MINI Countryman: o primeiro SUV da marca encara a lama com a mesma esportividade.Se até a Porsche se aventurou no mundo dos utilitários esportivos, a MINI também tem o direito de apresentar seu representante entre os SUVs. O Countryman é mais do que um Cooper com roupagem fora-de-estrada: trata-se de um projeto inspirado nos outros modelos da marca, mas com personalidade própria.
Seu desenho tem muitas referências ao conceito Beachcomber, apresentado na última edição do Salão de Detroit. Os faróis arregalados e a grade dianteira são bem diferentes do Cooper hatch, assim como o desenho do para-choque frontal.
De lado, o Countryman é maior do que a perua Clubman (são 4,09 metros contra 3,93 metros de comprimento) e é o primeiro modelo da marca a ter quatro portas. A terceira janela após as portas de trás também é uma novidade do carro na linha MINI.
A traseira possui um visual limpo e elegante, com as colunas “C” pintadas e as charmosas lanternas, que são maiores que as do hatch. A abertura do porta-malas pode ser feita por meio da maçaneta traseira, embutida no símbolo da marca. No caso da versão Cooper S, o para-choque com duas discretas entradas de ar e um par de ponteiras de escape redondas dá o toque de esportividade.
O interior também segue a receita dos outros modelos MINI, mas tem suas diferenças. As saídas de ar redondas ficam em uma posição mais elevada, ao lado do enorme velocímetro central, que recebeu um novo grafismo e uma nova disposição dos mostradores. Outra peculiaridade é o console que mais se parece com um trilho, que divide o habitáculo em duas metades e limita o espaço para quatro passageiros.
A lista de itens é vasta e inclui sistema de freios regenerativos (que reutiliza a energia desperdiçada nas frenagens para abastecer os sistemas elétricos), controle de tração, start-stop – que desliga o motor automaticamente quando o veículo não está se movimentando – e a tração integral ALL4, que distribui a força entre as rodas de acordo com as condições de aderência do solo.
O MINI Countryman será vendido em três versões de acabamento (One, Cooper e Cooper S) e quatro opções de motorização, sendo três delas movidas a gasolina e as outras duas abastecidas com diesel. As potências variam entre 98 cv e 184 cv. O lançamento oficial do modelo está marcado para o Salão de Genebra, que acontece em março, na Suíça.
* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.
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