quarta-feira, 6 de outubro de 2021

>>> GRAND CHEROKEE 2022


Jeep Grand Cherokee 2022 traz mudanças no visual e novo conjunto híbrido

A Jeep apresentou nos Estados Unidos a quinta geração do Grand Cherokee, modelo 2022, que traz mudanças significativas no visual externo, no acabamento interno, nos recursos tecnológicos e na capacidade off-road. O SUV passa a contar com a versão Trailhawk, com capacidade máxima 4x4, e Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in. Equipado com a suspensão pneumática Jeep Quadra-Lift, com amortecimento eletrônico semiativo, modelo tem 28,7cm de distância em relação ao solo e 61cm de profundidade para passagem em água. No quesito tecnologia, destaque para o sistema Uconnect 5 de 10,1 polegadas e as telas de passageiro interativas de 10,25 polegadas nos assentos traseiros com Amazon Fire TV integrada. O novo Jeep Grand Cherokee 2022 chegará ao mercado norte-americanas no último trimestre de 2021, enquanto o Jeep Grand Cherokee 4xe chegará no início de 2022.


Lançado em 1992, o Jeep Grand Cherokee é considerado um ícone no segmento dos SUVs, com mais de sete milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Agora, na quinta geração, o modelo mantém os sistemas 4x4 (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II), a suspensão pneumática Quadra-Lift e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, que garantem excepcional capacidade 4x4.


Mas o Jeep Grand Cherokee 2022 traz mudanças no visual, que foi repaginado e ficou mais moderno. O teto rebaixado em 10mm, a linha de cintura ascendente e o capô alongado otimizam a aerodinâmica. E a ampla área envidraçada proporciona maior luminosidade e visibilidade na cabine. Na frente, a tradicional grade de sete fendas foi mantida, mas agora é maior e mais larga. No painel frontal, um radar de longo alcance denuncia que o carro tem tecnologias de auxílio à condução. O novo Grand Cherokee tem grade ativa, entradas de ar laterais, faixas aerodinâmicas e spoiler traseiro que melhoram o desempenho na estrada e ajudam a reduzir o consumo de combustível.


O modelo traz algumas novidades, como o teto pintado em preto brilhante disponível pela primeira vez nas versões Overland, Trailhawk, Summit e Summit Reserve. Pela primeira vez são oferecidas rodas de alumínio de 21 polegadas para o modelo, com até oito opções de pneus.


Por dentro, o Jeep Grand Cherokee ficou ainda mais luxuoso e sofisticado, com painel frontal com tomadas HVAC e console central mais funcional para o motorista. No painel, duas telas digitais de 10,1 polegadas, sendo uma para o painel de instrumentos e outra sensível ao toque para o sistema multimídia. Pela primeira vez no segmento, há um display interativo para o passageiro dianteiro de 10,25 polegadas e um novo sistema de entretenimento HD com Fire TV integrada para os passageiros traseiros.


Os bancos dianteiros agora contam com até 16 ajustes diferentes, incluindo o lombar elétrico e memória, além de massagem, aquecimento e ventilação, esses dois últimos disponíveis também na segunda fileira. O console central foi redesenhado e agora conta com carregador de celular sem fio. A iluminação ambiente conta com cinco cores nas versões Overland, Summit e Summit Reserve. O Grand Cherokee 2022 também oferece um conjunto de iluminação LED premium personalizável com configurações dia/noite de série para todas as versões.


A nova linha Grand Cherokee tem seis versões: Laredo, Limited, Overland, Trailhawk, Summit e Summit Reserve. Todas são equipadas com o motor Pentastar V6 de 3.6 litros, de 293cv e 36kgfm de torque máximo, associado ao câmbio automático de oito velocidades. Mas nas versões Overland e Summit Reserve o cliente pode optar pelo motor V8 de 5.7 litros, que desenvolve 357cv e 53,8kgfm de torque.


E pela primeira vez, o Grand Cherokee vai oferecer um conjunto híbrido, que chega na linha 2022. Disponível nas versões Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, o Grand Cherokee 4xe é equipado com um propulsor a combustão de 2.0 litros, turbo, e dois motores elétricos, com câmbio automático de oito velocidades. A potência combinada é de 375cv e o torque máximo é de 65kgfm.


