Depois de estrear no segmento dos monovolumes com o Livina, em março deste ano, a Nissan dá mais um passo para conquistar uma nova fatia do mercado brasileiro. Agora é a vez do Grand Livina, versão de sete lugares da minivan, também fabricada no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).O Grand Livina chega às lojas nesta semana, em quatro configurações, todas equipadas com motor 1.8 litro, de quatro cilindros e 16 válvulas. São dois modelos de acabamento (1.8 e 1.8 SL) e duas opções de transmissão: automática (quatro velocidades e overdrive) ou manual de seis marchas, que também equipa o hatch Tiida.
Os preços, com o atual desconto do IPI, são competitivos: variam de R$ 54.890, na versão de entrada (1.8 l com câmbio manual), a R$ 65.390, no modelo topo de linha, 1.8 l SL com transmissão automática. Para obter a versão mais simples de acabamento com câmbio automático, o consumidor desembolsa mais R$ 4.600 (R$ 59.490). O modelo com câmbio manual e acabamento SL sai por R$ 61.190. A garantia é de três anos.
Todas as versões do Grand Livina saem de fábrica com direção elétrica com assistência variável, acelerador eletrônico, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), volante de três raios com regulagem de altura, ar-condicionado, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, airbag frontal para motorista, brake-light, rodas de liga-leve 15", parachoques na cor da carroceria, entre outros itens.
Na versão de entrada, o rádio vem com CD player com quatro alto-falantes. Já no modelo SL (nas versões com câmbio manual ou automático) há seis alto-falantes, leitura de MP3 e entrada auxiliar para MP3 e iPod. O Grand Livina SL, topo de linha, também sai de série com travamento automático das portas com o veículo em movimento, bancos em couro, descansa-braço para o motorista, volante com acabamento em couro e detalhes em cinza, ar-condicionado digital, para-sois com espelhos para motorista e passageiro, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), airbags frontal também para o passageiro, alarme perimétrico e farois de neblina.
A versão SL com câmbio automático se diferencia das outras por trazer, além de todos os itens, chave inteligente i-Key (permite o destravamento das portas e partida no motor a até 80 centímetros de distância) e barras longitudinais de teto. Além do Chevrolet Zafira, de sete lugares, o Grand Livina enfrentará rivais como Citroën Xsara Picasso e a perua Renault Mégane Grand Tour, segundo a Nissan.
* Carina Mazarotto/Carsale.
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