segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

>>> BONDE COR-DE-ROSA



Baiana cria Kombi que vende
lingerie e produtos eróticos

A administradora Carina Arcanjo Moreira, moradora de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, resolveu apostar na veia empreendedora e criou, há cinco meses, uma Kombi customizada para vender roupas íntimas e produtos eróticos para o público feminino.



“O Bonde Cor-de-Rosa” estaciona em eventos como chá de lingerie, feiras e também nas casas das clientes. A ideia é que os produtos sejam mais do que acessórios sexuais e levem às mulheres valores como empoderamento e a descoberta do prazer.

“Eu gosto de ajudar as mulheres porque eu penso que se tiver duas amigas que dizem que não têm problema em ir a Sex Shop já é muito. Tem muito tabu. Eu vendo produtos eróticos para homens também, mas a maioria é mulher. Mesmo assim elas ficam com muita vergonha de falar”, conta Carina.

Ela investiu inicialmente cerca de R$ 50 mil com a Kombi e o primeiro estoque. Carina comprou um veículo do ano de 1994 e personalizou no estilo “pin-up”, que ficou conhecido na década de 40 ao mostrar imagens de modelos sensuais. O marido e a irmã dela também ajudam a tocar o negócio junto com a administradora, que trabalha no serviço público.


“Eu sempre tive espírito empreendedor inquieto, sempre fiz milhões de coisas, trabalhei com lingerie e sex shop virtual. Já vendia pela internet e boca a boca. Surgiu a ideia de montar essa Kombi itinerante porque vai qualquer lugar, se for o caso a Bahia toda”, projeta.

Desde o início do novo projeto, costuma levar o bonde até eventos em Lauro de Freitas e Salvador. “A gente está correndo atrás e estamos conseguindo pagar as contas relacionadas ao bonde, mas do investimento ainda não conseguimos retorno. Acho que é pouco tempo para conseguimos”, avalia.

Quando a Kombi estaciona, a mulherada que ainda não conhece chega atraída pelas lingeries. Então, a cliente é convidada a conhecer também os produtos eróticos, que ficam nos fundos do veículo.


“O fundo da Kombi é montado para a parte erótica, tem armários no fundo do bonde onde ficam ali os produtos. É discreto. Só sabe que tem os produtos se eu mostrar. Eu apresento e muita gente gosta da ideia”, relata.

Sobre Rodas

O gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Bahia, José Nilo Meira, diz que a onda de comércio sobre rodas tem crescido na capital baiana e cidades de médio porte do estado. Embora pareça novidade, a tendência de negócio itinerante é antiga, que foi repaginada, principalmente com os food e fashion trucks, do ramo de alimentos e roupas.



“É uma sacada interessante porque favorece os dois lados. O lado do cliente que tem oportunidade de ter acesso ao comércio perto da sua casa ou em local de grande concentração, por exemplo, pode ter perto do seu trabalho. O empresário não tem que pagar aluguel e ficar estático esperando cliente. Também leva em conta a sazonalidade do ano”, diz o analista.

O valor de cerca de R$ 50 mil gasto por Carina no "Bonde Cor de Rosa" é menor do que o que um comerciante de negócio físico costuma arcar no investimento inicial. “No comércio de shopping, não paga nem um quiosque com esse valor. Adaptando uma kombi ou caminhão, pode mudar até de cidade se perceber uma tendência em uma cidade diferente. Tem investimento menor e tem flexibilidade de se deslocar. Se livra de impostos como IPTU, embora tenha o IPVA do veículo, mas o custo é bem menor. Você ainda pode reduzir gastos com mão de obra. O dono às vezes mesmo dirige, vende e cuida”, aponta.

* Juliana Almirante/Portal G1.

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