O modelo híbrido alcança 40 quilômetros de autonomia no modo totalmente elétrico e apresenta consumo de 24,2km/l. Vem equipado com sistema Quadra Trac II 4x4, com caixa de transferência de duas velocidades e capacidade máxima de reboque de 2.720kg.


O Jeep Grand Cherokee 4xe usa bateria elétrica de 400 volts de 17 kWh. As unidades de bateria e os controles estão localizados sob o assoalho e protegidos por uma série de placas. O sistema 4xe inclui um Módulo de Carregamento Duplo Integrado (ICDM), que combina um carregador de bateria e um conversor DC/DC em uma única unidade compacta e um Módulo Inversor de Energia (PIM) compacto. O Jeep Grand Cherokee 4xe Trail Rated é capaz ultrapassar trechos alagados com profundidade de até 61cm e o fabricante garante que os sistemas são a prova d'água.


No Grand Cherokee 4xe o motorista pode escolher diferentes modos de condução. O modo híbrido combina o torque do motor a gasolina e os elétricos, visando a melhor eficiência de combustível e desempenho. No modo elétrico, funciona com energia elétrica e zero emissões, até que o motorista precise de mais e pise fundo no pedal do acelerador, acionando o motor a gasolina. E no modo eSave a prioridade é para o motor a gasolina, economizando carga da bateria para uso posterior. E o motorista ainda pode optar pela economia da carga da bateria e carregamento de bateria por meio do Hybrid Electric Pages da tela de toque de gerenciamento do Uconnect 5. O modelo conta com sistema de frenagem regenerativa, que recupera energia para a bateria toda vez que o motorista pisa no freio ou quando há desaceleração.


Para quem está interessado em maior capacidade 4x4, a melhor opção é o Jeep Grand Cherokee Trailhawk. A versão vem equipada com pneus off-road de série, câmara off-road integrada, suspensão a ar Quadra-Lift com até 28,7cm de distância em relação ao solo, grandes ângulos de entrada, saída e central, uma caixa de transferência ativa Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento limitado eletrônico (eLSD) traseiro e sistema de controle de tração Selec-Terrain.


A versão ainda traz liberação da barra estabilizadora para melhor articulação e tração em rochas e terrenos acidentados; controle Selec-Speed para gerenciar a velocidade do veículo no modo 4LO (marchas baixas) em condução off-road; ganchos de reboque vermelhos, rodas de 18 polegadas; e emblema Trailhawk em preto fosco e vermelho fosco no capô.


O Grand Cherokee 2022 traz também uma ampla lista de sistemas de segurança ativa e passiva. Entre eles, vale destacar aviso de colisão com freio ativo e detecção de pedestre/ciclista; detecção de tráfego cruzado; controle de cruzeiro adaptável com Stop&Go; gerenciamento de faixa ativa; alerta de saída de pista LaneSense com assistência de manutenção de pista; assistência avançada à frenagem; monitoramento de ponto cego; câmera traseira de estacionamento ParkView; sensores de estacionamento traseiro ParkSense com parada; e monitoramento da pressão dos pneus. Entre os opcionais, câmara de visão noturna com detecção de pedestres e animais; novo assistente de colisão em cruzamentos; novo sistema de detecção de condutores sonolentos; assistência de estacionamento em paralelo e perpendicular; novo sistema de reconhecimento de placas e novo sistema de câmera de visão surround 360 graus com injetores de lavagem frontal e traseiro.


No quesito entretenimento, destaque para o sistema Uconnect 5, com três displays digitais de 10,1" e dois de 10,25" na cabine. Um visor exclusivo para o passageiro dianteiro oferece assistência do copiloto com navegação, visão da câmera e entretenimento visual. O sistema multimídia permite a conexão de dois celulares simultaneamente e conta com carregamento por indução, assistente virtual Amazon Alexa e ponto de acesso 4G LTE Wi-Fi para conectar até oito dispositivos. Tem também o serviço Fire TV, que permite aos passageiros assistir vídeos, jogar, ouvir música, obter informações e assistir a conteúdos baixados. Como opcional, o Grand Cherokee disponibiliza o sistema de áudio McIntosh com 19 alto-falantes (incluindo um subwoofer de 10 polegadas), 950 watts de potência e um amplificador de 17 canais.

* Enio Greco/Portal Vrum.

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