve ser mais em conta (principalmente) e com mais estilo.

* Redação/Car And Driver Brasil.

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