quarta-feira, 1 de junho de 2022

>>> MERCEDES-BENZ INTOURO K


Daimler Truck lança o novo híbrido Mercedes-Benz Intouro K

A eletromobilidade tem muitas facetas. Enquanto a ênfase está em sistemas de acionamento totalmente elétricos para o tráfego urbano, a Daimler Buses está contando com o Mercedes-Benz Intouro com seu módulo híbrido para transporte interurbano, bem como para uma combinação de rotas regulares e serviços de ônibus de turismo nas linhas da empresa. O módulo híbrido está disponível para todos os modelos de dois eixos com transmissão automática com conversor de torque da gama Intouro. O módulo híbrido está também a fazer a sua estreia em um ônibus interurbano no igualmente novo Intouro K.


A função básica do híbrido Intouro é simples: um motor elétrico adicional atua como alternador durante as fases de frenagem e ultrapassagem do veículo, convertendo a energia de frenagem em eletricidade. Esta corrente é armazenada e está disponível para o motor elétrico para atuar em conjunto com o motor de combustão, especialmente ao arrancar, mas também ao acelerar.

A tecnologia de acionamento por trás dele é simples. O componente chave do acionamento híbrido é o motor elétrico. O conjunto principal em forma de disco com eletrônica de potência integrada e uma espessura de oito centímetros foi integrado entre o motor de combustão e a transmissão automática. Sua potência é de 14 kW (20 cv) e o torque de 22,4 m.kgf.

O motor elétrico auxilia principalmente o motor a combustão no caso de solicitações de alta potência, especialmente na partida. No entanto, não serve para aumentar a potência máxima, razão pela qual as especificações de desempenho e torque do veículo permanecem inalteradas. Em vez disso, o motor elétrico atua com o motor a combustão e aumenta o desempenho de partida. A velocidade do motor a combustão não é reduzida, a potência de pico é apenas conter imperceptivelmente e substituída pelo motor elétrico.


Além disso, um leve impulso do motor elétrico em marcha lenta melhora a eficiência do motor a combustão. Esses dois fatores juntos resultam em uma redução no já baixo consumo de combustível. No Intouro, isto torna-se particularmente evidente no trânsito urbano e suburbano, onde o condutor alterna constantemente entre os pedais do acelerador e do freio. A redução é de até 5% no tráfego suburbano e no centro da cidade.

A corrente gerada pela recuperação é armazenada em capacitores de dupla camada, também conhecidos como supercaps. Estas unidades de armazenamento de energia elétrica são caracterizadas por uma alta densidade de potência. Eles não são sensíveis a picos de alta potência e têm uma longa vida útil. Ao contrário das baterias, as supercaps são ideais para as mudanças constantes e rápidas entre carga e descarga ao parar e iniciar. O híbrido Intouro só precisa de uma única manobra de frenagem de 50 km/h até a parada para carregar as unidades de armazenamento de energia.

O sistema de armazenamento de energia do híbrido é composto por dois módulos. Cada módulo contém 16 capacitores de camada dupla. Ambos os módulos juntos têm uma capacidade total de 2 Ah e são montados na parte traseira esquerda do teto (no sentido de deslocamento) para economizar espaço. Uma tampa protege os módulos das influências externas e da luz solar. Ao mesmo tempo, um painel lateral perfurado garante o resfriamento necessário pelo vento contrário.

O inversor de potência, converte a corrente contínua armazenada em corrente alternada para acionar o motor elétrico. Tanto o inversor quanto o motor elétrico são resfriados a água. O radiador adicional para este resfriamento de baixa temperatura com um máximo de 65 graus Celsius está localizado abaixo do radiador do veículo para economizar espaço.

Outra vantagem importante: o híbrido Intouro não precisa de uma rede de alta tensão complexa que tenha suas próprias restrições e requisitos de segurança necessários. O ônibus intermunicipal tem uma rede separada de 48 volts. Isso é classificado como tecnologia de baixa tensão e é seguro de usar. Os conjuntos auxiliares não modificados são acionados convencionalmente. Outras vantagens da estrutura técnica compacta e descomplicada da unidade híbrida adicional: O espaço de instalação necessário é pequeno, o contorno permanece inalterado, assim como o interior – nenhum assento de passageiro é perdido. O peso adicional da unidade híbrida é de 254 kg. Como resultado, o número total de assentos de passageiros é apenas ligeiramente reduzido e é insignificante na prática.


Os motoristas ao volante do híbrido Intouro não perceberão a diferença ao manusear o veículo ou mesmo durante a operação. Até o painel de instrumentos é idêntico. O treinamento é, portanto, desnecessário. Da mesma forma, nem as trocas rápidas de motoristas, muitas vezes comuns durante o serviço regular de ônibus, nem a troca de ônibus diferentes representam qualquer problema.

Os desenvolvedores do híbrido Intouro confiam em componentes testados e comprovados. Eles já são usados ​​no bem-sucedido híbrido Citaro, por exemplo, um modelo que provou seu valor na prática e vem usando essa tecnologia há muitos anos. Elementos incluindo as supercaps como unidades de armazenamento de energia foram derivados do Citaro. Os entusiastas do Citaro já os conhecem como módulos de recuperação. No entanto, foram necessárias extensas medidas de adaptação como resultado de uma nova estrutura elétrica/eletrônica do Intouro com diferentes unidades de controle.

Este módulo de recuperação está agora também disponível para o Intouro pela primeira vez, independentemente do módulo híbrido. Além das baterias do veículo, ele armazena a corrente gerada pela recuperação e a disponibiliza na partida ou em subidas. Isso alivia a tensão no alternador e, portanto, no motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível. A unidade de armazenamento de energia também é montada no lado direito do teto (no sentido de deslocamento) para economizar espaço. O módulo de recuperação é um pré-requisito para o híbrido Intouro.

O novo módulo híbrido vai comemorar a sua estreia na série de modelos Intouro no compacto Intouro K. É particularmente manejável com um comprimento de 10,75 metros e um raio de monobra de apenas 18,34 metros. Isso o torna ideal para viagens por regiões montanhosas, em estradas sinuosas ou para excursões com pequenos grupos.

Ao mesmo tempo, o Intouro K é um ônibus completo com todas as características marcantes da família Intouro. De acordo com seu amplo escopo de aplicação, ele está disponível em uma ampla gama de variantes de equipamentos – a gama se estende desde ônibus intermunicipais de piso alto e de acordo com o concurso até veículos de excursão.

A gama de equipamentos inclui displays de destino, uma entrada de largura simples ou dupla no meio e dois elevadores diferentes para passageiros com mobilidade reduzida. Há uma grande variedade de opções de assentos e armazenamento de bagagem para o interior. A área do condutor do Intouro, que também foi completamente remodelada, é ergonomicamente perfeita e orientada para o condutor, típica dos autocarros Mercedes-Benz. Desde sua aparência visual até os controles e instrumentação, incluindo display colorido, o cockpit de alta qualidade é tão luxuoso quanto um ônibus de turismo completo.


A potência do motor do Intouro K é opcionalmente 220 kW (299 cv) ou 260 kW (354 cv). Os operadores de ônibus podem ainda escolher entre quatro variantes de transmissão: transmissão manual de seis velocidades, transmissão totalmente automatizada Mercedes-Benz PowerShift ou transmissão automática com conversor de torque da Voith e ZF.

A aparência e o equipamento do modelo premier são elegantes, funcionais e práticos ao mesmo tempo. O corpo e as partes destacáveis ​​têm acabamento em antracite metálico. A segunda porta de duas asas garante um retorno rápido dos passageiros nas paradas de ônibus. A área de uso especial multifuncional no lado oposto está equipada com quatro bancos rebatíveis. Confortáveis ​​bancos Travel Star Eco com encostos ajustáveis, almofadas dos bancos e encostos com coberturas exteriores em Cinzento Tiffy, debrum em Verde Maio e encostos de cabeça em Preto Jet em fibra de couro Composition oferecem um elevado nível de conforto mesmo em viagens mais longas.

Cortinas de janela e um acabamento de parede lateral em punção de agulha contribuem para o ambiente agradável a bordo, assim como o piso cinza estampado. Paralelamente, o Intouro K está também preparado para as rotas de serviço regular com sistema de destino, sistema de sinalização de passageiros, preparação para instalação de impressora de bilhetes e mandril para caixa registadora. Os passageiros podem usar seus dispositivos finais independentemente de como o ônibus ou ônibus de turismo é usado, beneficiando-se do MediaRouter para acesso à Internet e streaming.


O equipamento com seus sistemas de assistência é excelente: o assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist 5 (ABA 5) é o único sistema desse tipo em ônibus e ônibus de turismo que pode realizar manobras de frenagem máximas mesmo com pedestres em movimento, enquanto o Sideguard Assist avisa de pessoas e obstáculos nas curvas. Juntamente com os sistemas de assistência convencionais, isso garante que o Intouro K possa atingir níveis de segurança exemplares.

O motor Mercedes-Benz OM 936 é tão compacto quanto o próprio ônibus. Ele entrega 260 kW (354 cv) com um deslocamento de 7,7 litros. Está conectado à transmissão automática ZF Ecolife 2 com conversor de torque e eixo hipóide Mercedes-Benz. O novo módulo híbrido, disponível como equipamento especial, reduz ainda mais o consumo de combustível e, portanto, as emissões deste potente e igualmente económico sistema de transmissão.

* Redação/Mercedes Magazine.

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