Lifan X80 chega ao mercado brasileiro
trazendo motor turbo e muito conteúdo
Se você está disposto a investir R$ 129.777 em um carro chinês, chegou a oportunidade. Este é o preço do Lifan X80, um SUV grande montado no Uruguai que chega ao mercado brasileiro com um amplo pacote de itens de série, motor 2.0 turbo a gasolina, câmbio automático de seis velocidades e capacidade para transportar sete pessoas. É o primeiro modelo chinês comercializado no Brasil com painel totalmente digital, e traz ainda multimídia com tela de oito polegadas, ar-condicionado eletrônico e sistemas de segurança. Um pacote recheado, mas com preço bem salgado.
O Lifan X80 foi apresentado ao público brasileiro pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2016. A marca chinesa está presente no Brasil desde 2013 e agora tem pretensões audaciosas com seu novo SUV grande, do qual espera vender 120 unidades por mês. “Procuramos colocar no X80 aquilo que nossas pesquisas mostraram como sendo importante aos consumidores dessa classe de veículo, porém sem exageros, para conseguir estabelecer um patamar de custo adequado a uma gama maior de potenciais clientes”, disse Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil.
O chinês vai encarar concorrentes de peso, como o Volkswagen Tiguan (R$ 149.900), o Hyundai Santa Fe (R$ 197 mil) e o Toyota SW4 (R$ 168.140), e espera atrair a atenção do consumidor pelo preço e conteúdo. O visual é robusto e discreto, apesar da grade de barras horizontais cromadas. O conjunto óptico conta com DRL (Daytime Running Light), ou luz diurna em LED, e faróis de neblina. As rodas aro 19 polegadas diamantadas black’n silver e as duas saídas de escapamento dão um toque de esportividade ao modelo.
Com 4,82m de comprimento, 1,93m de largura, 1,76m de altura e 2,79m de distância entre-eixos, o Lifan mostra que tem porte avantajado, além de ser peso-pesado, com 1.885kg. O detalhe curioso é que na ficha técnica a Lifan declara que o modelo tem altura mínima do solo de 13cm. Muito pouco para um utilitário-esportivo, apesar de o modelo não ter pretensões fora de estrada.
O motor que equipa o X80 é um 2.0 quatro-cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo, com intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Ele gera 184cv a 5.000rpm e 28,6kgfm de torque entre 1.600rpm e 3.600rpm. O câmbio é automático de seis velocidades, que permite trocas manuais por meio da alavanca, além de contar com o modo Sport, com mudanças de marchas em rotações mais elevadas. Para ser homologado no Brasil, o X80 foi submetido a testes em laboratório e ambiente controlado, indicando consumo médio na cidade de 8,39km/l e 12,27km/l na estrada.
O modelo tem suspensões McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira, com a direção eletro-assistida (EPS) e volante com ajuste de altura e distância. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos para assento e encosto, e lombar no do motorista. Mas um dos destaques do SUV chinês é o espaço interno, que acomoda com conforto sete adultos. O assoalho plano favorece o espaço para as pernas nas duas fileiras de bancos de trás, que contam com saídas do ar-condicionado e painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade. Os bancos são rebatíveis para facilitar o acesso ao interior e para ampliar a área de carga, que pode variar de 200 litros (com os sete assentos) a 2.500 litros com todos os bancos rebatidos.
No quesito segurança, o modelo traz seis airbags, Isofix para fixação de cadeiras de crianças, trava para as portas traseiras e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros. O revestimento dos bancos é em couro ecológico, e o painel de instrumentos digital conta com três configurações de grafismo, sendo que o motorista pode escolher como quer ver e quais informações são exibidas. No volante ele conta ainda com comandos para acesso ao sistema multimídia, computador de bordo, viva-voz e para o controle automático de velocidade de cruzeiro.
A lista de equipamentos de série continua com assistente de descida (HDC), controle de estabilidade (ESP), freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, uma entrada USB, teto solar eletrônico, recolhimento elétrico dos retrovisores externos, ABS/EBD, sistema auxiliar de frenagem em emergência (BAS), sistema de controle de tração (TCS), assistente de saída em rampa (HAC), assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas (RSC), sensor crepuscular, abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key, central multimídia com tela tátil de oito polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, rádio AM/FM, MP3/MP4/MP5/WMA, câmera de ré e ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel. O modelo será vendido em versão única, VIP, nas cores branco, preto e vermelho, com três anos de garantia.
* Enio Greco /Estado de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário