Testando o modelo 2019 do Ford EcoSport Storm 2.0 16V 4WD Autmático
Para se destacar na guerra dos SUVs e conquistar um lugar ao sol, a Ford não pensou duas vezes e lançou uma versão cheia de apetrechos e itens de série para chamar a atenção do consumidor desse tipo de veículo. Porém, pecou feio no preço, não que o valor cobrado não fuja dos valores dos concorrentes, o problema fica por conta do segmento que ele faz parte.
Trata-se do EcoSport Storm, nova versão do utilitário esportivo com tração 4WD e transmissão automática, que amplia a oferta da linha com uma configuração inédita na categoria. De acordo com a marca, essa versão extremamente aventureira foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, com características próprias e muita personalidade.
Por fora o EcoSport Storm chama a atenção pelos acessórios que agora são de série, como a nova grade dianteira e outros elementos inspirados na picape off-road F-150 Raptor, com o nome Storm em relevo, faróis de xênon com máscara negra, capa de estepe rígida na traseira, rodas de 17 polegadas, grafismos e outros detalhes exclusivos, incluindo a cor de lançamento do modelo que testamos, a marrom Trancoso.
AINDA MAIS PERSONALIZADO
MUITOS ITENS DE SÉRIE
MOTOR FORTE
O EcoSport Storm parece mais encorpado e realmente é maior que os outros modelos da linha: tem 88 mm a mais no comprimento (4.357 mm) e é 20 mm mais largo sem os espelhos (1.785 mm). As rodas de 17 polegadas com acabamento em prata Magnetic são um dos destaques para quem observa o Storm por fora.
A carroceria oferece quatro opções de cores, além do branco Ártico, prata Dublin e preto Bristol. Faixas escuras aplicadas no capô e nas laterais dão um toque de esportividade, junto com os espelhos retrovisores, maçanetas, rack e barras de teto na cor cinza Dark London.
Já por dentro destaca-se o painel “soft”, bancos de couro e teto escuros, criando um contraste bem interessante com os frisos em laranja acetinado estrategicamente posicionados na cabine. O EcoSport é bem confortável, transmite muita segurança ao volante e tem espaço de sobra para o motorista e passageiros, só o porta-malas que poderia ser um pouco maior para caber as malas de cinco ocupantes em caso de uma viagem mais longa.
MUITOS ITENS DE SÉRIE
A central multimídia SYNC 3 conta com tela capacitiva de 8 polegadas. Além de conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, inclui comandos de voz para áudio, telefone e navegação com mapas do Brasil.
Pensando sempre em ser o mais completa da categoria, a Ford não pestanejou em rechear o modelo de itens importantes tanto para a segurança tanto para o conforto, como sete airbags, controle de estabilidade com sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar elétrico.
Traz também faróis com luz diurna de LED e acendimento automático, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, sensor de chuva, som premium da Sony com nove alto-falantes e porta-malas com sistema inteligente de bagagem.
MOTOR FORTE
O Storm é equipado com motor 2.0 Direct Flex de 176 cv – o mais potente da categoria –, e nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, deixando de lado a problemática e velha conhecida “PowerShift”. Seu sistema de tração 4WD funciona sem a necessidade de intervenção do motorista, distribuindo o torque entre as rodas, em pisos irregulares e de baixo atrito como lama, areia, rampas e chuva.
A transmissão automática de seis velocidades se caracteriza pela suavidade e bom escalonamento das marchas, com a opção de trocas por comandos no volante (Paddle Shift) para uma direção mais esportiva. A suspensão traseira com sistema independente Multilink e molas de rigidez progressiva melhora consideravelmente tanto o nível de vibração como a capacidade de absorção de impactos.
Com preço de lançamento de R$99.990, fica difícil chegar perto da concorrência, que tem muitas opções que se destacam por ter mais equipamentos de série e mais projeção no mercado. As suas três revisões anuais durante os 36 meses de garantia somam R$1.616, pelo sistema de preço fixo da Ford que garante transparência e tranquilidade. A maior diferença em favor do SUV da Ford é vista nas peças de manutenção não programada e de colisão. O custo desses itens chega a ser a metade, no primeiro caso, e quase cinco vezes menor neste último, quando comparado aos concorrentes mais caros.
* Marcus Lauria/Revista Torque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário