Volvo traz novidades para o setor de construção, com um caminhão ainda mais leve e eficaz
A construção civil tem apresentado números surpreendentes em 2020. Mesmo com a retração geral da economia, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, o setor vem crescendo mês a mês. Em agosto, o nível de atividade teve índice similar ao de 2011, um dos melhores da década. O mercado de betoneiras também registra crescimento, com alta de 58% nas entregas de jan-set, segundo dados da Anfir, Associação Nacional de Fabricantes de Implementos.
Este cenário vem mexendo com as empresas do segmento, que buscam aprimoramento em processos e tecnologia para mais produtividade. "Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil" , afirma Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.
A nova versão traz diversas alterações em relação ao VM 8x4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 Kg, ou seja: 900 kg a menos. A Volvo trabalhou também em parceria com implementadores, para garantir uma solução completa às empresas concreteiras. O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada para ganho em peso. A tara total do conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500Kg, para apenas 11.650 Kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.
Robustez e autonomia
"A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo", declara Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões. O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes.
No VM Light Mixer a Volvo optou pela distância entre-eixos de 4.550mm, ideal para melhor distribuição de peso na betoneira. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com grandes tanques de combustível (200 litros) e Arla32 (50 litros), que permitem rodar o dia todo sem reabastecimento.
4º eixo direcional
Outro diferencial do VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro. "Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra" , assegura Valério. O 4º eixo é um projeto Volvo, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações.
Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.
Trem de força
O conjunto formado pelo motor, transmissão e eixos traseiros garante excelente desempenho. O consagrado propulsor de 270 cv, reconhecido pelo excelente torque e alta economia de combustível, está acoplado a uma transmissão manual de 9 marchas, mais leve. Opcionalmente o motor pode receber escape vertical, para operações em terrenos mais acidentados.
O VM Light Mixer tem suspensões traseiras com molas parabólicas, que garantem leveza sem perder a robustez. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto e opcionalmente o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio.
Ganhos na cabine
As cabines Volvo são projetadas com o conceito de célula de sobrevivência, diminuindo riscos aos ocupantes em caso de colisões. Concebido para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos, o Volvo VM Light Mixer é equipado com cabine curta, com grande área envidraçada que permite ampla visibilidade, importante para manobras em canteiros apertados. O veículo é equipado com bancos para motorista e um ajudante, mas opcionalmente pode receber banco de passageiros para duas pessoas.
Externamente, o modelo traz para-choque em aço, mais leve, e tem faróis com desenho similar ao das versões rodoviárias da linha VM. O conjunto ótico tem luzes diurnas em LED, uma característica de segurança e identidade de toda a linha de caminhões Volvo atual.
Mesmo com os novos para-choques a suspensão elevada do modelo garante um ângulo de ataque grande, ideal para enfrentar a severidade de operações fora-de-estrada.
"Há anos os caminhões Volvo já são largamente utilizados por indústrias de concreto. Mas no novo Volvo VM Light Mixer reunimos diversas especificações que seguramente o tornam a melhor opção para as atuais exigências desse tipo de aplicação", finaliza Clóvis Lopes.
* Press Release/Volvo América Latina.
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