Há 125 anos, Benz vendia para um cliente de Paris, seu primeiro veículo de entrega motorizado
As vans Mercedes-Benz são produtos versáteis para uso nos transportes, comerciais, viagens e lazer: compactas, manobráveis, versáteis – estão cada vez conectadas por um sistema de acionamento elétrico. Sua história começou há 125 anos com a estreia do veículo de entrega Benz. Este modelo foi a primeira van do mundo a adotar o motor de combustão interna.
O ano de 1896 foi agitado para a Rheinische Gasmotorenfabrik Benz & Cie. Em Mannheim, a gama de produtos, que até então se caracterizava por seus carros de passeio de capota aberta, foi expandida para incluir não apenas a van de entrega, mas também a primeiro cupê com motor de combustão interna. A imagem que emerge é de diversificação de sucesso para o inventor do carro – uma força que também caracteriza a marca Mercedes-Benz hoje.
Veículo de entrega para um mercado francês entusiasmado
O “Veículo de entrega Benz” foi mencionado pela primeira vez em um catálogo da Benz & Cie. Em maio de 1896. O novo conceito de um “Veículo motorizado patenteado de design superior para a entrega de mercadorias, com motor de 5 cavalos de potência”, despertou imediatamente um interesse considerável. No entanto, não foram os clientes da Alemanha os mais interessados neste design pioneiro. Em vez disso, o primeiro espécime documentado foi entregue à loja de departamentos parisiense “Du Bon Marché”. Até a página do catálogo da van de entrega é ilustrada com uma representação desse veículo, juntamente com a publicidade da loja de departamentos de Paris.
O fato de o primeiro cliente da van ter vindo da França se encaixa na maneira como o mercado automotivo se desenvolvia na época: embora o novo meio de mobilidade tenha sido inventado na Alemanha em 1886 – por Carl Benz e Gottlieb Daimler, de forma bastante independente um do outro – foi na França e na Grã-Bretanha em particular que a inovação foi inicialmente mais bem recebida. Portanto, era lógico que, em 5 de dezembro de 1896, esta primeira van de entrega motorizada com um motor de combustão interna, produzida diretamente por um fabricante de automóveis, chegasse a Paris.
O design do piso otimiza o uso do espaço
A primeira van de entrega da história tinha uma carga útil de 300 kg e era baseada em um chassi que o Benz também usava para os modelos “Victoria” e “Vis-à-Vis”. Os projetistas fizeram um uso otimizado do comprimento total do veículo, colocando o motor sob a área de carga. A van de entrega foi, portanto, também o primeiro veículo comercial a apresentar um design de piso. O motorista sentou-se diretamente acima do eixo dianteiro, que estava equipado com rodas com raios de madeira e pneus de borracha maciça que eram menores do que os do eixo traseiro.
O motorista e a área de carga estavam quase no mesmo nível, mas isso não era óbvio para o observador à primeira vista. Isso porque o veículo tinha a forma de uma van de painel, com uma propaganda esplêndida para a loja de departamentos e a finalidade deste veículo importado da Alemanha nos painéis laterais: “Grands Magasins Du Bon Marché. Livraison des Marchandises ”. (“Loja de departamentos Du Bon Marché. Entrega de mercadorias”). O cliente preeminente estava fazendo o que o fabricante havia recomendado no catálogo de 1896, onde Benz & Cie enfatizava o impacto potencial da propaganda da van: “Grande propaganda para qualquer negócio significativo”, sugeria o prospecto.
Entregas de mercadorias urbanas com 5 cv
A van de entrega era movida por um motor monocilíndrico montado horizontalmente com uma cilindrada de 2,9 litros e uma potência de 3,7 kW (5 CV). O câmbio de três marchas trouxe a potência do motor para a estrada: primeiro as polias escalonadas, a seguir a engrenagem planetária e finalmente o contraeixo. A partir daqui, duas correntes conduziam às rodas dentadas nas rodas traseiras. A embreagem era operada por meio do engate e desengate das correias. Com essa combinação de motor e sistema de transmissão, o caminhão de entrega atingiu 15 km / h com carga máxima e superou inclinações de até 10%.
O preço de venda do veículo foi de 4.500 marcos. Um terço deste montante teve de ser pago em dinheiro no momento da encomenda, o resto da quantia era devido quando o veículo foi entregue em Mannheim. Não se sabe quantos clientes naquela época optaram por comprar esta inovadora van de entrega, além da loja de departamentos de Paris.
Também no final de 1896, Émile Roger, o agente geral do Benz para a França, desenvolveu um plano para uma van de entrega própria baseada no Benz Velo. Seu parceiro no empreendimento foi Léon LʼHollier, de Birmingham, Inglaterra. Vários desses “veículos de entrega combinados” foram construídos na área de Digbeth. Após a morte de Émile Roger em 1897, o projeto chegou ao fim.
* Redação/Mercedes Magazine.
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