Versão definitiva do Volkswagen Golf Variant R é revelada na Europa
A nova geração do Volkswagen Golf Variant R é a definição de que as peruas (Station Wagon, Variant, Estate, Combi ou como quiser chamar) devem continuar vivas no mercado e servem como uma alternativa sensata para os SUVs de alto desempenho. Mas não é a única perua veloz do portfólio da fabricante alemã, já que o Arteon também ganhou uma versão alongada e uma variante R.
O novo Golf R Variant tem tudo que o público gosta de um hot hatch, adicionando muita praticidade com um espaço maior de porta-malas e rack de teto com capacidade para itens ainda maiores. É possível armazenar 611 litros de bagagem com os bancos traseiros no lugar e 1.642 litros se rebater os assentos.
Quase todo o resto foi trazido do hatchback, incluindo o motor 2.0 turbo a gasolina. Os quatro cilindros oferecem a mesma potência de 320 cv e 42,8 kgfm de torque, tornando a perua VW a mais potente de todos os tempos. Conta com sistema 4Motion de tração nas quatro rodas com vetorização de torque por meio da transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
Como a perua é um pouco mais pesada que a versão hatchback, leva 4,9 segundos para atingir 100 km/h, o que é 0,2 s a mais do que o Golf R. A velocidade máxima permanece a mesma, de 250 km/h para a versão padrão e 270 km/h com o pacote R Performance. O kit opcional também substitui as rodas padrão de 18" pelo conjunto de 19", além do acréscimo dos modos de condução Special e Drift.
Assim como aconteceu com as versões anteriores, o novo Golf R Variant será comercializado somente na Europa. Sua chegada às lojas acontecerá em meados de agosto na Alemanha, Reino Unido e Suíça. Os preços não foram divulgados, mas provavelmente custará um pouco mais do que o Golf R hatchback disponível a partir de 49.400 euros (cerca de R$ 303.414 na atual conversão). Deve passar dos 50 mil euros (cerca de R$ 307 mil), tornando-se a versão do Golf mais cara de todos os tempos.
* Helena Arida/Motor 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário