Kia Soul sai de linha no Brasil após 10 anos
O Kia Soul ainda aparece no site da marca, mas já saiu de linha no Brasil. Segundo o jornalista Gabriel Aguiar, da revista Quatro Rodas, restam apenas três unidades zero quilômetro em todo o país, oferecidas por R$ 79.990 cada. O modelo atual é anunciado há alguns meses com desconto de R$ 10 mil para liquidar os estoques das concessionárias.
A primeira geração do Kia Soul foi lançada no Brasil em 2009 apostando no slogan “o carro design”, que enfatizava as linhas de sua carroceria para atrair compradores. O crossover fez relativo sucesso, chegando a emplacar 18 mil unidades em 2011 – número bem distante dos ínfimos 12 emplacamentos registrados este ano.
O Soul foi criado a partir da plataforma de veículos compactos compartilhada por Hyundai e Kia. Uma versão modificada da estrutura e a motorização 1.6 flex de 128 cv foram utilizadas na concepção do Hyundai HB20.
No entanto, a situação do Soul no país começou a se complicar em 2012, após o anúncio do Inovar Auto. O programa automotivo do governo brasileiro restringia a importação de veículos, fazendo despencar as vendas do crossover nos anos seguintes.
Já a nova geração do crossover, lançada no exterior em 2019, não tem previsão de ser comercializada no mercado brasileiro, provavelmente em função da alta do dólar e dos desdobramentos da pandemia do coronavírus. A valorização da moeda norte-americana elevaria demais o preço do modelo por aqui, comprometendo a sua competitividade.
Lá fora, o novo Soul é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina de 204 cv. Uma variante elétrica, que chegou a ser cogitada no Brasil, também é oferecida.
* Guilherme Silva/CarSale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário