Jaguar F-Pace SVR estreia como um dos SUVs mais rápidos do Brasil
A distância entre o lançamento de um carro no exterior e a estreia no Brasil está cada vez menor. Porém, como toda regra, há exceção. O Jaguar F-Pace SVR é uma delas. Mostrado em abril do ano passado lá fora, o modelo chega só agora no Brasil — mais de um ano e meio depois. E cada exemplar sai por exatos R$ 539.100.
O F-Pace mais potente e caro até então era o S, com motor V6 de 380 cv por R$ 445.200. Os R$ 539 mil pedidos pelo SVR se aproximam até do inédito Range Rover Velar SV Autobiography, que traz a mesma motorização e chega em dezembro.
A espera, no entanto, vale a pena. Com motor V8 5.0 Supercharged de 550 cv, o F-Pace se credencia a ser um dos SUVs mais rápidos vendido no mercado brasileiro. Com 68 kgfm de torque, transmissão automática de oito marchas e tração integral, o utilitário vai de zero a 100 km/h em 4,3 segundos. Velocidade máxima? 283 km/h.
Mas o que muda da configuração SVR para a “tradicional? Os modelos passam pelo crivo da Divisão de Operação de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, a SVO.
O SUV traz novos para-choques dianteiro e traseiro, e spoiler para ajudar na estabilidade em alta velocidade. E amortecedores com rigidez das molas dianteira e traseira aumentadas em 30% e 10%, respectivamente.
As rodas de liga leve de 22 polegadas são 2,4 kg mais leves na frente, e 1,7 kg na traseira em relação às demais versões do F-Pace. Ainda foram projetadas para fornecer um fluxo de ar maior aos discos de freio dianteiros, de 395 mm (os traseiros têm 396 mm).
O capô tem aberturas para ajudar a extrair o ar quente do compartimento do motor. O escape, por sua vez, é 6,6 kg mais leve que o sistema padrão e é ativo, com variação de abertura da válvula para aumentar a trilha sonora fornecida pelo V8.
Por dentro, a novidade tem bancos com losangos esculpidos na costura e logotipo SVR em relevo. Já o volante da marca SVR possui paddle shifts de alumínio.
Quatro combinações de cores interiores ajudam a destacar a personalidade do SUV, que também traz tecnologia com duas telas digitais: a do painel de instrumentos, com 12,3 polegadas, e a da central multimídia, de 10 polegadas.
* Redação/Auto Esporte.
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