segunda-feira, 24 de agosto de 2015

>>> APOSENTADORIA MERECIDA



A história de uma raridade inglesa


É de conhecimento dos antigomobilistas experientes as dificuldades de se conseguir um exemplar em bom estado e de fácil restauro, não importando ano, marca ou modelo. Veículos fabricados antes da Segunda Guerra mundial são os preferidos pelos colecionadores, mas atualmente estão cada vez mais difíceis de serem resgatados e recuperados. Se pensarmos em veículos dessa época que foram usados para trabalho, é bem possível que existam pouquíssimos sobreviventes pelo mundo. E vem diretamente da Inglaterra a história de um modelo muito raro, de um fabricante mais raro ainda, que conseguiu atravessar décadas em pleno funcionamento e atualmente recebe o tratamento merecido nas mãos do colecionador John Bramwell: trata-se do utilitário modelo 9, produzido em 1936 pela fabricante inglesa Singer.


Segundo levantamento feito pelo atual proprietário, apesar de ter sido registrado em janeiro 1937, o furgão foi construído um ano antes e vendido pela concessionária Booker Brothers, em Basingstoke, sudeste da Inglaterra. O veículo trabalhou como carro de entrega de legumes e hortaliças na cidade de Bristol e permaneceu na região até 1953, inclusive trabalhando duro em plena época de guerra. Até 1957 passou por diversos proprietários nas cidades vizinhas, e como sempre estava em serviço, era admirado por moradores da região pela vitalidade apesar da idade. Em 1989 a rotina de atividades chegou ao fim, já que o Singer modelo 9 foi comprado pelo restaurador Russ Evans, que fez o trabalho de recuperação.


O carro foi totalmente desmontado e reconstruído da forma mais original possível. Até um segundo furgão semelhante foi comprado para servir de base para a restauração. Segundo Russ, apesar de estar em razoáveis condições para sua idade, a parte mais difícil do trabalho se concentrou no motor original de 4 cilindros, que estava com o bloco partido e com as peças muito desgastadas. Os detalhes em madeira, o tanque de combustível e as peças de acabamento também fizeram o restaurador perder algumas noites de sono para deixar tudo perfeito.


Em 2007 o Singer 9 foi vendido para Robin Throp, que terminou o trabalho de pintura e viajou com o furgão por muitos lugares, geralmente em exposições e eventos. Segundo ele, o motor é suficientemente poderoso para dar um bom desempenho durante as viagens, além de ser estável e macio, como um automóvel similar de sua época.

O veículo agora repousa na coleção particular de seu novo dono, que é membro de um dos clubes mais antigos da terra da rainha, o Singer Owners Club, com sede em Lincolnshire. Sua rotina consiste em pequenos passeios e participações em encontros de automóveis antigos, uma merecida aposentadoria para um furgão que trabalhou por quase 70 anos.

* Kombi & Cia.

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