quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

>>> HERÓIS DO PASSADO

MORRIS MINOR: Pequeno notável no velho continente!
William Morris era um homem de sonhos. Nascido em 1877, em Worcester, UK, era dono de uma fábrica de bicicletas, inaugurada em 1910, e resolveu se aventurar na construção de automóveis, abrindo assim, em 1913 a Morris Motor Company. Após vários projetos de tímida repercussão nos anos seguintes, William Morris acertou a mão com o revolucionário Morris Minor. Lançado no Earls Court Motor Show, na Inglaterra em 1948 e nomeado em homenagem à um antigo projeto da Morris datado de 1928, era o trabalho de uma equipe conduzida por Alec Issigonis, que projetou mais tarde o Mini, lendário carro inglês. O protótipo era conhecido como Morris Mosquito e alguns modelos foram chamados mais tarde de Morris 1000. As primeiras versões foram a Standart, a Stationwagon Wood, Traveller e depois vieram as versões Pick-up e Mini Furgão.


Após as versões Morris Minor MM (48-52) e Morris Minor Series II (52-56), o carro era outra vez atualizado em 1956, onde o motor ganhava mais força, de 30cv para 37cv, o pára-brisas de duas partes foi substituído por uma peça só, as janelas traseiras foram ampliadas e as luzes indicadoras de sentido também foram adequados ao mercado britânico.

Famosos por serem usados pelo serviço postal inglês, as versões Pick-Up e Furgão também agradaram as pequenas empresas da época, o que ajudou consideravelmente a aumentar sua popularidade na Inglaterra e posteriormente nos EUA. Era uma carro barato, levava pequenas cargas sem dificuldades e ainda era relativamente econômico.


Em 1961 o Morris Minor transformou-se no primeiro carro britânico a vender 1.000.000 unidades. Para comemorar este evento, uma edição limitada de 350 Morris Minor foi produzida com pintura distinta com interior branco, com o nome do emblema no lado da capota modificado para "1,000,000" Minor, em vez do padrão “1000" Minor e no ano seguinte ainda ganharia um motor mais potente, 1.1 litros alcançando assim, 77 hp (124 km/h). Outras modificações incluíram uma disposição nova do painel, com novo porta-luvas, coletores de ar e pisca-alerta redesenhado. No ano de 1963, o fundador da marca, W. Morris, faleceu e como não tinha filhos com sua esposa, deixou grande parte de sua fortuna para intituições de caridade e para a abertura de uma fundação, onde hoje funciona um museu em sua homenagem, com um campus universitário acoplado ao seu prédio.


Com o afastamento definitivo de seu idealizador, nos anos seguintes, o Morris Minor seguiu sem modificações até as mudanças no mercado mundial deixarem o carro totalmente datado, onde os concorrentes como Ford Cortina, abocanhavam um pedaço da Inglaterra com veículos mais modernos e versáteis. Em 1969, já em declínio, as versões mais caras do Morris Minor foram deixando de ser produzidas e em 1971, apenas com as versões de trabalho, foi anunciado pela fábrica o fim do valente Morris Minor, sendo substituído pelo Morris Marina, produzido pelos novos donos da marca, a British Leyland Motor Corporation.


Até hoje, muitos Morris Minor rodam pela Inglaterra e EUA, nas mãos de colecionadores fanáticos em clubes especializados no modelo, e que com certeza, não deixarão o mito morrer.

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