Novo SUV da JAC tem motor de até 127 cv e preços de R$ 59.990 a R$ 68.990
A chinesa JAC lança no Brasil o utilitário esportivo T5, que chega com motor 1.5 16V VVT Jet Flex de 125 cv com gasolina e 127 cv com etanol e preços entre R$ 59.990 e R$ 68.990. Design e custo-benefício muito atraentes, o modelo exibido pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014 traz câmbio manual de seis velocidades e kit multimídia com Mirror Link e tela de 8 polegadas, que incorpora câmera de ré. Uma versão com transmissão automática CVT está prometida para agosto.
“O kit multimídia é o grande destaque do T5. Trata-se do item que mais irá se destacar aos olhos do consumidor”, afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors. “Mas isso não é tudo. Itens como ESP [controle eletrônico de estabilidade], assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos fazem do nosso SUV um opção extremamente atraente ao cliente dessa faixa de preços.” Segundo a JAC, os principais concorrentes são o Ford EcoSport e o Renault Duster na faixa até R$ 70 mil. Com 4,33 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,63 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o T5 prima pelo espaço interno – inclusive os 600 litros de porta-malas.
Medições realizadas pela fábrica indicam que o T5 acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos (até rápido para o segmento) e chega a 194 km/h. A direção progressiva é muito leve, ampliando o conforto até em velocidades próximas a 120 km/h. Em terceira marcha, o nível de ruído incomoda, mas sua suspensão absorve muito bem as irregularidades do solo. O modelo é considerado A em eficiência energética pelo Inmetro. De acordo com os testes do órgão, o T5 faz 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada com etanol e 8,18 km/l e 12,2 km/l com gasolina.
Futuro Nacional
Após desistir de fabricar compactos em Camaçari (BA), a JAC bateu o martelo: é o T5 que será feito na nova planta, totalmente na configuração com câmbio automático (os manuais seguiriam sendo importados). Segundo Habib, as primeiras unidades devem sair da fábrica no final do ano, com lançamento previsto para junho de 2017.
Voltando a falar do modelo, vale ressaltar que o a beleza interior repete a exterior. O quadro de instrumentos vem com dois grandes mostradores hexagonais, que abrigam velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor.
No meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Molduras acetinadas envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação. À esquerda do volante, está o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle dos retrovisores e a tecla de desligamento do ESP (controle eletrônico de estabilidade).
Esse volante é multifuncional, permitindo que se comandem funções do rádio e se atenda o celular por intermédio de simples toques, sem soltar as mãos do volante. O ar-condicionado, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático. Logo abaixo, o motorista encontra as tomadas USB e HDMI que permitem o espelhamento do telefone celular do kit multimídia.
O T5 vem bem equipado desde a versão de entrada (Pack 1), de R$ 59.990. Inclui ar-condicionado digital e automático, vidros elétricos nas quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, alarme, monitoramento de pressão dos pneus, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas, sensor de estacionamento, ABS com BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico), computador de bordo, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes.
Ao preço de R$ 64.990, o Pack 2 acresce rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack de teto, assistente de partida em rampas e ESP (programa eletrônico de estabilidade). A versão top é o Pack 3, de R$ 68.990, que inclui bancos de couro e kit multimídia.
“Estamos muito bem posicionados nesse segmento de entrada dos SUVs. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por hatches compactos em suas versões aventureiras, que são modelos bem menores do que o T5”, diz Sergio Habib. A JAC pretende vender entre 250 e 300 unidades por mês do SUV.
* Wandick Donett/Carpress.
Nenhum comentário:
Postar um comentário