quinta-feira, 20 de outubro de 2016

>>> QUARTA GERAÇÃO


Suzuki Vitara de quarta geração vem em
seis versões com motores 1.4 turbo e 1.6

Cada vez mais os SUVs incorporam perfis pareáveis ao uso urbano. Abrindo mão, por exemplo, do pouco prático e bastante suscetível a furtos estepe fixado na tampa da traseira. A quarta geração do Suzuki Vitara, que acaba de desembarcar no Brasil, vai um pouco além ao apresentar uma proposta descolada já no nome das seis versões disponíveis: 4Sport automática e 4Sport All Grip (de tração 4x4) combinadas ao novo motor 1.4 turbo; 4You, 4You All Grip, 4All automática e manual, equipadas com o novo motor 1.6 de alumínio. A lista de recursos traz novidades como uma tela multimídia de 10 polegadas e partida/desligamento automático do motor. As vendas começam na semana que vem, com preços de R$ 83.990 a R$ 112.990.


Pouco a pouco o Vitara se distancia da proposta trilheira que a primeira geração, lançada há 28 anos, abraçou logo ao desembarcar no país no início dos anos 1990. Cabendo ao “tratorzinho” Jimny o antigo legado do SUV médio.

Com coeficiente aerodinâmico de 0,33cx, o novo Vitara ficou visivelmente urbano, oferecendo como algo a mais uma pegada esportiva. O design exibe para-choque frontal recortado, vinco lateral que ascende sob a porta traseira e carroceria combinável em 22 opções de cores com o teto – tendência vista no recém-lançado crossover Nissan Kicks.

A linha de cintura é elevada, bem como os faróis, com um peculiar contorno vermelho interno e luzes diurnas. Detalhes foram pensados para deixar o Vitara mais refinado, aponta a Suzuki: extratores de ar cromados, rack de teto na cor prata, retrovisores com acabamento acetinado e rodas Black Diamond de 17 polegadas, com pneus 215/55 R17.

O interior acompanha a tendência descolada no questionável vermelho acetinado presente nas saídas de ar do painel. Sete airbags, ar-condicionado digital, assistentes de partida em rampa (Hill Hold) e controle em declives escorregadios (Hill Descent), botão de partida do motor, cintos de segurança com pré-tensionamento e limitador de força e sensor de estacionamento frontal com câmera de ré figuram entre os itens de série.


A nova central multimídia permite o espelhamento do celular na função Easy Connect (compatível com CarPlay, AndroidAuto e Mirror Link), além de usar o aparelho para fornecer internet sem fio para todos os aparelhos que estiverem próximos.


Presente na versão 4Sport, o motor 1.4 turbo gera 146cv de potência e 23kgfm de torque, com injeção direta de combustível e transmissão automática de seis velocidades e borboletas atrás do volante. O Vitara 4You e o Vitara 4All vem com o motor 1.6 de 126cv e 16,7kgfm. No primeiro o câmbio é automático, enquanto o Vitara 4All de entrada é o único com opção do câmbio manual de cinco marchas.


Disponível nas versões intermediária 4You e topo de linha 4Sport, a tração 4x4 All Grip modula automaticamente a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Ela opera por meio de quatro modos de condução: Auto (economia de combustível, mudando automaticamente do modo 4x2 para o 4x4), Sport (altera a troca de marchas e o torque do motor, transferindo-o para o eixo traseiro), Snow/Mud (uso em pisos de baixa aderência como lama, controlando a tendência ao sobre esterço e subesterço) e Lock (4x4 para uso fora de estrada em piso de baixa aderência e capacidade máxima para superar irregularidades). Se necessário, o All Grip ainda aplica frenagem individual nas rodas para garantir aderência e tração. Nada mal para quem não abre mão de encarar a terra, quando não está na cidade.

* Bruno Freitas/Portal Vrum.

Nenhum comentário: