O Atron 1635 S é o único cavalo mecânico com cabine bicuda do Brasil. E, graças a esse atributo, ele possui uma legião de clientes fiéis.
Com a tendência, a partir dos anos 2000, por caminhões com cabines avançadas (ditas cara chatas), praticamente todas as fabricantes no país deixaram de lado seus representantes com cabine bicuda. No entanto, a Mercedes-Benz, convicta de que ainda não era o momento de matar o seu produto, não descontinuou sua linha tradicional de caminhões com cabines bicudas que hoje conta com representantes na categoria de veículos médios, com o Atron 1319 4x2, semipesado com o 2324 6x2 e o cavalo mecânico 1635 4x2, foco desta reportagem.
O modelo produzido numa única configuração de tração 4x2 é indicado para o transporte de areia, sucata, contêiner e tanque, por exemplo. Por ser equipado com o eixo traseiro MB HL7 com redutor nos cubos de roda é mais apropriado para as operações severas. Outra vantagem do modelo é sair preparado de fábrica para receber o 3º eixo. Apesar de a Mercedes-Benz não oferecer essa opção de série, ela dispõe do manual de implementação em seu site, pois cerca de 20% das vendas desse modelo recebem adaptações do 3º eixo. Na sua configuração original, o caminhão tem PBTC para 41,5 t e CMT de 50 t, que o credencia como uma solução robusta para puxar semirreboques de até três eixos.
O modelo vem equipado com um trem de força robusto e confiável. O motor de 12 litros é produzido pela Mercedes-Benz, e para atender a norma de redução de emissão de poluente P7 (Euro 5) utiliza a tecnologia SCR, em que há a necessidade do uso do Arla 32. Essa tecnologia foi denominada pela Mercedes BlueTec 5. O propulsor OM 457-LA está montado num bloco de 6 cilindros, vertical em linha, com 4 válvulas por cilindro e cabeçotes individuais, que desenvolve potência de 345 cv a 1.900 rpm e torque de 147,9 mkgf a 1.100 rpm. Trata-se de um motor que utiliza o sistema bomba-tubo-bico, e consiste em uma unidade injetora por cilindro, interligada ao bico injetor através de uma pequena tubulação de alta pressão. A potência de frenagem do freio motor Top Brake, exclusivo da Mercedes, é de 345 cv. De acordo com a engenharia da marca da estrela, o Atron 1635 S dispensa o uso de retardador, pois o sistema de freios em conjunto com o Top Brake atendem aos requisitos da aplicação.
O câmbio é manual, de 16 marchas, produzido pela ZF, versão 16S1650 que, em conjunto com o eixo traseiro, oferece toda a robustez exigida nas atividades em que o Atron 1635 costuma atuar. Essa combinação mais a redução de 3,71 do eixo proporcionam boa sincronia e rendimento.
Solução Simples, Mas Correta
Quando se fala em caminhões com cabines bicudas, logo se imagina aqueles habitáculos amplos e espaçosos, como comumente são os modelos estadunidenses. Apesar de o Atron 1635 S não partilhar de igual tamanho, graças à sua cabine semiavançada, ele dispõe de conforto e espaço, e o motor localizado à frente da cabine, transmite a sensação de segurança ao motorista, sendo um dos motivos de esse modelo ser tão bem quisto no mercado. O preço também é bastante convidativo, tanto é que 60% de suas vendas são direcionadas aos autônomos.
O conforto prevalece a bordo desse trator, porque seu capô extenso permite que o eixo fique posicionado atrás do motorista, se traduzindo em vantagens na hora de ingressar na cabine por causa do espaço de abertura da porta e do veículo estar mais próximo ao solo. A versão cabine-leito é de série, ampliando a qualidade de vida a bordo, ainda mais porque a cama possui um colchão com espuma firme, e o tecido bem-acabado agrada ao toque.
Na estação de trabalho, o motorista conta com o piso plano, o que facilita transitar de uma área a outra. O Atron também traz de série vidro e retrovisores elétricos, assim como a escotilha com aberturas laterais. O painel de instrumentos dispensa a sofisticação. Detém os itens usuais para cumprir as tarefas rotineiras.
Para se ter uma ideia, entre a categoria de 330 cv e 410 cv, o Atron 1635 S é o segundo mais vendido no segmento, de acordo com dados de emplacamento. Razão de os executivos da Mercedes-Benz deixarem bem claro que não existe a intenção de tirá-lo de linha, tampouco os outros modelos da família, incluindo os de cabine bicuda.
O Atron 1635 S, mesmo em sua única configuração 4x2, é um caminhão que agrega produtividade, graças a sua capacidade de carga, tornando-o boa opção para o transporte com implemento de 12,6 m. Apesar da cabine espartana, o conforto ao motorista se faz presente, com o piso plano e alguns itens de conforto. A modernidade também é um predicado, graças ao desenho exterior, que acompanha os traços das outras famílias da estrela, além de favorecer a aerodinâmica. O preço, em torno de R$ 270 mil, também é outro bom argumento de compra.
* Andrea Ramos/Transporte Mundial.
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