Iveco Trakker 8x4: uma máquina concebida para trabalhos pesados e ininterruptos.
A Iveco, a marca de caminhões que mais cresce no mercado nacional, traz para o Brasil o melhor caminhão para trabalhos pesados em mineradoras e construção civil de grande porte. Trata-se do Iveco Trakker 8x4, um extrapesado inteiramente desenvolvido para operações fora de estrada e que faz sucesso no mercado mundial por seu alto desempenho operacional, mesmo quando submetido às mais severas aplicações. Mais de 60.000 unidades da linha Trakker já foram vendidas pela Iveco em todo o mundo.
O novo Iveco Trakker 8x4 é mais que um caminhão fora de estrada: é uma máquina profissional concebida para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima. Ele vem com o consagrado motor Iveco FPT Cursor 13, de 420 cv de potência e 1.900 N.m de torque máximo. A transmissão é automatizada, com caixa ZF Astronic de 16 velocidades com intarder, que combinado ao Iveco Turbo Brake dá ao modelo capacidade de frenagem de 910 cv, a maior da categoria. Além disso, o freio ABS é de série. Com carga útil de 35.500 kg e PBT técnico de 50.000 kg, o Iveco Trakker 8X4 tem capacidade máxima de tração (CMT) de 132 toneladas, chegando, em condições excepcionais de operação, a 176 toneladas (a maior da categoria).
Com esse novo produto, a Iveco oferece mais uma opção no promissor mercado off-road, que representa cerca de 8% das vendas dos caminhões extrapesados no País. Enquanto o Iveco Trakker 6x4 é produzido no Brasil, inicialmente a versão 8x4 será importada da fábrica da Iveco em Madri, na Espanha, especializada na produção dos caminhões dessa linha e a principal plataforma de exportação desse produto para todo o mundo. Contudo, os modelos comercializados no Brasil recebem adaptações projetadas pelo Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG), para atender plenamente às necessidades específicas de operação no País e em outros mercados latino-americanos.
O modelo traz para-choque dianteiro tripartido, feito em aço, ideal para as difíceis condições fora de estrada, resultando em menor custo operacional. A suspensão da cabine é de 4 pontos, com molas helicoidais que absorvem os impactos transmitidos pelo chassi, e garante conforto para o motorista e durabilidade máxima do conjunto, quando comparada a uma suspensão a ar. O caminhão tem escape vertical, com saída no alto da cabine, e filtro de ar heavy duty com elemento de segurança (filtro secundário para dupla filtragem), componentes imprescindíveis para veículos que operam em minas e em construções pesadas.
São características como essas que fazem do novo Iveco Trakker 8x4 um veículo de excepcional robustez e elevada disponibilidade de utilização, isto é, menor tempo entre paradas técnicas de manutenção, maior tempo útil de uso do produto. O resultado é alta produtividade. “Nos testes de campo, o Iveco Trakker 8x4 foi até comparado com veículos 10x4 da concorrência”, afirma Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.
* Press Release/Iveco do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário