sexta-feira, 19 de junho de 2015

>>> 45 ANOS...


Um dos SUVs de luxo mais bem sucedidos do mundo completa 45 anos

Há exatos 45 anos, o primeiro Range Rover foi revelado ao mundo, pavimentado o caminho para o que viria a se tornar um dos SUVs de luxo mais bem sucedidos do mundo. Para marcar a data, a Land Rover juntou quatro gerações do Range Rover para fotos especiais, exibindo a evolução do veículo.


A história começa em 1960, quando a Land Rover traçou a meta de revolucionar o mercado crescente de 4x4. A produção do primeiro protótipo começou em 1966, e foi lançado em Cornwall (Inglaterra), em 1970.


A primeira geração do Range Rover, conhecida como Classic e originalmente disponível com duas portas, chegou ao mercado em 1970 trazendo um tecnológico V8 de alumínio, tração integral e freios a disco. Foi a geração mais longeva do modelo inglês, sendo produzida por 25 anos com diversas versões e atualizações. A Range Rover Classic ganhou quatro portas em 1981 e câmbio automático em 1982.


O primeiro Range Rover diesel foi apresentado em 1986. Três anos depois, o modelo se tornou o primeiro 4x4 a trazer freios ABS. Em 1992, dois anos antes de ser descontinuado, o utilitário recebeu controles eletrônicos de tração e suspensão a ar automática.

Segunda Geração

A segunda geração do Range Rover também era conhecida por P38a, pois estava sendo desenvolvida no prédio 38a da fábrica de Solihull. Lançada em 1994, o modelo ficou ainda mais luxuoso e desbravador para enfrentar o off-road. Os destaques tecnológicos incluem a adição de suspensão com ajustes de altura e nova linha de motores, como o 2.5 diesel e os 3.9 e 4.6, ambos a gasolina. Em 1999, a fabricante apresentou um dos Range Rover mais luxuoso até o momento, oLinley Special Edition.


Inspirado no designer de móveis Lord Linley, apenas 10 exemplares foram produzidos. Todos traziam revestimento de couro preto, carpetes de material nobre e acabamento interno em preto brilhante. Foi o primeiro veículo de luxo a integrar navegação e até televisão.

Terceira Geração

A terceira geração do Range Rover trouxe atualizações importantes ante seu predecessor em todos os fatores. Maior e mais espaçoso que o P38a, o interior foi inspirado em aviões de primeira classe.


Em 2010, a montadora adicionou instrumentos virtuais, assim como central multimídia dupla. A terceira geração do Range Rover oferecia motores modernos, como o 4.2 V8 turbo e o 5.0 V8 a gasolina. 

Quarta Geração

O Range Rover atual surgiu em 2012 com largas extensões de alumínio em sua estrutura. O modelo trouxe mais dinâmica e eficiência que o antecessor, incluindo motorização híbrida. Em sua linha de motores, 5.0 V8 de 510 cv, 3.0 V6 a diesel de 258 cv, 4.4 V8 diesel de 340 cv e híbrido 3.0 de 340 cv.


Para marcar os 45 anos do utilitário, a Land Rover lançou a série mais luxuosa e potente já fabricada: O Range Rover SVAutobiography, com 550 cv de potência.

* Redação/Car And Driver.

Nenhum comentário: