quarta-feira, 9 de maio de 2012

>>> TOURO INDOMÁVEL

Conceito Lamborghini Urus é um touro quase indomável
Com 600 cv, marca diz que SUV foi feito para a família

Anotem essa data: 23 de abril de 2012, o dia em que a Lamborghini se rendeu as tendências do mercado mundial. Para alegria de alguns e tristeza de muitos, a marca italiana apresentou no Salão de Pequim, na China, o conceito do SUV Urus.


Com um visual indiscutivelmente esportivo e agressivo, o utilitário recebeu todas as características da marca, inclusive sob o capô, onde foi colocado um motor (não especificado) de 600 cv. A “única” diferença em relação aos tradicionais esportivos da marca do touro é que o Urus tem 4,99 m de comprimento e 1,66 m de altura.


As proporções do utilitário fazem jus à explicação do nome escolhido para batizá-lo. Como manda a tradição da marca de Sant’Agata, todos os carros recebem nomes de touros famosos. Os Urus, também conhecidos como Aurochs, eram os ancestrais selvagens dos gados domésticos. Eles chegavam a medir 1,8 metro de altura do solo até os ombros e viveran na Espanha há 500 anos. Apesar do tamanho assustador e da potência exagerada para um SUV, a Lamborghini garante que este "touro" é dócil o suficiente para o uso familiar e diário. Principalmente pela tração integral permanente que acompanha o modelo e pela série de artifícios tecnológicos que mantém o carro estável. Conforme informou a marca, o SUV terá espaço para, no máximo, quatro passageiros.

Design

Precisamos fazer uma pausa para falar exclusivamente do visual do Urus. Mesmo que você seja um fã de carteirinha dos esportivos da Lamborghini, precisa concordar que o centro de design da marca, mais uma vez, acertou a mão. Ele não é apenas mais um SUV com cara de cupê, com traços que fogem completamente a regra e vincos salientes por todos os cantos da lataria. Ele é, simplesmente, um Aventador alto – muito alto mesmo.


O mais impressionante é que todos estes cortes e entradas de ar tem um propósito. Além de esbanjar pedaços feitos com fibra de carbono para otimizar o peso do SUV, os técnicos da Lamborghini utilizaram cada parte do Urus para diminuir a incidência do atrito com o vento a partir de desenhos milimetricamente planejados. As rodas de 24 polegadas também entram na lista de exageros.

Segunda Tentativa

Esta não foi a primeira vez que a Lamborghini se arriscou entre os utilitário esportivos. Em 1986, a marca lançou o LM002, um SUV de luxo capaz de despejar 450 cv sobre os eixos com tração integral permanente. O carro podia chegar a uma velocidade máxima de 210 km/h e saiu de linha em 1992. Segundo a marca, pouco mais de 300 unidades foram produzidas.

Agora, a fabricante italiana diz que acaba de criar um ícone para o mercado mundial. As primeiras unidades serão voltadas para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Oriente Médio e, claro, a China. A Lamborghini pretende produzir 3.000 unidades anuais do Urus. O preço ainda não foi definido.

* Ícaro Bedani/iG Carros.

Nenhum comentário: