Trabalhando com estilo: Mini apresenta na mostra de Genebra o estudo de um furgão projetado a partir do station wagon Clubman. Além de charmoso, o Clubvan reúne todos os atributos necessários para seu ramo.
Geralmente os furgões usados para carregar mercadorias de um lado para outro não são carros propriamente atraentes, muito menos divertidos. Mas e se este furgão fosse feito a partir da Clubman, a charmosa perua da Mini? É isso que a marca inglesa apresentou no Salão de Genebra (8 a 18 de março, na Suíça). O conceito foi batizado de Clubvan e só não é mais novidade porque o modelo original, que também se destacava pela versatilidade, já havia sido comercializado como veículo para carga (leia detalhes no final da matéria).
Na Clubvan estão contidos todos os atributos comuns em um furgão convencional: a grade que separa o habitáculo do espaço de carga (porém com material nobre, base em alumínio e corpo em aço inoxidável), vidros opacos para não dar visibilidade à mercadoria, portas traseiras duplas, entre-eixos 10cm maior, assoalho plano (mas não a partir das portas) e protegido com cobertura plástica para não arranhar e ganchos para amarrar mercadorias.
A marca não divulgou o volume de carga da Clubvan, mas pelas fotos dá para notar que o fabricante tentou aproveitar todo o espaço disponível no compacto. A Clubdoor, pequena porta que na perua facilita o acesso ao banco de trás, na van serve para pegar volumes menores transportados atrás dos bancos dianteiros. O espaço de carga pode ser configurado para cada tipo de uso, com gavetas ou estantes, além de uma tomada elétrica de 12V.
Com o conceito, a Mini visa alcançar um novo público-alvo e novas possibilidades de utilizar o modelo. A marca indica o uso do furgão em ramos que exigem um estilo premium de veículo de entrega, como a frota de um designer de moda, o veículo de uma proprietária de uma galeria de arte ou um fotógrafo cheio de equipamentos. Da forma como a Mini descreve com detalhes o público- alvo do furgão, não seria uma surpresa encontrar uma versão de produção nas ruas.
Memória: A Origem
O Mini original foi lançado em 1959 pela British Motor Corporations que reunia a Austin e a Morris. Enquanto a primeira batizou seu pequeno como Seven, a Morris o lançou como Mini Minor. No ano seguinte chegaram ao mercado as peruas Austin Countryman e Morris Mini-Traveller, com comprimento maior e até tradicionais apliques em madeira. O furgão veio ainda em 1960, o Morris Mini-Van (foto). No ano seguinte a linha ainda ganharia a carroceria picape.
* Redação/Portal Vrum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário