Com nova Classe B, Mercedes-Benz inaugura nova era no segmento dos compactos
Mais ágil e eficiente - confortável e espaçosa
como sempre. A nova Classe B que a Mercedes-Benz lança no Brasil faz parte de
uma geração inteiramente nova de carros compactos desenvolvida pela marca. A
menor altura do veículo, a maior largura e a posição de assentos mais ereta
proporcionam uma primeira impressão das novas credenciais desse automóvel
compacto e dinâmico que irá agradar tanto pelo conforto como pelo excepcional
comportamento esportivo.
A nova Classe B também representa uma nova era
tecnológica para os automóveis compactos da Mercedes-Benz com tração dianteira,
uma iniciativa identificada pelas iniciais NGCC (de New Generation of Compact
Cars, nova geração de carros compactos). As versões que chegam ao Brasil – B 200
Turbo e B 200 Turbo Sport - possuem motor a gasolina de quatro cilindros com
injeção direta e turbocompressor, além de uma nova transmissão de sete
velocidades com dupla embreagem e novos sistemas de assistência.
Design Exterior
A nova Mercedes-Benz Classe B é mais larga e tem
distância entre-eixos maior do que a versão anterior, graças ao reposicionamento
do motor, mais à frente do eixo dianteiro. A altura total é ligeiramente menor,
o que contribui não apenas com o comportamento dinâmico do carro, mas lhe dá uma
aparência mais jovem e esguia.
Com essas medidas - comprimento/largura/altura:
4.359/2.010/1.558 milímetros - a nova Classe B ganhou mais espaço interior e uma
linha dinâmica impressionante. Isto se reflete nas formas externas, que
transmitem claramente esses atributos ao observador: frente e traseira
esportivos com linhas que enfatizam a largura, a grade dianteira ampla e faróis
que se prolongam pelas laterais. Na traseira, o carro apresenta uma ampla área
envidraçada, lanternas em duas peças e uma tampa do porta-malas grande, com
soleira baixa facilitando a entrada de volumes.
A maior esportividade e a excelente aerodinâmica
se mostram nas linhas laterais: o capô flui sem interrupções até a primeira
coluna e a linha do teto desce suavemente até o spoiler traseiro. As laterais do
teto arredondadas e sua linha moldada dão ao veículo uma aparência mais
alongada. A borda inferior da carroceria apresenta saias laterais dinâmicas que,
juntamente com as linhas de caráter, adicionam um toque leve à aparência do
veículo. Detalhes refinados, como os faróis primorosamente projetados com o novo
elemento refletor, mostram a preocupação com a execução dos detalhes que é um
dos atributos mais fortes da marca Mercedes-Benz.
A versão B 200 Turbo Sport oferece ainda diversos
diferenciais externos, como faróis bi-xenônio com lanternas em LED, grade
dianteira com dois frisos transversais em prata com acabamento em preto
brilhante, espelhos retrovisores externos também em preto brilhantes, difusor
traseiro e ponteira dupla do escapamento cromada. Impacto visual marcante é
causado pelas rodas de liga leve com 18 polegadas, que deixam entrever os discos
de freios perfurados com pinças pintadas de cinza ostentando o logotipo MB, de
aspecto fortemente esportivo.
Design Interno
Materiais de alta qualidade e superfícies
estruturadas de maneira refinada, detalhes elegantes, precisão no acabamento e
espaçoso como nunca – o interior dos veículos da nova Classe B define um novo
marco no segmento dos compactos.
O painel de instrumentos tem acabamento em couro
sintético. As três grandes saídas de ar redondas no meio e seus bocais, com
design especial inspirado nas turbinas de caças a jato, adicionam mais um
atributo esportivo ao novo modelo. A elegante tela colorida (TFT) do display
multifuncional parece pairar sobre as entradas de ar, deixando o interior da
Classe B ainda mais atraente.
O volante de direção de três raios revestido em
couro, com um elemento cromado em prata no raio do meio, o painel de
instrumentos com quatro mostradores analógicos redondos e ponteiros suspensos na
posição seis horas, além dos bancos com costuras contrastantes, enfatizam a
personalidade esportiva.
A versão B 200 Turbo Sport possui revestimento do
teto na cor preta, que torna o interior do carro mais esportivo. Os bancos são
revestidos em couro sintético Ártico e as molduras têm acabamento em colmeia.
Além da costura contrastante no volante e descansa braços e pedais em aço
escovado.
Uma outra característica importante é a grande
capacidade do porta-malas, 488 litros, um espaço muito maior do que o oferecido
em alguns utilitários esportivos e que reforça a vocação versátil da nova Classe
B.
Propulsão
A nova Classe B traz um novo motor a gasolina e
uma nova e empolgante transmissão automática, desenvolvidos pela Mercedes-Benz e
produzidos nas fábricas de Stuttgart-Unter¬türkheim e Hedelfingen,
Rastatt/Baden, Gaggenau/Baden e Kölleda/ Thuringia. O processo de
desenvolvimento simultâneo permitiu perfeita coordenação do motor e transmissão,
facilitando, por exemplo, a implantação da função start/stop ECO que vem de
série em todos os modelos da Classe B. A adoção de tecnologias de ponta permitiu a
obtenção do máximo em eficiência, direção suave, grande força de tração mesmo em
baixas rotações, menores emissões e baixo peso do veículo.
O novo motor a gasolina de quatro cilindros faz
parte de uma série de motores inteiramente nova. Ele conta com o sistema de
injeção direta de terceira geração da Mercedes-Benz, que foi adotado
inicialmente nos motores V6 e V8 BlueDIRECT. Com 1,6 litro de deslocamento, o
novo motor de quatro cilindros foi projetado tanto para instalação transversal
quanto longitudinal. O B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport possuem 115 kW (156 cv)
de potência e torque máximo de 250 Nm, disponível a partir de 1.250 rpm. O
conjunto permite uma aceleração até 100 km/h em torno de 8,4 segundos e a
velocidade máxima é de 220 km/h.
Tão importante como o novo motor é a nova
transmissão de dupla embreagem 7G-DCT. Extremamente compacta, graças às sete
marchas, ela permite aproveitar ao máximo as características do motor. O sistema
de dupla embreagem faz as trocas de marchas incrivelmente rápido sem quaisquer
interrupções na força de tração, combinando o conforto de uma transmissão
automática com a eficiência de uma manual, e o motorista, caso deseje, pode
fazer trocas manualmente pelos shift paddles localizados junto ao volante.
No modo automático, a nova transmissão pode ser
ajustada para maior conforto, efetuando trocas mais suaves, ou para adotar
comportamento esportivo, trocando as marchas em rotações mais altas e com maior
rapidez. A transmissão conta também com uma bomba de óleo elétrica, necessária
para a função start/stop – equipamento de série - que desliga o motor quando o
carro é imobilizado. O sistema dá a partida automaticamente assim que o pedal do
freio é liberado e o condutor volta a acelerar o carro.
A alavanca de câmbio da nova Classe B foi
substituída pelo sistema Direct Select, que permite a operação de funções por
meio de uma haste posicionada atrás do volante. Essa medida, em conjunto com a
adoção de freio de estacionamento com acionamento elétrico, libera uma grande
área no console central, que foi convertida em porta-objetos, aumentando a
versatilidade do modelo.
A nova Classe B será comercializada no Brasil com
os preços públicos de R$ 115.900 (B 200 Turbo) e R$ 129.900 (B 200 Turbo Sport).
* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário