quinta-feira, 25 de maio de 2023

>>> MINIVANS GÊMEAS


Toyota, Suzuki e Daihatsu revelam as trigêmeas elétricas antes da estreia oficial no Japão

O segmento de kei car/van no Japão está ficando cada vez mais eletrificado à medida que mais empresas locais mostram suas propostas. O exemplo mais recente é a sinergia entre Toyota, Suzuki e Daihatsu, para variantes de emissão zero de suas vans comerciais que estreou em forma de protótipo em um evento especial organizado pela Japan Automobile Manufacturers Association durante o G7 Hiroshima Summit.


As vans kei são baseadas na geração atual do Daihatsu Hijet que estreou em dezembro de 2021, com o Toyota Pixis Van e Suzuki Every intimamente relacionados sendo produtos orgulhosos de rebadging (comércio de veículos idênticos com marcas diferentes). O exterior parece igual às versões com motor ICE, com exceção da porta de carregamento localizada no para-choque dianteiro e a ausência de um tubo de escape na parte traseira. Claro, cada montadora adicionou seu próprio emblema no minúsculo capô, porta traseira e volante.


As empresas não forneceram especificações detalhadas do “sistema BEV desenvolvido em conjunto”, mas mencionaram um alcance esperado de 200 km entre as cargas, que está em conformidade com os rivais do segmento. A capacidade de fabricar EVs com base na plataforma DNGA sugere produtos mais eletrificados no futuro, incluindo conversões semelhantes do kei van de passageiros equivalente.



Os EVs de produção final serão revelados oficialmente em 2023, embora que não há motivos para que eles não se pareçam com os conceitos retratados. Tal como acontece com seus irmãos com motor de combustão, as kei vans elétricas serão fabricadas localmente pela Daihatsu. Os novos modelos projetados para atender às necessidades dos profissionais do setor de entregas permitirão que Daihatsu, Toyota e Suzuki rivalizem com o veterano Mitsubishi Minicab MiEV e o próximo elétrico Honda N-Van.

***

Nenhum comentário: