sexta-feira, 8 de maio de 2020

>>> ALPINA D3 S


Preparadora alemã apresenta a sua versão para a perua do BMW Série 3

Se por aqui as peruas estão em extinção, em outros mercados elas são mais que obrigatórias no cardápio de modelos à disposição – até mesmo para as preparadoras. Depois da ABT mostrar uma versão hardcore da nova Audi RS 6 Avant, agora é a vez da alemã Alpina dar o seu clássico toque na BMW Série 3 Touring.


Assim como todos os seus modelos, a Alpina D3 S Touring não traz exageros no visual ou potência além da conta. A filosofia da companhia “forma segue função” foi mais uma vez adotada e a estética esportiva, intrínseca na perua, foi apenas aperfeiçoada.


As tomadas de ar foram redesenhadas para otimizar o fluxo de ventilação e o sistema de refrigeração. Atrás, destaque para os dois pares de saídas duplas de escapamento. O toque tradicional fica por conta das opcionais rodas de 20 polegadas com desenho chamado Classic envoltas em pneus Pirelli P Zero especiais. De série, vem com aro 19 e design chamado Dynamic.


Outra escolha não muito usual por parte da Alpina foi usar a versão M340d xDrive como base para a modificação. Sim, um modelo diesel. O motor seis cilindros 3.0 turbodiesel com tecnologia híbrida leve foi mexido, mas com parcimônia: apenas 15 cv e 3 kgfm a mais que o modelo de fábrica. Isso quer dizer que o Alpina D3 S Touring gera 355 cv e pouco mais de 73 kgfm de torque.


Apesar do ganho de força, o desempenho ficou igual ao original. Com transmissão automática de oito marchas (com software revisado para lidar com o torque maior), a perua de 4,72 metros e tração integral vai de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima passou de 250 km/h para 270 km/h. Já os freios vêm do potente Alpina B5 Bi-turbo com discos de 395 mm na frente e 345 mm atrás.

* Raphael Panaro/Auto Esporte.

Nenhum comentário: