sexta-feira, 6 de março de 2015

>>> FIAT DOBLÒ CARGO


Meio esquecido no Brasil, Fiat Doblò Cargo passa por face-lift na Itália

Embora o mercado automotivo no Brasil siga em queda, a Fiat possui motivos para comemorar. Além de ser a marca que mais vende automóveis no Brasil, incluindo o atual líder entre os carros de passeio, o hatch Palio, também domina o segmento de comerciais leves. Isso em função, principalmente, do bom desempenho de seus principais representantes: a picape compacta Strada e o furgão Fiorino. Já o Doblò – que tem versões minivan e também furgão pequeno, na configuração Cargo – parece meio esquecido nas terras tupiniquins. Mas o modelo acaba de ganhar um novo visual na Itália.
 
 
As modificações externas do Doblò são marcadas, principalmente, pela nova grande frontal – que está maior – e pelo novo desenho dos faróis, capô e para-choques. Internamente, o habitáculo conta com novo volante, painel de instrumentos e sistema de navegação. A Fiat ainda revelou que seu comercial leve está com uma nova suspensão traseira independente.


No que diz respeito à motorização, o Doblò europeu engloba várias opções sob seu capô. Três delas rodam com gasolina. Tratam-se de um 1.4 de 96 cv e um turbinado também de 1.4 litro, mas com uma variante bicombustível – capaz de se mover ainda com gás natural. Ambos são capazes de entregar 120 cv. Já a gama movida a diesel é mais ampla, com seis combinações possíveis: 1.3 de 76 cv ou 91 cv, 1.6 de 100 cv ou 105 cv com câmbio manual ou 90 cv com câmbio automatizado. E há ainda a mais potente de todas: um 2.0 com capacidade de gerar 135 cv.
 
 
Na Itália, o novo Fiat Doblò Cargo é vendido a partir de 12.450 euros, o equivalente a R$ 39 mil. Preço, aliás, é um dos motivos para o modelo ter um espaço tão reduzido no mercado de comerciais leves do Brasil. Em comparação com o também furgão compacto Fiorino, da própria Fiat e remodelado em 2013, a relação de custo/benefício é complicada. Com capacidade de carga de 650 kg/3.100 litros e motor 1.4 de 88 cv, o Fiorino tem valor inicial de R$ 45.820, podendo chegar aos R$ 51.439 ao ser equipado com trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, farol de neblina e computador de bordo. Já o Doblô Cargo tem capacidade similar – 620kg/3.200 litros –, porém sua versão básica com o mesmo propulsor 1.4 parte dos R$ 50.310. Ao acrescentar os mesmo itens de conforto, ultrapassa R$ 60 mil. Ambos tem sob o capô o motor 1.4 Evo Flex de 88 cv. O Doblò Cargo brasileiro ainda pode ser configurado com motor 1.8 Flex 16V de 132 cv, mas parte de R$ 56.120 sem qualquer item de conforto.

* Raffaele Grosso/Auto Press.

 

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