terça-feira, 15 de maio de 2012

>>> VOVÓ DA STRADA

Um breve histórico da Picape 147, a vovó charmosa da Strada

No início dos anos 1970 a Fiat lançou o 147, um modelo econômico, charmoso e com um novo sistema de transmissão com vida própria. Com o sucesso, em 1978, a montadora italiana lançou a 147 Pickup, com a qual inaugurou o segmento de pequenos utilitários derivados de automóveis.


O primeiro modelo tinha como característica a tampa traseira, que abria da direita para a esquerda. Os motores eram os mesmos de 1.050 cc e, mais tarde, 1.300 (etanol ) utilizados nos automóveis. A primeira atualização da vovó da Strada aconteceu em 1981, quando o modelo deixou de utilizar a plataforma original do 147 para passar a ser montado sobre a estrutura da Panorama. Com isso, a traseira ficou mais longa e a tampa da caçamba passou a ser aberta de forma articulada na parte inferior.


Com as mudanças, a capacidade de carga da picapinha passou dos 380 kg para cerca de 500 kg. Nessa fase, os motores passaram a ser exclusivamente 1.300 e foram feitas modificações na suspensão traseira. Com isso, a 147 Pickup passou a adotar o nome de Fiorino Pickup. As alterações não pararam por aí. Embora a versão básica mantivesse a cara do 147, a Fiat ainda iria lançar 0utro modelo, inaugurando uma tendência que se consolidaria mais tarde: picapes voltadas para o público jovem. Nesta versão, em vez da 147, a nova picape adotou a frente do Fiat Europa, já com faróis retangulares e a frente em cunha. A picape 147 foi produzida pela Fiat entre 1978 e 1988.

* Redação/Jornal A Cidade.

Nenhum comentário: