segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

>>> IVECO TECTOR

Iveco inicia 2009 com novo caminhão no mercado
Um lançamento, muitas novidades, inúmeras possibilidades, assim pode ser definida a linha Tector, nova família de caminhões semipesados da Iveco para a América Latina. Explica-se: baseado no recém-lançado EuroCargo europeu e quarto produto disponibilizado pela montadora no mercado latino-americano em pouco mais de 12 meses, que chega inicialmente no Brasil e na Argentina em janeiro de 2009, e gradualmente nos outros mercados da região durante o ano, o novo caminhão pode ser escolhido dentre 16 versões diferentes com suas quatro opções de configuração (4x2, 6x2 e as inéditas 6x4 e cavalo-mecânico 4x2), quatro de entreeixos (3.690mm, 4.815mm, 5.175mm e 5.670mm), duas de cabine (curta e leito) e três de transmissão (Eaton e ZF, sendo uma inédita de nove marchas sincronizadas e outra exclusiva de 10 marchas), isso sem falar no novo motor de 250 cavalos desenvolvido pela FPT no Brasil.


A ser produzido no Centro Industrial Integrado da Iveco em Sete Lagoas (MG), com índice de nacionalização superior a 65%, segundo a montadora, e também na fábrica argentina da empresa em Córdoba, a nova gama do Tector é composta de modelos 4x2 (170E25 e 170E25T), 6x2 (240E25 e 240E25 S) e 6x4 (260E25). As grandes novidades ficam por conta da inédita versão 6x4 e para o primeiro cavalo-mecânico 4x2 da marca para o segmento de semipesados. O Tector 6x4, aliás, tem um exclusivo câmbio Eaton FTS 16108LL de 10 marchas sincronizadas. Com a única caixa sincronizada deste segmento, de acordo a fabricante, a transmissão atende às aplicações do mercado da construção como básculas e betoneiras. Por conta de suas características de utilização mais exigentes, o modelo teve as longarinas reforçadas.


Já os modelos cavalo mecânico 4x2 e plataforma 4x2 e 6x2 vêm de série com câmbio Eaton FS-6306B. De seis marchas sincronizas, ele tem opção de alteração (“split”) da relação do eixo traseiro (duplo), considerada combinação ideal para aplicações baú fechado, sider e carga seca. A exclusiva caixa mecânica de nove marchas sincronizadas e eixo traseiro simples ZF 9S1110, neste caso indicada para médias e longas distâncias, é opcional na versão 6x2.


Com 190 kg e projetada para suportar torque de até 1.100 Nm, essa nova transmissão é produzida pela ZF na França. Inédita no mercado brasileiro, já equipa os caminhões da família Iveco Eurocargo na Europa. Em um trabalho conjunto da fabricante com a engenharia da montadora, ela passou por testes de performance e durabilidade para ser fornecida também ao mercado latino-americano.


A ZF ressalta algumas características da nova transmissão. Caso da marcha crawler, que facilita a partida do caminhão em rampas com o veículo carregado, recurso que também diminui o desgaste da embreagem; do sistema do tipo “H duplo”, que permite engates de marcha precisos; além do escalonamento de marchas focado na otimização do consumo de combustível. Todos os modelos incorporam um novo sistema de engate, desenvolvido no Brasil, que promete diminuir em até 50% o esforço exigido para a troca de marchas.

MOTORIZAÇÃO

O motor turbo diesel aftercooler 5,9 litros de 6 cilindros em linha (quatro válvulas cada um) do Tector tem 250 cavalos de potência a 2.500 rpm, 10cv a mais que a versão mais potente do EuroCargo e 950 Nm de torque máximo a 1.300-1.500 rpm (17% superior ao modelo anterior, que tinha 810Nm). Desenvolvido pela FPT – Powertrain Technologies especialmente para o novo caminhão e integrante da família NEF, o propulsor está sendo produzido na planta da FPT dentro do complexo produtivo da Iveco em Sete Lagoas.


A FPT, também uma empresa do Grupo Fiat, destaca uma série de características da nova motorização como o sistema de injeção common rail em alta pressão (1400BAR) e seu menor peso (505 kg, standard). De acordo com a fabricante, o motor está pronto para atender a legislação ambiental de emissão de poluentes, operando no sistema Euro III, e predisposto para Euro IV e Euro V, além de homologado para utilizar a mistura de 5% de biodiesel ao óleo convencional (B5). Os testes feitos pela Iveco com o propulsor comprovaram um consumo de combustível até 4% inferior ao da versão de 240cv.


Ainda no quesito motorização, destaque para o freio motor de série para a gama Tector. Ele tem três tipos de acionamento: automático, ao tirar o pé do acelerador; pela folga do pedal de freio de serviço ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Conta ainda com piloto automático para a manutenção de velocidade constante nas estradas de topografia plana e para a melhor utilização de aplicações que exigem tomada de força.

No projeto do novo caminhão, a Iveco adotou a suspensão dianteira com molas parabólicas. A versão plataforma 4x2, por exemplo, tem limites superiores aos da lei da balança: capacidade para 6,6 toneladas no eixo dianteiro e 10,4 toneladas no eixo traseiro. Para a montadora, com suas 16 versões diferentes de configuração o semipesado Tector adapta-se com facilidade às diversas aplicações típicas do segmento entre 16 e 26 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).

VISUAL

No que se refere ao design e interior do Tector, ambos totalmente novos, a Iveco se sobressai e surpreende mais uma vez levando a modernidade ao mercado brasileiro de caminhões. No visual externo característico da marca, que lembram o também renovado Stralis, chama atenção a grade do radiador, com o logotipo “Iveco” em posição central e quatro grandes sulcos na forma de um “V” que avança sobre o novo pára-choque dianteiro, pintado na cor da carroçaria; além dos defletores laterais, dos grandes espelhos retrovisores, do novo pára-sol e dos vidros verdes de série. O desenho das cabines ficou a cargo do Centro Stile Iveco de Turim, na Itália.


No interior, a preocupação da montadora com a praticidade e o conforto é evidente. O painel de instrumentos, por exemplo, conta com um computador de bordo com múltiplas funções como controle e limitador de velocidade e nível de óleo. A coluna de direção pode ser regulada na altura e inclinação, enquanto o banco do motorista tem suspensão pneumática de série. O Tector possui 10 porta-objetos e escotilhas laterais de grandes dimensões (260 litros) com abertura por acionamento elétrico do interior da cabine leito.


Rebatível, a cama da cabine leito tem 1,90 metro de comprimento por 0,62m de largura e a mesma forração dos bancos. Já a versão cabine curta vem com um espaçoso banco duplo do lado do passageiro. Em ambas, nova suspensão com molas helicoidais e amortecedores foram projetados para ampliar o conforto em marcha. O caminhão tem opcionais como ar-condicionado, travas e vidros elétricos e rádio CD-player.


Outros detalhes que despertam a atenção no novo semipesado da Iveco são o volante exclusivo, com desenho parecido com um manche de avião, e o pára-choque dianteiro pintado na cor preta e com altura menor (disponível apenas para a versão 6x4 com cabine simples). A linha Tector tem seis cores disponíveis: as metálicas Azul Vitality, Verde Savage e Cinza Scandium e as sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Modena.

O novo Tector fecha um ciclo de quatro lançamentos da Iveco no Brasil em pouco mais de doze meses, seguindo sua estratégia de disponibilizar dois novos produtos no mercado por ano. Antes dele vieram o leve Daily, o pesado Stralis e o extra-pesado Trakker – este último, aliás, em outubro.


O novo caminhão é baseado no EuroCargo, campeão de vendas da Iveco, com mais de 430 mil unidades comercializadas desde seu lançamento em 1991 – mais especificamente na mais recente versão lançada na Europa em maio último. Tanto que o nome “Tector” vem da família de motores Iveco utilizada no modelo europeu.

* José Carlos Cabral/Canal Do Transporte.

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