quinta-feira, 20 de novembro de 2025

>>> UMA GRANDE AVENTURA


Uma grande aventura: viagem de carro elétrico até a Islândia com o MINI Countryman SE ALL4

Para os amantes da natureza, a Islândia é um verdadeiro destino dos sonhos – e a maneira mais fácil de explorá-la é de carro. Mesmo que muita coisa tenha mudado na terra dos gêiseres, vulcões, geleiras e intermináveis​​cadeias de montanhas, a Islândia sempre oferece uma ou duas aventuras – e o MINI Countryman SE ALL4 também.


São pouco menos de 2.700 quilômetros em linha reta entre Munique e Reykjavik, no sul da Islândia – e um pouco mais até os Fiordes Ocidentais. Por estrada, são cerca de 2.300 quilômetros, mais uma travessia de balsa de dois dias de Hirtshals, na Dinamarca, até Sedisfjödur.

O MINI Countryman SE ALL4 está pronto para o fora de estrada

Além da rede viária da capital, Reykjavik, o asfalto se limita à Ring Road, a forma mais fácil de explorar a ilha. Por isso, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra um desempenho mais robusto do que o SUV familiar normalmente apresenta quando sai de Munique: pneus off-road, bagageiro com estepe no teto, placas de proteção contra areia, pá e macaco fazem parte do pacote de equipamentos essenciais para quem deseja explorar atrações como cachoeiras, gêiseres e fiordes.

Dois motores elétricos para uma tração integral potente.

Com uma autonomia elétrica de até 432 quilômetros, segundo o ciclo de testes WLTP, o potente MINI Countryman inicia a primeira etapa de sua jornada, passando por Hamburgo, na Dinamarca, até o porto de Hirtshals. Os pneus off-road especialmente adaptados aos desafios da ilha e a ampla estrutura do teto praticamente não comprometem a autonomia do MINI Countryman SE ALL4. Com uma capacidade máxima de carregamento de 130 kW, restam menos de 30 minutos para o preparo da rota durante as paradas. Ao percorrer as autoestradas alemãs, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra inicialmente suas qualidades para viagens: dois motores elétricos com potência total de 313 cv e torque de 494 Nm proporcionam uma condução potente. O Driving Assistant Professional permite a condução semiautomatizada para viagens e chegadas mais tranquilas. O espaço adicional no interior redesenhado oferece ao motorista e ao passageiro dianteiro mais conforto nos ombros e cotovelos.

Mar do Norte agitado e longos dias na Islândia

Durante a travessia de ferry de Hirtshals, na Dinamarca, para Sedisfjödur, na Islândia, o Mar do Norte estava excepcionalmente agitado, com uma tempestade considerável e ondas de mais de oito metros. O tempo na chegada à Islândia estava pior do que o esperado: neve fraca, nuvens baixas e temperaturas abaixo de zero. No entanto, após o início da etapa rumo ao interior, as paisagens já impressionantes de rocha vulcânica tornaram-se ainda mais dignas de serem admiradas. O sol de verão, que parecia não ter fim, venceu a batalha contra a noite – e assim o Countryman chegou ao hotel pouco depois da meia-noite, sob um sol radiante, após uma longa primeira etapa no continente islandês.

MINI Countryman: Carisma que desafia lama e poeira

Logo cedo na manhã seguinte, por volta das cinco horas, o MINI Countryman SE ALL4, já bastante sujo, parte para o desafiador trecho final da Rota 622 – uma das estradas mais exigentes e perigosas dos Fiordes Ocidentais, com uma passagem particularmente espetacular por um terreno pedregoso junto à água, transitável apenas na maré baixa.







Com sua pintura "Azul Incandescente", detalhes em bronze graças ao Pacote de Acabamento Favorito, pneus todo-terreno e rack de teto, o MINI Countryman SE ALL4 chama a atenção e se torna um assunto de conversa na estrada. Poeira e lama nas estradas acidentadas não diminuem seu brilho ao longo da jornada.

Relaxado e elétrico na costa acidentada da Islândia

O MINI Countryman totalmente elétrico domina com facilidade prados verdejantes, pedregulhos sombrios ou caminhos estreitos com beirais e travessias de água. Um ritmo moderado fora de estrada praticamente não afeta a autonomia elétrica. Aqui e ali, ele toca o chão, raspando a grama, enquanto as vistas para o mar e para a costa íngreme se tornam cada vez mais espetaculares. O MINI Countryman é tenaz, confiante e totalmente elétrico enquanto enfrenta a estreita e desafiadora Rota 622, cujas condições foram ainda mais dificultadas pelas chuvas das últimas semanas.

O MINI Countryman sabe como encarar a aventura

Vindo do Sul, nada funciona pouco antes do trecho litorâneo da Rota 622: onde as ondas e o clima levaram tudo, a infame estrada se torna intransitável para qualquer veículo. Nem pás, bandejas de areia e macacos hidráulicos resolvem. E, no entanto, entre Munique e a Islândia, o MINI Countryman SE ALL4 prova que faz jus ao seu nome – mesmo sendo totalmente elétrico.

* Press Release/BMW Group.

Nenhum comentário: